InícioFamíliaAusência do Pai - Maternidade, abandono paterno e inversão de papéis

Ausência do Pai – Maternidade, abandono paterno e inversão de papéis

Publicado em

Nos dois últimos censos do IBGE – de 2005 e 2015 -, foi revelado que o Brasil teve um aumento no número de mães sozinhas (solo) em mais de 1 milhão. Para além da liberdade da escolha, onde a mulher pode fazer uma produção independente por opção, temos um outro lado mais preocupante que é a desigualdade de gênero em relação aos cuidados de uma criança e o abandono paterno (ou a ausência) do pai.

Ausência do Pai - Maternidade, abandono paterno e inversão de papéis

Seguindo a temática a artista Fernanda Brandão, do canal É Cena, produziu um vídeo satírico que aborda o assunto.  No vídeo, a artista Fernanda Brandão assume o discurso dos pais ausentes e mostra-nos que estas frases quando ditas por uma mulher soa como absurdo para a sociedade, quando é um pai a dizer isso já acham natural e não reagem com indignação.

A produção é Rafael Procópio, com texto de Debie Araya e produção da Raiz Filmes.

Frases como “Eu queria estudar, trabalhar, viajar, ver minhas amigas, e filho atrapalha”, e “Mas isso não quer dizer que eu vou abandonar ele. Sempre que eu puder, eu passo pra levar ele passear no fim de semana”, “Eu vou tirar muitas fotos e postar no Facebook para todo mundo ver que eu o amo”, etc, etc.

Afinal, porque a negligência de mãe é condenada, porque recai sobre a mulher todo o peso de criar sozinha um filho enquanto o pai volta para a sua vida de “solteiro” e volta a ter uma vida livre e sem preocupações? Isso é injusto, e esse tipo de ação é sensacional para que a sociedade reflita e cobre deveres e obrigações também do lado paterno.  Vamos ajudar a divulgar?! Repasse.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados