InícioEducaçãoAprender Francês na Infância

Aprender Francês na Infância

Publicado em

Você já pensou em colocar seu filho para aprender Francês? Aprender outro idioma é fundamental para que todo adulto consiga ter vantagem na vida profissional e também para poder ter mais auto-confiança nas questões de viagem, tanto de lazer, quanto a trabalho. As crianças menores têm muito mais facilidade de aprender outro idioma se comparado as pessoas adultas. Isso acontece pelo fato de que uma criança de até 4 anos tem o funcionamento do cérebro parecido com uma biblioteca. Ou seja, quando a criança nasce, ela é uma biblioteca com as prateleiras vazias, conforme ela vai aprendendo, essas prateleiras vão se enchendo das mais diversas informações e experiências. Só que os livros ainda estão em desordem dentro das prateleiras do cérebro.

A partir dos 4 anos, o hipocampo é formado e então os livros são arrumados nessas prateleiras. Antes da formação do hipocampo, a criança pode aprender o que quiser, desde outro idioma, até tabuada, letras do alfabeto. O problema é que ela não conseguirá se lembrar de tudo isso depois.

Depois dos 6 anos, com o hipocampo totalmente formado, a criança já consegue organizar melhor as informações e todo o conhecimento que recebe, fazendo com que consiga lembrar de todo o aprendizado que está recebendo. É nessa fase que muitos especialistas dizem que as crianças devem começar a ter contato com outro idioma, que não seja o seu natural.

bandeira franca
Bandeira da França

Geralmente os pais orientam aos filhos para o aprendizado da língua inglesa. Mas, muitos colégios e pais optam também pelo ensino de um idioma diferente, geralmente o francês. Quanto mais idiomas a criança aprender, mais chance de sucesso terá no mercado de trabalho e na vida profissional futura. Claro que nenhuma escola ou pai vai obrigar a criança a aprender três ou quatro idiomas além da língua materna. O recomendado é que, além da língua materna a criança tenha contato com outros dois idiomas.

Além do inglês, chamada de linguagem quase que universal, há apenas um outro idioma que se fala nos cinco continentes existentes no mundo, o francês. Esta é uma das mais importantes línguas para quem quer se comunicar internacionalmente. Ela também é a segunda língua mais aprendida no mundo, logo depois do inglês.

Por isso que muitas crianças, devem, desde cedo ter o contato com ambos os idiomas, isso acontece porque a captação e o aprendizado são mais rápidos. Na verdade é como se o seu filho fosse alfabetizado na língua materna; o método é o mesmo e ao final da alfabetização básica, ele pode estar alfabetizado em inglês, francês e qualquer outro idioma que desejar.

Outro fator positivo do francês é que está é uma lingual muito cultural. Vários cursos de francês fazem com que a criança tenha contato com outra cultura, e conheça um mundo diferente, com detalhes sobre moda, gastronomia, história cultural e mundial e até mesmo no campo da arquitetura e da ciência.

Mapa da Franca
Mapa da França

Aprender o francês também significa que a criança estará apta para entender e aprender os grandes pensadores e escritores franceses, como Victor Hugo ou Marcel Proust e dos poetas Charles Baudelaire ou Jacques Prévert. Ver as obras originais desses pensadores é algo sem preço na vida de uma criança.

O estudo da língua francesa também abre caminho para que a criança e o adolescente possa fazer um intercâmbio cultural e aprender de perto toda a cultura francesa e ter contato com uma outra realidade que não a de seu país de origem. Tudo isso conta pontos para a vida profissional e experiência pessoal dos jovens.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados