brincadeiras para a pascoa

A Páscoa é uma das datas mais importantes para as crianças, não só pelas brincadeiras, chocolates e presentes, mas essencialmente porque através de atividades lúdicas podemos fazer com que eles compreendam mais facilmente a essência da religiosidade. Tudo que é feito de uma forma divertida, lúdica e onde haja interação da criança com o meio é muito mais fácil de ser assimilado!

Você poderá realizar brincadeiras de Páscoa divertidas como por exemplo:

1- Pintar o rostinho do seu filhote

Compre tintas especiais para pinturas faciais e fantasie seu filhote de coelhinho. Pinte o rostinho e improvise uma fantasia bonita para a brincadeira ser ainda mais divertida. Dentro deste tema você pode começar a explicar para ele porque o coelhinho é um dos símbolos tradicionais da Páscoa.

2- Caça ao Ovo

Durante a noite esconda pela casa em lugares estratégicos os ovos de Páscoa e pela manhã ajude-os a procurar. Incremente a brincadeira colocando no chão pegadas de coelho feitas em papel cartão.

3- Amigo Coelho

O amigo Coelho é como o amigo secreto que fazemos no Natal, e realiza-se da mesma forma, cada um sorteia um nome, guarda em segredo, e no dia de Páscoa oferece um ovo de Páscoa ao amigo.

4- Mímica de Páscoa

Procure em revistas, jornais, internet  figuras como o coelhinho da Páscoa, o ovo de Páscoa, Jesus Cristo, símbolos religiosos, alimentos como o bacalhau, etc. Sente-se no chão com as crianças, escolha uma imagem e juntamente com uma delas faça um jogo de mímicas para ver se as demais crianças adivinham de que imagem estão a falar. A cada imagem você pode ensinar o significado dos diversos símbolos religiosos que envolvem a Páscoa.

5- Vamos desenhar a Páscoa

Compre cartolinas, papéis coloridos, colas, lápis de cor, canetinhas coloridas e desenhos para colorir alusivos ao tema Páscoa. Juntamente com as crianças proponha a criação de cartazes decorados sobre o tema Páscoa, cada uma escolhe um símbolo e cria um cartaz sobre este símbolo (o ovo, o coelho, Jesus, os alimentos, etc). Ao final as crianças podem votar entre si qual o cartaz mais bonito e dizerem o que entenderam com a brincadeira e com os
cartazes que fizeram.

Desenhos da Páscoa para Colorir

Veja mais desenhos em: – Colorir Kly

6- Hora do almoço

Com os alimentos, crie pratos divertidos com o tema Páscoa. Utilizando legumes, ovos cozidos, e verduras, é possível criar pratos que além de lembrarem a Páscoa, ainda irão incentivar a criança a experimentar novos alimentos que até então diziam não gostar.

7- Crie coelhinhos com os alimentos

O livro ‘Tem planta que virou bicho’ de Alda de Miranda, Editora Escrituras, pode te ajudar a criar bichinhos utilizando os alimentos. Divertido, criativo, leva a criança a usar a imaginação para criar outros bichinhos com os alimentos e assim desenvolver também a curiosidade em prova-los.

Livros: Tem planta que virou bicho – Vol 1 e 2

8- Faça um sorteio

Compre coelhinhos de pelúcia, faça cestinhas com ovinhos de Páscoa, compre joguinhos com o tema Páscoa e realize um sorteio entre as crianças. Antes do almoço dê para cada uma delas um número, em simultâneo incentive-os a comerem toda a comidinha que estiver no prato para poderem participar do sorteio. Dentro de um saco de tecido insira os números dos participantes escritos num papel, juntamente com o prêmio que irão ganhar. Após o almoço é chegado o momento do sorteio e da distribuição dos prêmios.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Anderson Gomes

Muito interessante a matéria.

Atividades e brincadeiras ajudam a desenvolver muito o interesse, tanto dos jovens quanto dos adultos, por outras atividades além de celulares e computadores. Por isso trabalho com uma linha de jogos de tabuleiro desde regras simples, para crianças a partir de 4 anos, até mais complexos e elaborados, para jovens e adultos a partir de 14 anos. Confiram no meu site. 😉