InícioEducaçãoArtes Marciais - Crianças e Jovens

Artes Marciais – Crianças e Jovens

Publicado em

As artes marciais são praticadas mundialmente. São um tipo de luta que prima pela obediência, autocontrole e não usa nenhum tipo de arma. Elas são usadas tanto em treinamentos militares como em praticas esportivas. As artes mais praticadas e mais antigas são o Karatê, o Kung Fu, judô e o Tae-Kwon-Do; existem outras dezenas de artes marciais menos conhecidas e oriundas nos mais diversos países. Todas elas trabalham o lado físico e psicológico das pessoas e são muito indicadas para as crianças, já que ensinam autocontrole, obediência e respeito, além de fazer com que elas se exercitem, aprendam a se socializar e que a luta não precisa ser algo nocivo e violento.

Veja abaixo as artes marciais mais conhecidas:

Karatê –  É predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado “carateca” ou “karate-ka”.

Kung-Fu – Proporciona habilidade em combate e ganho de saúde, o wushu também trabalha o desenvolvimento pessoal, promovendo a disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida, e também auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios.

– Judô – Tem tres principios básicos e que consistem em: Princípio da Máxima Eficiência com o mínimo de esforço (Seiryoku Zen’Yo), Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei), Princípio da Suavidade, ou seja, o melhor uso de energia (Ju).

– Tae-kwon-do – Promove cortesia, integridade, perseverança, auto controle e espírito de amizade. O praticante de Tae-kwon-do presta um juramento de sempre obedecer seus tutores e superiores, honrar as regras do tae-kwon-do, nunca fazer mal uso do tae-kwon-do, construir um mundo mais pacífico e ser campeão da liberdade e justiça.

karate
Karatê

Mas lembre-se de que não adianta nada a criança sair por aí dando chutes e socos como bem entender. As lutas marciais têm técnicas, métodos e estilos diferentes.; por isso é importante que a criança entre em uma academia especializada para aprender tudo corretamente. Lá a criança aprenderá que  só se sai lutando na rua em ultimo caso; a criança não aprende a lutar para se defender, aprende a lutar para ter um estilo de vida.

A prática das artes marciais, se feita corretamente, com instrutores qualificados trás ótimos e enormes benefícios para a vida da criança. Ela se sente mais motivada, orientada e não corre o risco de se deixar levar pelos grupos ou caminhar em direção as drogas, já que praticando artes marciais, sua auto-estima estará elevada.

A criança que entra no mundo das artes marciais aprende a respeitar e se relaciona melhor com as pessoas a sua volta. Tudo isso com o benefício de um excelente exercício físico que combaterá o sedentarismo prevenindo o aparecimento de doenças.

Com uma mente e um corpo sadio, é possível que o jovem consiga se relacionar melhor, aprenda melhor e tenha um maior desenvolvimento psicológico, educacional e motor. As artes marciais não fazem com que as crianças saiam lutando nas ruas, ela faz justamente ao contrário, dá sabedoria para enfrentar as dificuldades do dia a dia sem partir para a violência e a agressão.

Veja abaixo um vídeo de Kung Fu:

MAIS POPULARES

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

A História do Ruca – Caillou

A história do personagem infantil Ruca ou Caillou, como surgiu e quais os objetivos e conceitos que o desenho transmite às crianças.

20 brincadeiras para Festa do Pijama que vão animar a noite

Quer diversão melhor para as crianças do que uma noite de brincadeiras de Festa do Pijama? As crianças adoram e são elas que fazem a festa!

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados