O sonho de muitas meninas hoje em dia é  seguir a carreira militar. Muitas mulheres hoje já estão ingressando em carreiras antigamente tidas como predominantemente masculinas. Uma dessas profissões é a carreira militar, já que muitas mulheres têm prestado vestibular ou concursos e já ocupam alguns dos mais altos cargos dentro da carreira.

Apesar de não ser obrigatório para as mulheres, o serviço militar abre cada vez mais portas para o sexo feminino e já se tornou o mais novo e concorrido campo de trabalho delas. Hoje, até mesmo os governos incentivam as mulheres a seguir essa carreira.

E não há diferenças entre o curso militar para homens e mulheres. Na academia militar todos eles recebem o mesmo treinamento básico, como marchas a pé e motorizadas, acampamentos, treino de tiro real, jogos baseados em táticas de guerra e manobras lógicas. Não há distinção de sexo, muito menos tratamento diferente para elas.

A única restrição para as mulheres é a área do combate. Do resto, as mulheres trabalham nas mesmas condições e ocupam os mesmos cargos que já eram ocupados pelos homens. As promoções e os cargos são concorridos da mesma forma por homens e mulheres,  até mesmo entre eles a competição é igual.

O que leva muitas mulheres a ingressar na carreira militar é a perspectiva de ascensão profissional, estabilidade e uma alternativa interessante de futuro. É claro que alia-se a tudo isso o inusitado e o desafio, afinal a mulher está se firmando em um mundo considerado masculino até pouco tempo atrás.

O segredo para as meninas que sonham em seguir a carreira militar e enfrentar novos desafios é dedicar-se muito aos estudos além de sempre ficar de olho na preparação física, já que a seleção para a academia é muito concorrida. Muitas mulheres que estão na carreira militar entendem que a farda é um dos atrativos, mas ressaltam que para vesti-la é preciso muito estudo e treino, pois nada dentro do exercito é fácil.

Atualmente, as mulheres já ocupam de 30 a 40% das cadeiras na academia militar. Além de disputar as vagas com os homens elas ingressam também nas carreiras administrativas, magistério, exército, marinha e aeronáutica.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

11
Deixe um comentário

11 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
11 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Marcela

Eu tenho 15 anos e meu sonho e entra na escola militar eu queria saber como eu fasso a prova

Dandara Morerio

Gostaria de saber se ainda posso ingressar na Carreira Militar tento 18 anos e cursando o 1° ano do ensino medio? Tendo assim ,terminando o ensino médio com 20 anos . E quais aréas a mulher pode ingressar no Exército , na Marinha e na Aeronáutica que não seja em escritorio ou na area administrativa.
Agradeço desde já.
Um abraço.

Amanda Rodriguez

Bem, eu tenho 13 anos, estudo no Sistema Elite de Ensino e ano que vem eu tenho 2 opções, estudar na 9ºano forte ou militar, estou pensando em ir para o militar, que me dara base para passar na escola militar, e mais na frente entrar na academia militar, mas tenho uma duvida, ouvi dizer que na academia militar pagam para agente estudar é verdade!? E pagam para mulheres ou só para homens….

keroline

Boa noite?eu também estou interessada nesta carreira mas eu não sei se minha idade já permite,pois parei meus estudos no primeiro ano do ensino médio eu voltando a estidar novamente eu posso realizar este sonho ainda ?e quais niveis de estudos que a mulher te que ter vc poderian me orientare me dá algumas dicas?obrigada.

edineia martins gomes

eu tenho 16 anos gostaria de saber se posso fazer o concurso este ano 2011