Crianças adoram animais , e sem dúvida os animais de estimação fazem a alegria da criançada, sem falar nos benefícios na convivência entre eles. E antes de atender aos pedidos incessantes do seu pequeno, pense e pesquise bem qual é o melhor bicho de estimação para vocês; o que irá trazer mais benefícios.

O bom de ter um animal de estimação é que, diferentemente dos brinquedos, o seu filho pode se socializar com ele. O animal responde aos carinhos e as brincadeiras dele e a cada movimento, acaba expressando uma reação diferente.

O animal pode ensinar ainda o seu filho a ser responsável, já que ele precisará cuidar do animal de estimação e é ideal que essa responsabilidade seja dele. Assim, desde novo ele vai aprendendo as responsabilidades que precisa ter.

Mas é claro que por mais benefícios que essa amizade proporcione você precisa estar sempre atenta quando os dois estão juntos. É muito comum que as crianças muito pequenas não saibam a diferença ainda do animal para o brinquedo e acabam por jogar ou apertar demais o bicho de estimação.

O que pode acontecer nesses casos é que o animal pode arranhar ou morder o seu filho. Então sempre fique de olho nos dois e ensine para ele que o cachorro ou o gato não são brinquedos e precisam de cuidados. Da mesma maneira esteja atenta para que o animal não ataque o seu filho, e recrimine sempre qualquer ato de violência tanto do seu filho, quanto do bicho de estimação.

E fazer com que o seu filho assuma a responsabilidade pelo bicho não deve ser uma obrigação, mas sim uma responsabilidade consciente de que o animal precisa de cuidado e carinho, assim como ele também precisa. É o inicio do aprendizado dele de como deve ser um relacionamento.

Ter um animal de estimação é uma ótima maneira de ensinar o seu filho responsabilidade, cuidado, carinho e afeição com outro animal. Tudo isso vai ser refletido na vida dele para frente. Só esteja atenta as brincadeiras de ambos e se o seu pequeno cuida bem do animalzinho.

E é claro que antes de ter contato com o seu pequeno, o animal deve passar pelo veterinário e tomar todas as vacinas.

Caso seu filho tenha algum tipo de problema de saúde é melhor também perguntar ao pediatra se ele poder ter um bichinho de estimação e qual seria o mais indicado, algumas crianças têm problemas de alergias e portanto pode não ser indicado ter animais de estimação em casa.

Além dos cães, gatos, peixinhos e existem os pássaros que também são alegres e seu filho certamente vai gostar. Quanto ao resto, é só se divertir e ver o seu filho se divertindo e aprendendo coisas fundamentais para a vida adulta dele.

Saiba mais sobre Crianças e Animais de Estimação em: Junior Te

Foto: Bidu (Personagem de Mauricio de Sousa)

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de