A hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C tornou-se recentemente alvo de atenção do Ministério da Saúde e organizações não-governamentais, que pretendem divulgar através da mídia falada e escrita ações que que combatam a proliferação desta doença.

A hepatite C, é uma doença silenciosa que atinge aproximadamente 4 milhões de pessoas no Brasil, com a  ‘Campanha – Hepatite C – Qual a sua cara?’ serão distribuídos materiais específicos para cada tipo de estabelecimento de risco, como estúdios de piercing e tatuagem, salões de beleza, clínicas, hospitais e outros.  A ação conta com o apoio de 90 ONG’s que prestam auxilio a portadores de Hepatite C e familiares.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a possibilidade de fazer o exame, e o tratamento que antes era de 48 semanas, passou agora para 72 semanas. Para além da campanha será lançado um portal na internet  ‘Hepatite Virais’ contendo todas as informações necessárias para que o público possa se informar acerca das formas de contágios, e sobre o que fazer para evitar a contaminação com a Hepatite C. O objetivo da ‘Campanha – Hepatite C – Qual a sua cara?’ é é alertar para a necessidade de realizar o teste de detecção da hepatite C, dando ênfase à pessoas  dos 40 em diante.

Podemos nos contaminar com o vírus da Hepatite C, através de tranfusões de sangue, compartilhamento de seringas, utilização de alicates de manicure infectados, e contacto direto com o sangue de  pessoas infectadas com o vírus do hepatite C; infelizmente 20 a 30% dos casos ocorrem sem que se possa demonstrar a via de contaminação.

Saiba mais em:

ABC da Saúde

– Contexto Livre

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de