Gravidez Medicina Holística

Você sabe de que é composto o leite materno? O teu bebê sim sabe

Você sabe de que é composto o leite materno? O teu bebê sim sabe
5 (100%) 3 votos

Hoje o Bigmãe traz para vocês um artigo da Lacto Vida pelas mãos da querida Yolanda Castillo (Doula, Terapeuta e Educadora perinatal) sobre a composição do leite materno,  que nos ajudará a compreender porque ele é tão precioso para a saúde do bebê.

 

Sabes de que é composto o leite materno? O teu bebê sim sabe-o!

A natureza humana é perfeita, por isso o corpo da mulher está preparado para conceber, gestar, parir, criar e claro, para amamentar. Na nossa sociedade existem muitos mitos e muitas vezes informação pouco clara em relação ao leite materno.

É divulgada muita informação sobre a lactação materna mas sabes de que se compõe o leite materno? E que por ser um tecido vivo é tão especial que a sua composição varia em diferentes momentos?

De que é composto o leite materno?

O leite materno tem mais de 200 componentes. Todos eles muito variados. O componente principal é a água, já que supõe uns 85% da sua totalidade; assim como vitaminas, proteínas, hidratos de carbono, minerais e lípidos.

No leite materno os lípidos, geralmente conhecidos como gordura, têm algumas particularidades. São uma grande fonte de energia para o bebê, já que cada toma de leite materno supõe cerca de 50% de calorias, com um papel importante no desenvolvimento e crescimento do bebê.

Mas para que possa aceder a esta percentagem total de calorias, é importante deixar que o bebê mame e conclua a toma até ao fim, já que o leite materno, por ser um tecido vivo, muda de composição ao longo da toma e também tendo em conta as necessidades do bebê.

Mas como o leite materno muda ao longo da toma?

Talvez por não compreender a natureza do leite materno, se criam mitos tais como o leite ser aguado ou que não tem qualidade, mas na realidade, é apenas um mito, porque o leite materno é sempre adequado para o seu filho.

Em contrapartida, é importante que saibamos que o leite materno muda de composição ao longo da toma, sendo no início da toma mais líquido e à medida que há mais produção e avança a toma, o leite vai-se tornando mais denso. Porque é que isto sucede?  Porque contém mais gordura e maior quantidade de calorias.

O leite materno sempre alimenta, porque sendo um tecido vivo, adapta-se às necessidades nutricionais do bebê em cada uma das etapas do seu crescimento.

O leite materno passa por diferentes etapas:

    • Pré-colostro: consta que aparece durante a gravidez, sobretudo no último trimestre.
    • Colostro: É o primeiro leite que a mãe produz; é o único alimento que o bebé necessita durante os primeiros dias de vida. O colostro fornece uma grande quantidade de anticorpos que protegem o bebé.
    • Leite de transição: é o leite produzido entre o colostro e o leite maduro. Contém uma grande quantidade de lípidos.
    • Leite maduro: consta que começa a ser produzido entre os 15 dias e o mês depois do parto e é o que a mulher continua a produzir até ao final da lactação, sempre adaptando-se às necessidades nutricionais e idade do bebê.

A lactação materna é o que a natureza preparou para a mãe e seu bebê.

Confia no teu corpo,
Confia na sabedoria da natureza,
Confia no teu bebé, porque ele sabe instintivamente como mamar,
Confia no vosso vínculo e empatia; é uma das chaves para iniciar com força, a lactação.

Veja mais informações e exponha as suas dúvidas em: – Facebook Gotas de Vida



Deixar 1 Comentário

Captcha