InícioSaúdeBom funcionamento dos intestinos

Bom funcionamento dos intestinos

Publicado em

Muitas de nós temos problemas com o funcionamento dos intestinos, isso pode variar de pessoa para pessoa e também pode variar numa mesma pessoa em diferentes épocas de sua vida. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, homens ou mulheres,  podem ter problemas com o funcionamento do intestino e esta situação é bastante incômoda.

Ter o “intestino preso” como dizemos,  normalmente pode ser o resultado de uma alimentação pobre em fibras e pouca ingestão de água. O intestino é um orgão que regula as demais funções de nosso organismo. É o orgão responsável pela absorção e a eliminação de nutrientes essenciais para a nossa saúde. O ideal é que pelo menos uma vez ao dia seu intestino funcione normalmente, porém em algumas pessoas pode ocorrer alguma variação e o intestino funcionar a cada 2 ou 3 dias.

Pure, Natural, Beauty

– Consistência das fezes

* A consistência das fezes deve ser observada, fezes duras indicam vida sedentária, alimentação pobre em fibras, pouca ingestão de água ou sinal de alguma outra doença que poderá ser algo ligado a tireóide ou a diabetes.

* Fezes amolecidas pode ser ocasionada pelo uso de alguns medicamentos como analgésicos e antitérmicos, ou ser o resultado de alguma doença como intolerância alimentar, como por exemplo intolerância à lactose, ou ainda infecções ou doenças do sistema digestivo.

– Alimentação adequada

Sabemos que a base de uma boa saúde está intimamente relacionada a alimentação. Tudo que ingerimos afeta o nosso organismo de alguma for,a seja positiva ou seja negativa. Vejamos abaixo algumas dicas importantes.

* As fibras tem a função de aumentar o volume fecal acelerando a sua eliminação. Podem ser encontradas nos alimentos como verduras, cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas. As fibras contribuem para a diminuição da fome, colaboram com o organismo na absorção de açúcares e gorduras, e ajuda a combater diabetes e colesterol alto. A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 40 g por dia.

* Elimine da sua alimentação o pão branco. Dê preferência ao pão integral, centeio, aveia, ou pão com sementes.

* Alimentos industrializados passam por um processo onde alguns nutrientes são retirados e as fibras incluem-se nesta retirada. Também é bom lembrar que alguns alimentos industrializados contem conservantes, estabilizantes, aromatizantes, corantes e outros químicos prejudiciais a nossa saúde.

* Vegetais crus devem ser bem lavados em água corrente e devem ser consumidos com regularidade, pode utilizar a cenoura, o pimentão (verde, amarelo ou vermelho) o pepino, a couve-roxa ou o brócoles em saladas.

* Por exemplo a beterraba para além de ser rica em fibras é ótima para revitalizar o organismo, pode bater no liquidificador ou na centrífuga com o suco de uma laranja, fica delicioso e é bastante refrescante.

* Algumas frutas depois de bem lavadas e secas podem ser ingeridas com casca como por exemplo a pêra, o pêssego, que são altamente ricos em fibras. Laranja, mexerica, tangerina são um fonte de excelente de vitamina C e fibras, procure engolir o bagaço da laranja, vai logo notar a diferença no funcionamento do seu intestino. Além dessas frutas, o mamão, a ameixa, a manga, são frutas que possuem efeito laxativo, uma peça por dia faz milagres.

* Sementes de sésamo, papoila, chia, abóbora,linhaça podem ser incluidas em sua alimentação diária. Junte ao cereal no café da manhã, polvilhe a salada na hora do almoço, acrescente nos batidos de fruta, coloque na salada de fruta na hora da sobremesa, etc. Como vê há muitas opções e estas sementes são extremamente saborosas. Pode também utilizar granola, farelo de aveia e trigo para dar um toque especial.

* Líquidos, beba pela menos 1 litro de água por dia, alguns especialistas indicam a ingestão de 2 litros ou mais, mas nem todo mundo consegue. Insira em sua dieta diária sucos de frutas naturais como laranja, melão, melância. São benéficos para hidratar o organismo e consequentemente “levar” líquido para que seu intestino funcione melhor.

* Na hora da refeição, mastigue bem os alimentos e procure comer com calma, sem pressa.

– Atividade Física

* Se você não pode praticar algum esporte por qualquer motivo de saúde, sugiro que faça uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos. Isso irá ajudar a estimular a atividade muscular intestinal.

* Se pude praticar exercícios, faça natação, pilates, yoga, ou algum esporte que aprecie. A atividade física ajuda a liberar a adrenalina e estimula o funcionamento do intestino.

– Hábitos saudáveis a desenvolver

* Tente criar uma rotina diária para sentar-se com calma no banheiro e tentar fazer com que seu intestino funcione sempre naquele horário.

* Como dissemos acima mude sua alimentação. Alimente-se adequadamente.

* Pratique exercícios ou alguma atividade física diariamente.

* Não impeça seu intestino de funcionar, se por acaso você segurar a vontade de defecar porque está com pressa ou por outro motivo qualquer, seu intestino ficará cada dia mais “preso”, e quando for evacuar poderá ter as fezes ainda mais endurecidas. Para além do problema se agravar poderá ainda acarretar no aparecimento de hemorróidas.

* Você pode também tomar um suplemento alimentar que contenha algumas ervas que podem auxiliar no bom funcionamento do seu organismo, como por exemplo a Sene, nome científico Cássia angustifólia, indicada no tratamento da prisão de ventre, por ser uma forma suave e natural de estimulação do intestino.

A cascara sagrada ou Rhamnus purshiana, que torna mais fácil e mais rápida a evacuação intestinal, estimulando as terminações nervosas na parede intestinal. O Aloé Vera é rico em aloína, que em pequenas doses atua como tónico digestivo, e em doses médias desempenha uma ação laxativa. Como vê há muita opções para ter o bom funcionamento do intestino.

* Evite a ingestão de laxantes instantâneos, isso fará com que seu intestino se torne ainda mais preguiçoso e fará com que ele se acostume com o laxante, e depois de um tempo o laxante já não fará o mesmo efeito.

 Para saber mais consulte os sites abaixo:

G1 – Globo Nutrição

Saúde IG – Prisão de Ventre Alimentos

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados