InícioBrincadeirasBrincadeiras para bebês de 0 a 12 meses

Brincadeiras para bebês de 0 a 12 meses

Publicado em

Quem disse que não existem brincadeiras para bebês? Esqueça a ideia de ficar fazendo caretas ou balançando um objeto qualquer. São muitas as opções que, além de divertir pais e filhos, também ajudam a estimular o desenvolvimento. Para ajudar, existem diversos brinquedos Montessori para bebês e crianças de todas as idades, para te auxiliar nesse momento.

Mas, antes de sair comprando diversos objetos para o entretenimento do bebê, pense que você também precisa aprender. Até para quem já tem um filho, há sempre novidades. E no caso das mamães de primeira viagem, as descobertas vão acontecendo ao longo dos dias e meses. Na verdade, durante toda a vida.

Como brincar com bebês e crianças

As brincadeiras com os bebês e as crianças devem ser realizadas durante um momento de calma e tranquilidade. Ou seja, o seu filho é a prioridade daquele momento. Deixe por alguns minutos o celular de lado, a televisão e esqueça durante esse momento dos seus problemas e da lista de tarefas para fazer. Divirta-se também.

Brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses

brincadeiras com bebês de 0 a 6 meses

Alguns especialistas afirmam que os bebês só começam a ter a capacidade de aprendizado a partir dos 6 meses. Mas há quem defenda que os estímulos a sua volta podem ser capazes de o fazer desenvolver com mais qualidade, desde o cognitivo e motor, até mesmo o emocional.

1. Reconhecer formas e objetos

Objetos com cores e formas geométricas numa primeira fase são ideais para que os bebês comecem a acompanhar com seus olhos o movimento e a reconhecer diferentes cores. Crie você mesma um painel com várias cores, formas geométricas para que durante um determinado período do dia, ele possa interagir. Assim como o mobile no alto do berço ou o espelho para que ele já comece a se enxergar.

2. Som da voz e o toque das mãos

O seu bebê consegue ouvir e reconhecer a sua voz. Cantar ou contar histórias é uma excelente brincadeira para o bebê. Inclusive, algumas mamães utilizam desta técnica para acalmar a criança, quando está nervosa ou irritada com alguma coisa. O mesmo se aplica ao toque: segurar as mãos e os pés do bebê enquanto canta para ele. Este gesto ajuda no aprendizado sensorial.

3. Na barriga da mãe

Na medida que você ganhar confiança com o seu bebê, pode começar a colocá-lo de bruços na sua própria barriga. Conversar, fazer carinho e cantar são formas de brincar enquanto ele se encontra nessa posição. Essa posição também ajuda a fortalecer os músculos para que, próximo aos 6 meses, ele comece a querer ficar sentado sozinho.

4. Texturas e objetos

Brincar com bolas, mordedores e objetos de diversas texturas é uma das melhores brincadeiras para bebês. Você também pode apostar chocalhos e brinquedos que emitam diversos sons. Monte uma caixinha dos tesouros para que o bebê brinque e tenha a possibilidade de tocar, pegar, arremessar texturas diferentes. Aposte também em uma vareta (colher de pau) com fitas amarradas na ponta para passar sobre o rosto e as mãos da criança. Elas se divertem muito com os diferentes toques e sensações. Tenha atenção e não deixe que brinque sozinho, sem a sua presença.

Veja também: Beneficios da natação para o bebê

Brincadeiras para bebês de 6 meses a 1 ano

brincadeiras com bebês de 6 a 12 meses

É a partir dos 6 meses que os bebês costumam (não é uma regra) conseguir sentar sozinho e a dar os primeiros “passos” para engatinhar. No final dessa fase, também é capaz dele estar preparado para os reais primeiros passos. Essa fase é tão gostosa de curtir quanto a primeira. Ver o seu filho alcançando pequenas grandes conquistas é muito emocionante.

5. Encaixar peças

Blocos de plástico, madeira ou silicone são ideias para a criança aprender a empilhar (e destruir), encaixar, tirar e colocar. Inclusive você pode ensiná-lo a colocar o objeto dentro e fora de uma caixa, assim como pegar e lhe entregar esse mesmo brinquedo. É a partir dessa fase que também começam os “barulhos”, então, permita-se. Até mesmo as vasilhas da cozinha e uma colher podem virar brinquedos para bater e emitir sons.

6. Brincadeiras de banho e livros

A cultura de apreciar um livro pode vir desde bebê, seja antes de dormir ou até mesmo na hora do banho. Estimular uma criança a olhar, tocar, passar páginas e futuramente reconhecer, interpretar, contar e ler histórias é muito importante para o desenvolvimento psíquico e motor. Mostre ao seu filho como fazer com um livre e divirta-se nesses momentos.

7. Enfrentando obstáculos

Uma das melhores brincadeiras para bebês é estimular que a criança queira pegar ou buscar algo. Pegue numa bolinha e role para longe, pois assim ela terá que engatinhar para pegar e brincar novamente. Você pode aproveitar caixas de papelão para fazer “obstáculos” ou até mesmo o vão das cadeiras e mesa para que elas passem por baixo. Certifique-se, no entanto, que não há a possibilidade de bater com a cabeça.

8. Brinca com a comida

Essa brincadeira com o bebê não é no sentido de desperdiçar o alimento. Mas deixar com que a criança experimente e se lambuze com uma frutinha ou papinha. Nós sabemos que dá trabalho, mas se coloque no lugar deles! É novidade: desde o toque até o levar a boca; o sabor diferenciado, o fato de “mastigar e engolir”. Uma novidade gostosa e divertida.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados