O sonho de muitas meninas hoje em dia é  seguir a carreira militar. Muitas mulheres hoje já estão ingressando em carreiras antigamente tidas como predominantemente masculinas. Uma dessas profissões é a carreira militar, já que muitas mulheres têm prestado vestibular ou concursos e já ocupam alguns dos mais altos cargos dentro da carreira.

Apesar de não ser obrigatório para as mulheres, o serviço militar abre cada vez mais portas para o sexo feminino e já se tornou o mais novo e concorrido campo de trabalho delas. Hoje, até mesmo os governos incentivam as mulheres a seguir essa carreira.

E não há diferenças entre o curso militar para homens e mulheres. Na academia militar todos eles recebem o mesmo treinamento básico, como marchas a pé e motorizadas, acampamentos, treino de tiro real, jogos baseados em táticas de guerra e manobras lógicas. Não há distinção de sexo, muito menos tratamento diferente para elas.

A única restrição para as mulheres é a área do combate. Do resto, as mulheres trabalham nas mesmas condições e ocupam os mesmos cargos que já eram ocupados pelos homens. As promoções e os cargos são concorridos da mesma forma por homens e mulheres,  até mesmo entre eles a competição é igual.

O que leva muitas mulheres a ingressar na carreira militar é a perspectiva de ascensão profissional, estabilidade e uma alternativa interessante de futuro. É claro que alia-se a tudo isso o inusitado e o desafio, afinal a mulher está se firmando em um mundo considerado masculino até pouco tempo atrás.

O segredo para as meninas que sonham em seguir a carreira militar e enfrentar novos desafios é dedicar-se muito aos estudos além de sempre ficar de olho na preparação física, já que a seleção para a academia é muito concorrida. Muitas mulheres que estão na carreira militar entendem que a farda é um dos atrativos, mas ressaltam que para vesti-la é preciso muito estudo e treino, pois nada dentro do exercito é fácil.

Atualmente, as mulheres já ocupam de 30 a 40% das cadeiras na academia militar. Além de disputar as vagas com os homens elas ingressam também nas carreiras administrativas, magistério, exército, marinha e aeronáutica.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO