Uma das revistas em quadrinhos mais famosas e um dos desenhos animados de maior sucesso certamente são os da Turma da Mônica, um grupo de amigos que sempre está aprontando alguma coisa. A primeira história dessa turminha surgiu em 1959. O cartunista Maurício de Sousa foi o responsável por dar vida a esse sucesso. O primeiro desenho dele que foi divulgado foi o quadrinho que contava a história de um cãozinho e seu dono, ou seja, a história de Bidu e Franjinha. Logo depois é que surgiram os personagens mais famosos, como Cebolinha, Chico Bento, Cascão, Magali e outros.

A Turma da Mônica tem tantos personagens que ficou mais fácil o seu autor dividi-los em turmas. Cada turma tem a sua coleção, os seus personagens e as suas aventuras. Mas não pense que são histórias separadas, é muito comum os personagens das turmas se encontrarem em várias histórias.

turma-da-monica
Turma da Mônica

A Turma do Chico Bento conta histórias que se passam no interior, ou seja, na roça. É um grupo de personagens que relata toda a vida caipira do interior de São Paulo. Já a Turma do Bidu mostra o primeiro personagem criado por Mauricio de Sousa e como ele aos poucos foi se tornando mais humanizado.

Já a Turma do Horácio tem uma curiosidade, já que o próprio Horácio é um alter-ego do Mauricio de Sousa. Geralmente a histórias dessa turma trazem uma reflexão no final; Horácio é um filhote de Tiranossauro rex que ficou órfão. A Turma do Penadinho é uma turma que só tem personagens fantasmas e do folclore mundial, mas não se assuste que esses certamente serão os fantasmas mais lindos que você verá.

A Turma da Tina foi lançada em 1964 e é voltada mais par ao publico adolescente do que para o infantil; eles as vezes compartilham as mesmas histórias que a Turma da Mônica, mas só em histórias especiais já que são um grupo mais velho de personagens.

E por fim, a Turma da Mônica é composta pelos amigos Cascão, Magali, Cebolinha e Mônica. Cada um tem uma característica peculiar: O Cascão não gosta de tomar banho, o Cebolinha troca o R pelo L, a Mônica é meio dentuça e brava e a Magali é comilona. Apesar de todas as brigas e confusões, eles são ótimos amigos.

Atualmente Mauricio de Sousa resolveu escrever também para o público mais adolescente e criou a Turma da Mônica, onde os mesmos personagens aparecem crescidos e enfrentando dilemas de adolescentes.

A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos.

A “Turma” na verdade consiste em 14 turmas:

– Turma da Mônica
– Turma do Chico Bento
– Turma do Horácio
– Turma do Penadinho
– Turma do Piteco
– Turma da Tina
– Turma do Papa-Capim
– Turma da Mata
– Turma do Astronauta
– Turma do Ronaldinho Gaúcho
– Turma do Pelezinho
– Turma da Mônica Jovem
– Turma do Bidu
– Turma da Mônica Baby

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ