Seu filho volta da escola cheio de dever de casa para fazer. Então você fica na dúvida se deve ou não ajudar nesta hora. Fique sabendo que quando seu filho atingir por volta dos oito anos de idade, ele já tem condições claras de fazer a  lição de casa sozinho.

No começo da vida escolar você sabe que é difícil fazer com que seu filho se acostume a fazer as tarefas, que tenha essa responsabilidade sem a sua ajuda. Mas lembre-se de que o objetivo do dever de casa é que ele desperte o prazer pelo estudo além de ajudar na fixação do conteúdo aprendido na sala de aula.

Até não completar 8 anos, talvez você precise participar mais da hora da lição. Depois dessa idade seu filho já tem que ter autonomia e responsabilidade para fazer o dever sozinho.

Ou seja, preste bem atenção se os pedidos de ajuda neste caso são por necessidade ou por simplesmente querer chamar a atenção. Se for um comportamento que não se repete muito, você deve relevar, pois seu filho as vezes precisa de alguém com que tirar as dúvidas. E você participando ocasionalmente da lição mostra para ele que você também se interessa pelo o que ele faz na escola.

Mas tome cuidado porque dar atenção e se interessar pela tarefa do seu pequeno não significa que você tenha que dar respostas prontas para ele sempre. Se ele perceber que você faz isso, vai querer a sua ajuda toda hora e não vai aprender muita coisa. Deixe-o errar e acertar sozinho, apenas tire as dúvidas, nada de dar as respostas.

Uma dica que você pode usar para estimular seu filho a fazer as tarefas é criar uma rotina de estudos com ele. Reserve um local adequado para ele estudar e estipule um horário para fazer as lições. Assim ele também aprende que há hora para tudo, além de se organizar melhor.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de