Constantemente nos deparamos com pessoas que têm alergia à proteína do leite ou que são intolerantes à lactose. Ultimamente percebemos também que é cada vez maior o número de consumidores com essas restrições, por isso também a oferta de produtos alternativos para atender esse tipo de público tem aumentado; mas como saber diferencia-los? Qual a diferença entre o leite zero lactose, a bebida de soja e a bebida à base de arroz, por exemplo? Todas elas substituem adequadamente o leite?

Abaixo temos um artigo da Engenheira de Alimentos e Coordenadora de P&D da Piracanjuba, Helena Camargo, onde é possível esclarecer essas e outras dúvidas.

LEITE ZERO LACTOSE x BEBIDA À BASE DE ARROZ x BEBIDA À BASE DE SOJA

Por Helena Camargo, Engenheira de Alimentos e Coordenadora de P&D da Piracanjuba

A lactose é um tipo de carboidrato presente naturalmente no leite, que, quando digerida pela enzima lactase, é transformado em glicose + galactose, outros dois tipos de açúcar. Algumas pessoas são intolerantes à lactose, pois têm pequena quantidade ou ausência dessa enzima. Desta forma, quando consomem alimentos com esse tipo de açúcar, como leite e seus derivados, podem apresentar desconfortos abdominais, gases, inchaço e diarréia, sintomas estes que são evitados pela exclusão ou diminuição do consumo de lactose.

Atualmente, o mercado conta com alguns produtos que não contém lactose, como é o caso do leite zero lactose, bebida à base de arroz e bebida à base de soja. Veja a seguir a composição nutricional de cada um deles:

Alergia à Proteína do Leite - Intoletancia à Lactose

Existem algumas diferenças das características nutricionais de cada um destes produtos:

· O leite sem lactose apresenta a mesma composição nutricional do leite de vaca, entretanto tem adição da enzima lactase, deixando, assim, a lactose já quebrada em glicose + galactose, o que permite o consumo por intolerantes e ainda oferece uma fácil digestão do alimento por qualquer indivíduo. Este produto preserva todas as características do leite, isto é, a proteína de alto valor biológico (com todos os aminoácidos essenciais), o cálcio natural do leite e outras vitaminas e minerais como fósforo, potássio e selênio, e ainda não tem adição de açúcar.

· A bebida à base de arroz pode ser consumida pelos intolerantes à lactose, mas não contém proteína. Ela contém açúcar e o cálcio não é natural do produto, sendo este mineral, na maioria das vezes, adicionado. Contudo, apresenta baixo teor de gorduras totais, saturadas e sódio.

· A bebida à base de soja também pode ser consumida por intolerantes à lactose, contém boa quantidade de proteína de origem vegetal e de fibras alimentares. Entretanto, apresenta adição de açúcar e é enriquecida com cálcio, diferente do leite que apresenta este mineral naturalmente em boa quantidade.

Desta forma percebe-se que nem todas as bebidas substituem adequadamente o leite, do ponto de vista nutricional, mas é importante escolher o melhor produto de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada indivíduo.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO