Uma das revistas em quadrinhos mais famosas e um dos desenhos animados de maior sucesso certamente são os da Turma da Mônica, um grupo de amigos que sempre está aprontando alguma coisa. A primeira história dessa turminha surgiu em 1959. O cartunista Maurício de Sousa foi o responsável por dar vida a esse sucesso. O primeiro desenho dele que foi divulgado foi o quadrinho que contava a história de um cãozinho e seu dono, ou seja, a história de Bidu e Franjinha. Logo depois é que surgiram os personagens mais famosos, como Cebolinha, Chico Bento, Cascão, Magali e outros.

A Turma da Mônica tem tantos personagens que ficou mais fácil o seu autor dividi-los em turmas. Cada turma tem a sua coleção, os seus personagens e as suas aventuras. Mas não pense que são histórias separadas, é muito comum os personagens das turmas se encontrarem em várias histórias.

Turma da Mônica

A Turma do Chico Bento conta histórias que se passam no interior, ou seja, na roça. É um grupo de personagens que relata toda a vida caipira do interior de São Paulo. Já a Turma do Bidu mostra o primeiro personagem criado por Mauricio de Sousa e como ele aos poucos foi se tornando mais humanizado.

Já a Turma do Horácio tem uma curiosidade, já que o próprio Horácio é um alter-ego do Mauricio de Sousa. Geralmente a histórias dessa turma trazem uma reflexão no final; Horácio é um filhote de Tiranossauro rex que ficou órfão. A Turma do Penadinho é uma turma que só tem personagens fantasmas e do folclore mundial, mas não se assuste que esses certamente serão os fantasmas mais lindos que você verá.

A Turma da Tina foi lançada em 1964 e é voltada mais par ao publico adolescente do que para o infantil; eles as vezes compartilham as mesmas histórias que a Turma da Mônica, mas só em histórias especiais já que são um grupo mais velho de personagens.

E por fim, a Turma da Mônica é composta pelos amigos Cascão, Magali, Cebolinha e Mônica. Cada um tem uma característica peculiar: O Cascão não gosta de tomar banho, o Cebolinha troca o R pelo L, a Mônica é meio dentuça e brava e a Magali é comilona. Apesar de todas as brigas e confusões, eles são ótimos amigos.

Atualmente Mauricio de Sousa resolveu escrever também para o público mais adolescente e criou a Turma da Mônica, onde os mesmos personagens aparecem crescidos e enfrentando dilemas de adolescentes.

A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos.

A “Turma” na verdade consiste em 14 turmas:

– Turma da Mônica
– Turma do Chico Bento
– Turma do Horácio
– Turma do Penadinho
– Turma do Piteco
– Turma da Tina
– Turma do Papa-Capim
– Turma da Mata
– Turma do Astronauta
– Turma do Ronaldinho Gaúcho
– Turma do Pelezinho
– Turma da Mônica Jovem
– Turma do Bidu
– Turma da Mônica Baby

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

11
Deixe um comentário

9 Comentários da discussão
2 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
10 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
DANIELI

É MUITO LEGAL PARA SE DISTRAIR ATÉ LEVANTA O ASTRAL!!!!!

bruno grossi

olá Horácio eu sou seu fã, desde criança eu sempre fiquei em extase com sua imagem eu até comprei um agarradinho seu…..

adreina soares

ADOREI MAURICIO DE SOUZA EM BEIJO PARA A TURMA TODA TA !!!!!!!!!!!!!!

amanda

eu gosto muito da turma da monica a monica e legal eu tenho todas a edisoes da turma um bijo thac

maria eduarda

eu adoro a turma da monica porque o cascão e muito engrasado um beijo para a turma
isso eu gostei maurisio de sousa
de: maria eduarda
para: a turma