Na medicina no período dos 0 aos 30 dias de vida, a criança é denominada como recem-nascido. A partir dos 30 dias e até os 18 meses são chamadas de bebês, e dos 18 meses até 12 anos de idade as chamamos de crianças. A especialidade médica que cuida dos bebês e das crianças é a pediatria, e é este profissional o pediatra, que irá lhe orientar nos primeiros anos de vida do seu bebê.

A vida de um bebê é um grande milagre que presenciamos dia-a-dia. Os primeiros meses de vida de um bebê são muito importantes para o seu desenvolvimento fisico e psiquico. É na infância que se criam laços afetivos, que se aprende bons costumes, que se recebe dos pais orientação sobre como se deve comportar, etc.

Dos 0 aos 18 Meses
O bebê nesta fase é totalmente dependente dos pais. Neste período o bebê aprende atos básico de locomoção, ou seja engatinhar, sentar, andar, etc.
É uma fase onde o aleitamento materno é recomendado para que o bebê adquira os anti-corpos necessários para o seu desenvolvimento saudável, protegendo-o de infecções e outras doenças. Nesta fase também nascem os dentinhos e os cabelinhos, e também começam a balbuciar as primeiras palavras que assemelham-se água, papá, mamã, vó, vô, etc. O desenvolvimento fisico também é rápido neste período de vida do bebê.

Dos 18 Meses aos 3 Anos
Nesta fase a linguagem e a fala desenvolvem-se gradativamente. Fisicamente o bebê já consegue andar sozinho, por vezes já consegue comer sozinho. Neste período a criança já consegue formar algumas frases que tenham sentido e possui um vocabulário com cerca de 800 palavras.

Dos 3 aos 4 Anos
A criança já começa nesta fase desenvolver aspectos de responsabilidade e independencia, são altamente ativas e curiosas. Estão sempre a explorar o mundo a sua volta, sempre ávidas em conhecer e aprender. Os pais da criança, são os principais modelos nesta fase. As crianças aprendem observando comportamentos, e é através do comportamentos dos
pais que ela aprende o que o que pode ou não fazer.

Nesta fase também as crianças aprendem a diferenciação entre os sexo masculino e feminino, já tem a noção do que ela é, e do que brincam os meninos e do que brincam as meninas. Por exemplo meninos brincam com bolas, e meninas com bonecas. Também é a fase em que a maioria das crianças abandona o uso das fraldas e da chupeta. Nesta fase o crescimento fisíco não é tão rápido quanto nos seus primeiros meses de vida, e geralmente meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

Penso que acima citamos algumas características básicas da fases mais importantes na vida de um bebê, para breve iremos abordar em outros posts o desenvolvimento e tudo que envolve a vida deste ser tão pequenino, mas tão capaz e inteligente!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
Deixe um comentário

2 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
2 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Denilvan

Olha gente….bebe e uma coisa muito expecialll…….. E como se vce tivesse sonhandooo….kuidar dele, rir com ele e muitoo,,…eles nem sabe o kuanto dao trabalhooo por isso elex sao anjoss..bjox

lola

gostei muito estou gravida de m6 meses
estou mto feliz….

Denilvan

Seriu lola….parabens pa vce…. Ja sabes kual e o sexo do bébé…bjox