InícioSaúdeAlergia à Proteína do Leite - Intolerância à Lactose

Alergia à Proteína do Leite – Intolerância à Lactose

Publicado em

Constantemente nos deparamos com pessoas que têm alergia à proteína do leite ou que são intolerantes à lactose. Ultimamente percebemos também que é cada vez maior o número de consumidores com essas restrições, por isso também a oferta de produtos alternativos para atender esse tipo de público tem aumentado; mas como saber diferencia-los? Qual a diferença entre o leite zero lactose, a bebida de soja e a bebida à base de arroz, por exemplo? Todas elas substituem adequadamente o leite?

Abaixo temos um artigo da Engenheira de Alimentos e Coordenadora de P&D da Piracanjuba, Helena Camargo, onde é possível esclarecer essas e outras dúvidas.

LEITE ZERO LACTOSE x BEBIDA À BASE DE ARROZ x BEBIDA À BASE DE SOJA

Por Helena Camargo, Engenheira de Alimentos e Coordenadora de P&D da Piracanjuba

A lactose é um tipo de carboidrato presente naturalmente no leite, que, quando digerida pela enzima lactase, é transformado em glicose + galactose, outros dois tipos de açúcar. Algumas pessoas são intolerantes à lactose, pois têm pequena quantidade ou ausência dessa enzima. Desta forma, quando consomem alimentos com esse tipo de açúcar, como leite e seus derivados, podem apresentar desconfortos abdominais, gases, inchaço e diarréia, sintomas estes que são evitados pela exclusão ou diminuição do consumo de lactose.

Atualmente, o mercado conta com alguns produtos que não contém lactose, como é o caso do leite zero lactose, bebida à base de arroz e bebida à base de soja. Veja a seguir a composição nutricional de cada um deles:

Alergia à Proteína do Leite - Intoletancia à Lactose

Existem algumas diferenças das características nutricionais de cada um destes produtos:

· O leite sem lactose apresenta a mesma composição nutricional do leite de vaca, entretanto tem adição da enzima lactase, deixando, assim, a lactose já quebrada em glicose + galactose, o que permite o consumo por intolerantes e ainda oferece uma fácil digestão do alimento por qualquer indivíduo. Este produto preserva todas as características do leite, isto é, a proteína de alto valor biológico (com todos os aminoácidos essenciais), o cálcio natural do leite e outras vitaminas e minerais como fósforo, potássio e selênio, e ainda não tem adição de açúcar.

· A bebida à base de arroz pode ser consumida pelos intolerantes à lactose, mas não contém proteína. Ela contém açúcar e o cálcio não é natural do produto, sendo este mineral, na maioria das vezes, adicionado. Contudo, apresenta baixo teor de gorduras totais, saturadas e sódio.

· A bebida à base de soja também pode ser consumida por intolerantes à lactose, contém boa quantidade de proteína de origem vegetal e de fibras alimentares. Entretanto, apresenta adição de açúcar e é enriquecida com cálcio, diferente do leite que apresenta este mineral naturalmente em boa quantidade.

Desta forma percebe-se que nem todas as bebidas substituem adequadamente o leite, do ponto de vista nutricional, mas é importante escolher o melhor produto de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada indivíduo.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados