A criança aprende a se defender através das experiências, por isso é importante orienta-la corretamente para que não se sinta frustrada diante do que o futuro poderá lhe apresentar pela frente. Toda mãe quer proteger os seus filhos do mundo, é natural, é o instinto materno que fala mais alto. Porém é importante ter plena consciência que é através das experiências que as crianças aprendem a se defender e a sobreviver no mundo que vivemos.

Não superproteger os filhos , oferecer referências para que elas façam suas próprias escolhas e entender que todos os nossos instantes como pais  são exemplos a serem seguidos para o bem e para o mal;  já é um grande passo para que seu filho se torne um adulto consciente, justos e digno.

A criança aprende a se defender através das experiências

Se as crianças  tendem a nos imitar quanto ao que falamos, quanto ao que comemos,  e como nos relacionamos com os outros; tenderão também a nos imitar em sua vida adulta. Os pais são a inspiração para a criança.

É importante partilhar com os seus filhos suas experiências de infância, partilhe com ele os medos que você tinha quando criança, as dificuldades que sentia na escola; isso o ajudará a sentir-se mais seguro e a perceber que as emoções da infância são naturais e que os pais também as tiveram.

Lembre-se de ensinar aos seus filhos que é desconfortável para a outra criança quando algum coleguinha a humilha ou coloca apelidos feios e pejorativos. Ensine seus filhos que a vida é cheia de experiências boas e más, e que é através delas que nos superamos e aprendemos a viver em sociedade.  Mostre ao seu filho que bem ou mal tudo passa nesta vida, são fases que temos de atravessar de cabeça erguida , com positivimo e esperança de dias melhores.

Transmitindo segurança e confiança aos seus filhos, você o estará ensinando a ser forte diante das adversidades que terá de enfrentar em sua vida adulta. 😉

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
Deixe um comentário

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Antonio Pereira dos Passos

Ok. Concordo com a matéria e acho que nós, como pais, temos que estar atentos como a personalidade de nossos filhos se encaixam em cada experiência. Temos que nos ater sobre a maneira particular de como nossos filhos reagem a cada situação nova. Orientar sobre as regras de senso comum, de como nós próprios lidamos com as situações do dia-a-dia já é uma ótima referência a ser dada. Procurar orientações em sites especializados em convivência em familia acho ser importante para obtermos mais registros de experiências com os filhos. Posso indicar por exemplo o site clicfilhos.com.br. A importância em se… Ler mais »