InícioGravidezAromaterapia - Óleos Vegetais e Óleos Essenciais para gestantes

Aromaterapia – Óleos Vegetais e Óleos Essenciais para gestantes

Publicado em

Durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses, muitas mulheres se deparam com alguns incômodos, como náuseas, dores lombares e fadiga. Tudo isso ocorre devido a um turbilhão de mudanças hormonais e psicológicas que ocorrem no corpo da mulher no período da gestação. Mais uma vez, iremos falar de um método cada vez mais indicado e extremamente funcional, a aromaterapia.

Saiba de que forma os óleos essenciais e vegetais podem lhe auxiliar no dia a dia combatendo desconfortos e amenizando pressões que são comuns neste período marcante para qualquer mulher.

Aromaterapia - Óleos vegetais e Óleos Essenciais para gestantes

Óleos vegetais

Nos primeiros meses de gestação é recomendado o uso de óleos vegetais puros, como óleo de amêndoa, semente de uva e gérmen de trigo. Todos eles auxiliam na hidratação da pele e evita a formação de estrias, o que é muito comum durante a gestação devido a maior elasticidade do tecido.

Óleos essenciais – alguns cuidados

Ao se tratar dos óleos essenciais é preciso alguns cuidados e o auxílio de um especialista capacitado. O óleo essencial, apesar de ser rico em propriedades naturais, também possui substâncias químicas que ao entrar em contato direto com a pele pode interferir na corrente sanguínea e prejudicar a mãe ou o bebê.

A aromaterapia é um tratamento eficaz, mas cauteloso que deve ser indicado de maneira especial, principalmente para crianças, gestantes, alérgicos, hipertensos e diabéticos. Vamos conferir alguns óleos essenciais que não são indicados durante a gestação devido possuírem componentes tóxicos: Erva-doce,  jasmim, manjericão, camomila, mirra, orégano, poejo, anis, bétula, cedro,  cânfora, entre outros.

Os óleos essenciais são indicados após o 5º mês de gestação. Pode ser utilizado em banhos, aromatização de ambientes e escalda pés. Vamos conferir quais são os óleos essenciais e vegetais mais indicados durante a gestação:

Para massagens

Lavanda e Gengibre: ambos são ótimos para combater o enjoou, fadiga e indisposição.

Tangerina: auxilia na melhora do humor e diminui o cansaço mental decorrente das mudanças hormonais.

Limão: ótimo para combater dores nas articulações, nas pernas. Estimula a circulação sanguínea.

Neroli: pode ser aplicado para combater estrias, após o 5º mês de gestação.

Para combater náuseas

O óleo de lavanda, camomila ou laranja pode ser adicionado 2 gotas em 2 litros de água. Umedeça uma toalha e coloque-a sobre a barriga durante 20 minutos.
Folhas de hortelã também são ótimas para amenizar o enjoo. Coloque 5 folhas num recipiente com água na geladeira. De vez em quando beba um gole, irá notar que o enjoo será amenizado.

Para evitar azias

Azias são comuns durante a gravidez. Neste período é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos e açucarados. Opte por comer frutas, vegetais e legumes. Alguns óleos também são indicados, como o óleo vegetal de jojoba e o óleo essencial de limão, podem ser utilizados através de massagens no abdômen.

Se você gostou da ideia de aderir aos óleos vegetais e essenciais entre em contato com um especialista e saiba qual o componente mais indicado para o seu caso. Lembrando que todo cuidado deve existir para que este método seja eficaz e prazeroso para a mãe e o bebê. Os óleos vegetais, como a amêndoa, semente de uva e gérmen de trigo, podem ser usados sem restrição para hidratar a pele e evitar as indesejadas estrias.

Fonte: Perfumes4u

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados