A AACD é uma Associação de Assistência à Criança Deficiente. Ela é uma entidade privada que não possui fins lucrativos. A AACD foi criada há quase 60 anos e luta pelo bem-estar das pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência física. A associação nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação nos moldes dos centros que ele conhecia no exterior. O intuito é tratar crianças e adolescentes deficientes para reinseri-los na sociedade. Foi assim que em 1950 nasceu a AACD.

aacdO começo da entidade foi difícil e só depois de doações e de colaboradores foi que a AACD, em 1963 conseguiu construir o primeiro centro de reabilitação em um terreno doado pela prefeitura. Após esse primeiro centro ser construído, a AACD ganhou mais sete unidades espalhadas pelo Brasil.

Para conseguir arrecadar fundos para a construção dos hospitais e centros de reabilitação que atendem as crianças e adolescentes gratuitamente, a AACD conta com a colaboração e doações de empresas e pessoas físicas. Há mais de 10 anos, ela realiza também o Teleton. Uma vez por ano artistas, apresentadores e diversas personalidades se reúnem em uma maratona televisiva que busca arrecadar dinheiro para a construção de novas unidades. As doações podem ser feitas pela internet www.teleton.org.br ou telefone até o dia 6 de novembro.

Além de toda a equipe especializada especialmente para reabilitar crianças e adolescentes que por algum motivo nasceram com deficiência motora ou intelectual ou sofreram algum tipo de acidente, a AACD também fornece e fabrica, seguindo os mais rigorosos controles de qualidade todos os aparelhos ortopédicos que as crianças precisam para a recuperação plena.

Os serviços prestados para as crianças e adolescentes são os de exames e tratamentos desenvolvidos especialmente pelos centros de tratamento como psicologia, reeducação psicopedagógica, fisioterapia, oftalmologia, setor escolar, arte-reabilitação, músico-reabilitação, odontologia, fonoaudióloga, hidroterapia, terapia ocupacional e programa trabalho eficiente.

A parte de ortopedia já é a maior da América Latina graças a sua tecnologia e trabalho. É um centro internacional que se tornou referência para a formação de profissionais e de técnicos especializados em órteses e próteses. Além disso, as crianças assistidas pela AACD contam com ensino fundamental reconhecido pelo MEC.

Há ainda o programa trabalho eficiente que desenvolve as atividades que restauram e preservam a capacidade profissional dos pacientes para que eles possam voltar ou serem inseridos ao mercado de trabalho.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO