InícioSaúdeA era do fast-food está prestes a acabar? O caos da obesidade...

A era do fast-food está prestes a acabar? O caos da obesidade no mundo

Publicado em

Assustadoramente o Brasil está entre os maiores consumidores de fast-food no planeta, com 53,7 bilhões de reais gastos no setor por ano. O índice de obesos no Brasil aumentou 5.7% de 2006 para 2013; e em 2016, um quinto da população brasileira foi identificada como obesa (30 milhões de pessoas).

Por outro lado, o aumento dos índices da obesidade no mundo tem causado um impacto positivo sobre a forma como as pessoas vêem os alimentos e como seguem a sua rotina alimentar. Parece que há uma consciencialização maior sobre a alimentação, o que também tem contribuído para o declínio de algumas cadeias de fast-food, algumas das quais registarão perdas nas suas vendas em algumas partes do mundo.

pare com fast food

Mesmo que esta alteração de comportamento relacionada à alimentação não reflete o declínio da obesidade da população, a preferência por alimentos mais saudáveis, com maior valor nutritivo e com menor impacto ambiental tem sido à preferência nos últimos anos.

A tendência global destaca o aumento do interesse pela qualidade e segurança ambiental, não só focando nas calorias e no valor nutritivo dos alimentos, mas também nos aditivos e substâncias adicionadas para conserva-los. Como resultado, muitas pessoas também têm optado por uma dieta vegetariana/vegana.

Entre as substâncias no grupo alvo de maior atenção, encontram-se:

Os aditivos artificiais como os intensificadores de sabor e os adoçantes os hormônios para estimular o crescimento animal os antibióticos adicionados para evitar as doenças animais e a gordura trans ou saturada

Outro tema polêmico e muito discutido são os alimentos geneticamente modificados e a forma como estes podem interferir na saúde. As alternativas focam na preferência por alimentos sem adição de hormônios, naturais, orgânicos e animais criados ao ar livre, criando uma nova tendência de restaurantes de fast-food com alternativas mais saudáveis e a um preço acessível.

Esta tendência, por sua vez, irá alterar a forma como as cadeias de fast-food se posicionam hoje no mercado. Vão optar por incluir mais variedade em seus cardápios, incluindo opções mais saudáveis.

Veja abaixo no infográfico as alterações que têm ocorrido em relação a alimentação em fast-food em todo o mundo, e quais as principais alternativas. O infográfico mostra o declínio de uma das maiores cadeias de fast-food em diferentes áreas do mundo, assim como as alternativas para fast-food mais saudável, e seu futuro.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados