InícioPais e Filhos - DiversosA vida prática em Montessori

A vida prática em Montessori

Publicado em

A vida prática é uma área de trabalho em Montessori à qual aderimos sempre com muito entusiasmo! Ver as nossas crianças, ainda tão pequenas (a partir de cerca dos 15-18 meses) a realizar as suas primeiras atividades do quotidiano, deixa-nos absolutamente deliciados!
Contudo, para que uma criança pequena se possa apropriar dessas novas aquisições, é essencial cumprir alguns critérios de organização e de apresentação.

Vamos ver quais são?

  1. Para cada atividade, os objetos e utensílios necessários devem ser colocados por ordem de utilização pela criança (geralmente da esquerda para a direita, porque é o sentido da escrita e da leitura na nossa cultura);
  2. O adulto deve demonstrar lentamente, muito lentamente, todos os gestos envolvidos na realização da atividade (cada gesto complexo deve ser desconstruído e apresentado como uma série de gestos simples);
  3. Na apresentação dos exercícios de vida prática devemos separar cuidadosamente o movimento e a linguagem (uma criança pequena não consegue prestar atenção, em simultâneo, àquilo que fazemos e àquilo que dizemos, por isso devem ser momentos de aprendizagem sucessivos);

 

 

É o ponto mais difícil de manter em mente, mas um dos mais importantes: a finalidade dessas atividades não é de obter um resultado perfeito, mas sim de construir o interior da criança: a confiança em si mesma, a autoestima,…

É bem mais importante o processo do que o resultado em si, por isso devemos estar preparados para aceitar que os morangos podem ficar mal cortado 🍓 as folhas de alface mal lavadas 🥗 e os ovos… esmagados🥚

Nada disso importa, porque estamos a ir ao encontro de uma necessidade intrínseca da criança, deliciosamente resumida numa das frases de Maria Montessori que mais adoro: “Ensina-me a fazer por mim mesmo!” ⭐️

Pode interessar-lhe também:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados