Vacinação | Esteja Atenta as Datas

Gostou deste Post?

Você sabe muito bem que a vacinação correta é algo extremamente importante e que seu filho não pode de jeito nenhum ficar sem. Por isso mesmo é bom você saber de todas as novidades e curiosidades sobre o tema vacinação. A vacinação nada mais é do que uma ação que sensibiliza o sistema imunológico e que assim previne o surgimento de doenças que são causadas por vírus e bactérias específicas.

A ação de vacinar nada mais é do que injetar uma dose controlada do vírus para que o sistema imunológico o combata; assim ele grava a informação e caso ocorra  uma invasão da bactéria ou do vírus, o sistema imunológico desperta e produz rapidamente e em grandes quantidades os anticorpos necessários; impedindo que os vírus e as bactérias se estabeleçam no organismo.

Ou seja, você já deve ter percebido que as vacinas são os meios mais eficazes de proteger o seu filho e você de qualquer dano mais sério no futuro. As doenças que mais ameaçam seu filho são: poliomielite (paralisia infantil), tétano, difteria, coqueluche, febre amarela, sarampo, hepatite B, meningite e gripe. Para você ter uma ideia, a varíola foi eliminada graças a vacina, e o vírus da poliomielite silvestre não atinge mais nenhuma criança na grande maioria dos países..

O caso que você deve dar mais atenção é o da rubéola, já que se ela atacar uma mulher grávida que não tomou a vacina, as conseqüências sobre o feto podem ser trágicas e irreversíveis. Você precisa ficar alerta para estar sempre com a vacina em dia, já que ela protege indivíduos ainda não nascidos, além de você mesma. Até mesmo os homens devem tomar essa vacina, pois eles podem infectar alguma mulher.

Vacine o seu filho!

Vacine o seu filho!

E ao contrário do que você possa ouvir, as vacinas são totalmente seguras. Os efeitos colaterais são raríssimos, mas reações alérgicas podem acontecer, mas não são graves e nem devem evitar que você continue vacinando você e seu filho, mas como sempre costumo dizer é imprescindível que seu filho tenha um acompanhamento pediátrico. Você pode leca-lo a consulta no Posto de Saúde mais próximo, ou leva-lo ao pediatra do seu convênio médico, mas nunca deixe de realizar consultas periódicas! :)

Veja o calendário de vacinação em: Portal da Saude Brasil



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*


7 + sete =