A História do Futebol

O futebol é tido como paixão nacional, mas o que muitos não sabem é que o futebol é também um dos esportes mais praticados no mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições e já era praticado na antiguidade. Isso mesmo, historiadores descobriram em escavações vestígios do futebol ou jogos antigos onde se utilizava a bola como objecto de diversão.  Na antiguidade as regras não eram as regras que conhecemos hoje em dia,  as regras atuais do futebol foram criadas na Inglaterra em 1863 e até hoje são a base do esporte na atualidade.

Na Inglaterra no início do século XX o esporte era praticado pela nobreza britânica, e com o passar do tempo foi que o futebol começou a ficar mais popular entre as classes operárias e transformado num jogo de diversão e não só competitivo. O futebol joga-se num campo gramado, com medidas de 90 a 120 metros  de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, e para  partidas internacionais recomenda-se as seguintes medidas: entre 100 e 110 metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura. As duas linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de linhas laterais, enquanto que as outras são chamadas linhas de fundo. Os pontos no meio de cada linha lateral são unidos por outra linha, a linha de meio.

Campo de Futebol – Autor da Imagem Ffahm – Wikipédia

Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande área, as pequena área e as balizas. As chamadas balizas, também conhecidas como goleiras, gols ou golos, são constituídas de dois postes verticais (conhecidos como traves) de 2,44 metros de altura localizados a 7,32 metros de distância um do outro e sobre o centro de cada linha de fundo. As partes superiores  dos postes são unidas por outro poste horizontal, conhecido como travessão.

Bola de Futebol

O Jogo:

– Cada um dos dois times joga com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7.

– Durante a partida pode-se substituir jogadores por outros, denominados reservas. Um dos jogadores titulares deverá ser o goleiro ou guarda-redes.

– Cada jogador usará uniforme (ou farda) adequado constituído de uma camiseta ou camisa com mangas, bermudas, meias, caneleiras e uma chuteira. As cores do vestuário de ambas as equipes e a de ambos os goleiros devem ser claramente diferentes.

– O futebol é jogado com uma bola de forma esférica que deve ser de couro ou outro material adequado. Sua circunferência deve ser entre 68 e 70 centímetros, sua massa  de 410 a 450 gramas  e sua pressão de 0,6 a 1,1 atmosferas ao nível do mar.

– Somente o goleiro (ou guarda-redes) desde que esteja na grande área, pode utilizar qualquer parte do corpo para defender-se do gol adversário.

– Cada jogo é controlado por um árbitro principal designado pela organização da competição em questão, que será a autoridade máxima da partida e o encarregado de fazer cumprir as regras do jogo,  e tem a sua disposição dois bandeirinhas  para ajudá-lo na tomada de decisões.

– Embora o regulamento não especifica um tempo fixo de duração das partidas, recomenda-se 90 minutos por jogo, divididos em dois tempos de 45 minutos, com 15 minutos de intervalo entre ambos os períodos.

– O objetivo do esporte é marcar mais gols que o rival. Considera-se que uma equipe marcou um gol quando se introduz a bola por completo entre as traves verticais e por debaixo do travessão do rival, sempre e quando não é cometido uma infração às regras do jogo previamente.

– Em algumas partidas quando o resultado do jogo é um empate e se é necessário ter um vencedor por qualquer motivo técnico da competição,pode haver prorrogação da partida que é constituída de dois tempos, geralmente de 15 minutos cada um, dando-se continuidade à partida inicial.

– Se ainda assim houver um empate, ocorrerá uma disputa por pênaltis, que consiste em cada equipe execute cobranças de pênalti  de forma alternada até totalizar cinco cada uma. Se ao término das dez cobranças a igualdade permanecer, se continuará cobrando um pênalti por equipe até que se defina um vencedor.

Faltas:

– Há muitos tipos de faltas que podem ser marcadas ou punidas pelo juiz (ou árbitro) que vão desde a empurrões, chutes, ou golpear o outro jogador com o objectivo de obter
vantagem.

– Assim como existem vários tipos de faltas que podem ser cometidas, também há diversos tipos de punição como cartão amarelo, e cartão vermelho que significa expulsão
do jogador do jogo, ficando este impedido de jogar na próxima partida e não podendo ser substituído por outro.

Variedades do futebol:

– Futebol de salão
– Futebol de Areia ou praia
– Futebol paraolimpico
– showbol
– Futetênis
– Futebol Society

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo. Cada estado brasileiro tem muitos times, em São Paulo temos o Palmeiras, o Corinthians, e o São Paulo. No Rio de janeiro temos o Flamengo, o Fluminense, o Vasco e outros.Também temos a modalidade do futebol onde as mulheres podem jogar, trata-se do futebol feminino, e embora sendo um esporte tido como masculino hoje em dia muitas meninas praticam o futebol feminino.

Saiba também que atualmente já existem muitas escolinhas de futebol para os meninos que querem aprender a jogar desde cedo, há muitos meninos que começam a frequentar a escolinha de futebol a partir dos 5 ou 6 anos de idade; por isso se o seu filho gosta de jogar bola uma escolinha é uma ótima opção para ele poder aprender as regras corretamente. 🙂

Para saber mais sobre futebol visite: – Futebol na Wikipédia

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

53
Deixe um comentário

51 Comentários da discussão
2 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
51 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Aguinaldo Katiavala

Futebol! agora sim te conheço…

jaqueline

Copiei pro meu trabalho de olimpiadas !

Luis C. Albano

Está muito bom. Entretanto, deveria estar mais atualizado.
Abraços

miguel

de + gostei muito N:10

Em@nuele

nossa é muito legal estrei nesse site pera estudar para uma prova de educação fisica e me ajudou muito só assim consegui entender mais um pouco sobre o futbol