Qual a melhor chupeta para o bebê

Segundo os pediatras o uso da chupeta não é recomendável e enfatizam que crianças que são amamentadas no peito não necessitam de madeiras e/ou chupetas. Entretanto e apesar dos pesares, quem é mãe sabe muito bem que por vezes só uma chupeta tem o poder de acalmar o bebê.

Enfim, não estamos aqui para questionar se é ou não recomendável o uso da chupeta para acalmar o bebê, estamos aqui para falar sobre quais as melhores chupetas a exemplo do que fizemos no post ‘As Melhores Mamadeiras‘. 🙂

Assim como as mamadeiras, atualmente existem muitas marcas que fabricam chupetas e felizmente nos dias de hoje já existe um preocupação com o bem estar do bebê e com o desenvolvimento da estrutra óssea e bucal da criança; coisa que antigamente ninguém se lembrava. Grandes marcas como MAM, NUK, Lillo, Kuka, Avent, possuem modelos especiais e com designer elaborado a pensar na segurança e no conforto do bebê.

Um das chupetas mais recomendadas são as anatômicas, que se adaptam perfeitamente a cavidade bucal do bebê. É importante observar que a chupeta esteja adequada ao tamanho e à idade do bebê, é recomendável ler as especificações na embalagem antes de comprar.

O disco plástico que envolve o bico deve conter furinhos para evitar sufocamento, acúmulo de saliva do lado de fora da boquinha e consequentemente assim evitar irritações nesta área.

as melhores chupetas lillo - As Melhores Chupetas para o bebê
As melhores chupetas Lillo

Existem vários tipos de chupeta com diversos tipos de bico, como por exemplo bicos de de borracha, de latex e de silicone. Quem vai dizer qual é a melhor é o seu bebê, já que alguns bebês não se adaptam a alguns modelos.

  • As chupetas com bicos de silicone podem facilmente perder pedaços se o seu bebê já tiver dentinhos, por ser um material mais macio;  é preferível evitar para prevenir  que seu bebê possa engolir e engasgar com pedacinhos que podem se soltar do bico. Se o seu bebê for recem nascido você não corre esse risco.
  • As chupetas de borracha devem ser substituidas com frequência dado que tem a tendência a ficarem ‘grudentas’ e escurecidas.

Alguns pediatras dizem que o formato achatado é o mais indicado, entretanto outros dizem que o formato em ‘gota’ é o menos prejudicial na formação do palato da criança.

Como dissemos acima é o seu bebê que vai “dizer” o melhor formato, já que o formato gota por exemplo pode exigir um maior esforço na sucção e deixa-lo “cansado”. Já o bico anatômico se encaixa na boca perfeitamente facilitando a sucção.

as melhores chupetas nuk - As Melhores Chupetas para o bebê
As melhores chupetas NUK

Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que a idade de 3 anos seja a idade limite para a eliminar o uso de chupeta. Esteja atenta a isso também.

Higiene:

Ao adquirir a chupeta é recomendável lavá-la com água e sabão, enxaguar bem e esterilizar em água fervente por pelo menos 5  minutos. É bom lembrar que a chupeta deve ser higienizada diariamente, de acordo com as orientações do fabricante. Geralmente, a fervura é o método mais recomendado.

Se a chupeta cair no chão não adianta passar somente pela água, é necessário que ela seja esterilizada novamente, dado que o bico pode se tornar um foco de bactérias que transmitem alguns tipos de doenças ao bebê.

Prender a chupeta no prendedor de roupa não é indicado pois quando ela cai pode esbarrar em outros objetos como o carrinho do bebê, a roupa da mãe, que pode também estar suja e levar assim bactérias ao bico da chupeta.

as melhores chupetas kuka - As Melhores Chupetas para o bebê
As melhores chupetas Kuka

Durabilidade:

Se você perceber que o bico da chupeta se encontra rasgadinho ou danificado, não hesite em trocar de chupeta. Observe se todas estão em perfeito estado para que seu bebê fique seguro.

Quantas chupetas ter:

O ideal é que se tenha no mínimo 6 chupetas para caso de eventuais perdas, estragos de última hora ou até mesmo esquecimento de alguma das chupetas na casa da vovó.

Partilhe nos comentário qual a sua opinião sobre as melhores chupetas. 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO