Brincadeira em Família

Não é somente os seus filhos que devem brincar. Os pais também podem participar junto com eles. A brincadeira em família faz com que a criança se desenvolva melhor.

Você pode brincar com a criança mesmo que ela não seja mais um bebê ou pequena. Afinal de contas, não é porque seu filho cresceu que ele não precisa mais brincar.

Ao brincar com seu filho, você pode conhecê-lo melhor, perceber como ele se sente e quais são seus pensamentos; além de saber dos desejos e temores que eles porventura não falam abertamente.

É na hora da brincadeira que eles se soltam e realmente contam tudo o que os alegra ou aflige.

Deixe seu filho te guiar pela criatividade e imaginação dele. Se não há riscos, não corrija ou interrompa: este é um momento que ele quer compartilhar com você da maneira que ele quer. Deixe-o ser espontâneo e autêntico.

Também pode interessar-lhe: Brincadeiras de Natal para fazer com as crianças

Ao se sentar no chão e desenhar, contar histórias jogar bolinha-de-gude, andar de bicicleta aos finais de semana, montar um quebra-cabeças que ele não consegue sozinho, pular amarelinha (lembre-se dos tempos de infância), ou se fantasiar de super-herói, faz com que você resgate a criança que você foi um dia e compartilhe isso com seu filho; além de se conectar à ele de um modo totalmente diferente.

E não tente a desculpa de que você está cansada ou não tem tempo. Você pode pedir à seu filho que brinque no chão à seu lado enquanto você descansa e lê uma revista; enquanto cozinha você pode pedir ajuda a ele; assistir um filme junto; pedir para ele ajudar nas tarefas que faltam ser feitas; ler um livro para ele. Ou seja, não há desculpas para não entrar em contato com eles.

É importante mostrar para seu filho, que apesar da correria do dia-a-dia, você ainda tem tempo pra ele, se importa com o que ele tem a dizer.

Mesmo que você realmente esteja esgotada, nunca maltrate seu filho ou recrimine por ele querer brincar, nem que seja 15 minutos em um dia do final de semana, tire para dar uma atenção especial à ele.

Também pode interessar-lhe: Cantigas folclóricas para brincar à Roda das Crianças

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

4
Deixe um comentário

2 Comentários da discussão
2 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
4 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Diego Augusto

eu não gostei , porque eu estava querendo umas brincadeiras para brincar com a familia eu queria uns exenplos de brincadeiras

ana paula

gostaria de ter um exemplo de brincadeira para com a familia no natal sao uma 40 pessoas.

Não gostei..Tá é legal a reportagem mas…Eu gostaria de exemplos de brincadeiras…

Obrigada!Grata(o)

Heloíse

“Ao se sentar no chão e desenhar, contar histórias jogar bolinha-de-gude, andar de bicicleta aos finais de semana, montar um quebra-cabeças que ele não consegue sozinho, pular amarelinha (lembre-se dos tempos de infância), ou se fantasiar de super-herói(…)”. Acho q esses são os exemplos de brincadeiras. Achei bem legal o post.