Canhoto ou Destro

Você como uma boa mãe atenta descobriu que seu pequeno é canhoto, e agora? Bom é melhor ressaltar que não há problema algum em ele ser canhoto.

Segundo as estatísticas mundiais apontam que  cerca de dez por cento dos seres humanos são canhotos, mais homens que mulheres. Grandes nomes como: Beethoven, Napoleão, Leonardo Da Vinci, Chaplin, Gandhi, Albert Einstein, Isaac Newton, foram canhotos!

Uma boa notícia pra você ficar mais tranquila é que algumas pesquisas dizem que os canhotos têm mais facilidade para memorizar coisas. O único problema que ela pode enfrentar é ter mais dificuldades que um destro.

A facilidade do seu filho com a mão esquerda aparece logo no primeiro ano de vida. Funciona da seguinte maneira, a criança escolhe uma mão para descobrir o mundo, já que ela apalpa objetos tenta pegar alguma coisa e até faz os primeiros rabiscos no papel.

Porém a confirmação mais concreta só virá quando ela tiver 6 anos, época em que a alfabetização começará.

E para ajudar seu filho canhoto algumas dicas são importantes, como na hora que você perceber que ele é canhoto, você tem que avisar a escola para que os educadores ajudem a criança. A escola deve providenciar uma carteira mais adequada para que seu filho possa ter conforto e assim aprender melhor.

A carteira dos destros é diferente das dos canhotos, exija que seu filho tenha um conforto na escola.  Você nunca deve corrigir seu filho ao mudar os objetos da mão esquerda para a mão direita; isso só vai prejudicar o aprendizado dele. Ele é canhoto e não há como mudar isso; adapte-se ao mundo dele, nunca force que ele se adapte ao seu.

Mesmo o mercado ainda não estando preparado para os canhotos, existem produtos feitos especialmente para eles. E você deve optar por esses produtos que já são desenvolvidos especialmente para seu filho. Alguns desses objetos podem até mesmo melhorar o rendimento dele na escola. Vale a pena pesquisar e investir nisso.

E por último é bom sempre você ter um cuidado especial com a auto-estima do seu filho, já que ele é diferente das demais crianças e isso pode provocar uma baixa de auto-estima dele. Procure inventar histórias de reis, rainhas, heróis e heroínas que são canhotos para ele se sentir mais seguro e a vontade.

Pode interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ