InícioSaúdeA Criança e a Carie Dentaria

A Criança e a Carie Dentaria

Publicado em

As cáries nas crianças são muito comuns e até por isso representam um grande problema já que destroem os frágeis dentes do seu bebê. Esse tipo de cárie, ainda na infância é conhecido como cáries de mamadeira.

O fato que pode levar o seu bebê a ter cárie, mesmo tão novo é o hábito de você o deixar dormir com a mamadeira; quando isto acontece, os líquidos que contém açúcar ficam em volta dos dentes e causam as cáries. E o vilão não é somente o leite em pó, o materno também tem açúcar.

Para evitar que isto aconteça, não deixe que o seu filho se habitue a dormir com a mamadeira e também limpe os dentinhos e a gengiva com uma gaze após cada alimentação que ele tiver; isto evita que ele tenha mais riscos de ter cárie prematuramente. Quando ele for mais velho, supervisione a escovação, ou faça-a você mesma usando uma escova de cerdas macias.

carie

Quando o seu bebê atingir mais ou menos nove meses troque a mamadeira por um copo; assim ele vai se habituando a uma rotina que inclui também a  higiene bucal antes de dormir. Os dentinhos dele agradecem.

O que poucas mães sabem é que a cárie é transmissível; a bactéria passa de uma pessoa para outra. Por isso é tão importante a família toda ter bons hábitos de higiene. O seu filho pode “pegar” cárie de forma direta no contato físico como beijos e abraços ou no indireto quando compartilham o mesmo talher e alimento; o famoso hábito que as mães têm de experimentar a comida para garantir que ela não está quente ou fria, antes de dar para o bebê.

Por isso mesmo que a higiene bucal não somente do seu bebê, mas da casa todo tem que ser um hábito saudável e levado à sério. Evite alimentos ricos em açúcar antes de ele deitar e dormir e não crie o hábito dele dormir somente com a mamadeira; esta é a maior causa de cárie nas crianças.

Foto: Wikipédia

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados