InícioEducaçãoAs Crianças e a Religião

As Crianças e a Religião

Publicado em

A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças ou um conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. Quase todo mundo tem uma religião seja ela Católica, Espírita, Evangélica, ou outra. As religiões são diferenciadas entre si e cada uma presta homenagem ao seu Deus e tem suas crenças e rituais especificos.

Independente de qual seja a sua religião, acho que este é um fator importante na educação de uma criança. Obviamente que aqui não estamos a incentivar o fanatismo a nenhum culto e muito menos o utilizar a religião como formar de amedontrar ou ameaçar a criança. Não, nada disso! Ao contrário!

O que eu quero dizer que é importante para a criança conhecer a religião que serve de sustentação espiritual à familia na qual ela nasceu! É importante que ela conheça a crença dos seus pais e aprenda com eles coisas positivas.

Sempre fui da opinião de que a religião tem que transmitir a qualquer ser humano seja ele criança ou adulto, somente coisas boas e positivas. Utilizar a religião como forma de ‘ameaça de castigo divino’ caso o seu filho ou filha não se porte bem, não é nada saudável psicologicamente para a formação da criança. Deus não pune ninguém!

Somos criados a Sua imagem e semelhança e temos livre arbitrio para agir, seguir ou não, este ou aquele caminho; e o que nos faz crescer como seres humanos são nosso atos diários, nossas atitudes para com os nossos semelhantes, nossa solidariedade com o próximo, etc.

São nos nossos atos diários que ‘colocamos’ a nossa religião e o nosso amor a Deus. De que vale ir a igreja se meus atos no cotidiano não condizem com os ensinamentos de Deus??? E como sabemos as atitudes dos pais são os exemplos para os filhos!

Por isso a necessidade de transmitir aos pequenos noções de moral e boa conduta, nada de radicalismos! Apenas o que é são, e natural na vida de qualquer ser humano desta ou daquela religião.

Temos de ter o discernimento do que é extremado ou não! Não podemos nos atirar cegamente sem nos questionar se o que estamos a fazer é correto para nós e para a nossa família.

A importancia de nossos atos e palavras no nosso dia-a-dia deve ser transmitidas às crianças como parte importante na formação do nosso caráter.

Pense nisso!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados