InícioBebêsAndador | Seu bebê deve ou não usar?

Andador | Seu bebê deve ou não usar?

Publicado em

O andador para as crianças é um acessório que tem causado muitas polêmicas. Existem pais e educadores que não veem problemas no uso deste acessório, mas de acordo com fisioterapeutas e pediatras, o uso do andador pode ser um grande inimigo da saúde e do bem estar do seu filho. O andador não vai fazer o seu filho andar mais rápido. Por mais ansiosa que você esteja pelo fato dele dar os primeiros passos, isso será uma coisa natural; cada criança tem o seu ritmo e há uma idade certa para ele começar a andar.

O seu filho vai começar a andar quando for estimulado e estiver pronto para isso, o uso do andador não é um estímulo ideal para ele. Os pediatras ainda alertam que as crianças começam dar os primeiros passos entre os 9 e 18 meses, independente do uso do andador.

O principal problema do andador é que ele causa muitos acidentes. A maior parte dos atendimentos nos pronto-socorros é de crianças que se acidentaram com os andadores. Ou seja, andador além de não estimular o seu filho a andar ainda é sinônimo de perigo. Afinal de contas, se ele quiser pegar algo fora do alcance, além de estar preso pode cair ao tentar fazê-lo.

O andador serve mais como comodidade para os pais, já que não precisam ficar o tempo todo ajudando a criança a andar. Quando a criança estiver pronta para andar, ela o fará se apoiando na sua mão, no sofá e no berço.

Nenhum modelo de andador é seguro, ele apenas substitui você como apoio; apoio esse que não trás segurança nenhuma para o seu bebê. Além desse perigo iminente, os andadores trazem problemas para as articulações, a coluna e os joelhos do seu filho. Isso pode acontecer quando o seu filho fica exposto à ação do andador por muito tempo ou durante muitas horas por dia. O quadro ainda pode piorar se o seu filho, por algum motivo já apresenta algum problema desse gênero.

O andador força o seu filho a pular várias etapas naturais do desenvolvimento dele. Ou seja, é só você respeitar o ritmo dele e ter um pouco de paciência que não vai demorar muito para ele começar a andar sozinho. Se ele for pequeno demais para o andador, certamente ficará nas pontas do pé, o que prejudica a formação óssea e a curvatura do pé dele.

O mais correto na hora de perceber que o seu filho começou a andar é oferecer um bom local, com apoio firme no qual ele se sinta seguro e possa se soltar e assim dar os primeiros passos, e sem o andador ele pode se movimentar para onde quiser, engatinhar e pegar objetos no chão com a total liberdade. Tudo tem o seu tempo certo! 😉

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados