Foi lançada no dia 22 de Maio de 2014, pelo Ministério da Saúde (Brasil) uma campanha para incentivar doação de leite materno. Em 2013, o total coletado foi de 174.493 litros. No lançamento da campanha, o ministro da saúde, Arthur Chioro salientou as vantagens do leite materno, não apenas para a redução da mortalidade infantil, como também na qualidade de vida e na defesa das crianças contra uma série de doenças.

Os bancos de leite figuram entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade.

Qualquer mulher que esteja amamentando poderá fazer a doação de seu leite e podem solicitar orientação diretamente ao Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência.

A mãe lactente receberá em sua casa uma equipe que dará toda a orientação necessária sobre como proceder na retirada do leite, bem como no armazenamento e conservação do mesmo; lembrando que o próprio Banco de Leite fará a coleta na casa da mamãe, basta a doadora solicitar.

A doação de leite materno pode salvar muitas vidas, pense nisso e contribua para um mundo mais feliz e mais saudável. Imagine se fosse o seu bebê a precisar deste leite, não seria bom ter uma mamãe doadora que ajudasse seu filhote crescer saudável e forte? Faça a sua parte e ajude outras mamães!

Para saber como doar leite humano ou esclarecer dúvidas sobre amamentação, consulte o site da rede ou ligue gratuitamente para 0800 026 8877.

Fonte: Agência Saúde (Blog Saúde Gov.br)

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO