Foi lançada no Brasil, dia 26 de Julho de 2011, a Campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece!”. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo pesquisas realizadas em território brasileiro pela Anvisa, estima-se que a população brasileira consuma cerca de 12 gramas de sal por dia, quantidade tida como mais que o dobro da recomendação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até 5 gramas diárias. O objectivo da  Campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece!” é conscientizar a população brasileira sobre os problemas que o uso em excesso do sal  ocasiona à saúde.

É importante lembrar que para além do sal que utilizamos no cozimento dos alimentos que fazemos em casa, o sal (cloreto de sódio) está presente em muitos outros produtos industrializados como biscoitos, enlatados, sucos, molhos de tomate, conservas de legumes, comidas congeladas, e muito mais. Por isso é  importante que se leia o rótulo dos alimentos e observe a quantidade de sódio que ele contém.

O excesso de sal (cloreto de sódio) no organismo pode ocasionar problemas renais, hipertensão arterial, problemas cardíacos e muitos outros. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu novas normas para as propagandas dos produtos com grande quantidade de açúcar, sódio e gordura saturada ou trans saturada, visando  estabelecer uma regra geral para que os rótulos sejam mais claros e elucidativos ao público leigo.

Parece que estas normas foram rejeitadas pelas indústrias, vamos torcer para que a população possa ser informada com clareza sobre o conteúdo de sódio que os alimentos industrializados contém. Divulgue você também esta campanha, partilhe em seu blog, em seu Facebook, e no seu Twitter.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
Deixe um comentário

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Vanessa

olá, sou Vanessa, mãe de 2 lindas crianças, paulista, e moto no Porto em POrtugal desde 2004. A Helo já com 2 anos e meio e o MArtim de 3 meses. Minha experiênci com a Helo em relação ao tema foi que no seu 1º ano de vida (apos começar com a sopa), nunca usamos sal por recomedação da pediatra. Aqui também há muita campanha sobre isso, inclusive o sal do pão teve que ser reduzido, pois Portugal era um dos países da Europa que usava mais sal no pão. Realmente hoje e após me adaptar com a cultura vejo… Ler mais »