Bigmãe
Tudo sobre Piolhos e Lêndeas

Tudo sobre Piolhos e Lêndeas

Seja inverno ou verão há um pequeno ‘parasita’ que atinge todas as classes sociais, idades, etnias e sexos. Já sabe qual é este parasita? Se você imaginou piolhos e lêndeas, acertou. Mas apesar de poder aparecer em qualquer pessoa, são as crianças que mais sofrem com esses parasitas.  E não são os piolhos as maiores ameaças da criançada, mas sim as lêndeas que são dificeis de serem removidas. A maneira mais fácil de prevenir e eliminar boa parte delas é usar um pente fino de metal, que remove quase que 60% das lêndeas e evitam que elas se tornem os piolhos.

A lêndea é o ovo que mais tarde se transformará em piolho. Ela tem um período de encubação de oito dias e então nasce o piolho. Depois de nascer, dentro de mais oito dias ele começa a se reproduzir. Cada fêmea do piolho pode botar cerca de 200 ovos. Quando o piolho nasce, ele tem uma vida de mais ou menos 40 dias. A prevenção e a eliminação completa deles dependem de você saber o ciclo de vida.

Os piolhos adoram locais quentes e úmidos, mas ao contrário do que todo mundo pensa, o aparecimento dos piolhos não tem relação nenhuma com a falta de higiene. E o maior problema de se tratar os piolhos e as lêndeas é que assim como as bactérias, elas também são resistentes aos medicamentos. É por isso que novas fórmulas sempre são lançadas no mercado.

Por isso mesmo nada de tentar as soluções caseiras ou pesticidas para eliminar os piolhos do seu filho. Isso pode fazer com que, além de não desaparecer os piolhos, o seu pequeno ainda desenvolva sérias complicações e alergia no couro cabeludo.

E já que é quase que impossível evitar o contato entre as crianças nas escolas e em qualquer outro local, a prevenção para que o seu filho não se contamine vai ter que ser muito cuidadosa. Não deixe que ele compartilhe pentes, bonés, gorros etc. nada que vá ter contato direito com a cabeça e o cabelo dele, inclusive travesseiros e fronhas.

Caso ele se contamine, lave todos os objetos que ele usa em água fervendo para matar os piolhos e lêndeas que ficaram impregnados nos pentes ou qualquer outro objeto pessoal. Verifique também se outros membros da sua familia não estão infestados pelos piolhos, caso estejam é necessário uma mega operação para eliminação doas mesmos.

O primeiro sintoma dele se ele tiver com piolhos será alergia no couro cabeludo,  os piolhos se alimentam do sangue humano e ao picar a cabeça do seu filho eliminam através da saliva uma substancia que ocasiona o coceira; o local ao ser coçado inflama e pode se transformar em pequenas feridinhas.

As lêndeas parecem caspas, têm uma leve coloração esbranquiçada e   você pode perceber quando elas existem porque se manifestam tanto no couro cabeludo quanto nas sobrancelhas; os piolhos quando não são maduros são transparentes, e já na fase madura (com cerca de 20 ou 40 dias) já sugaram sangue suficiente para apresentar uma coloração castanha.

Hoje em dia já existem muitos produtos com os quais os cabelos e couro cabeludo podem ser lavados e que ajudam na eliminação dos piolhos e lêndeas. Após o ‘extermínio’ dos piolhos e lêndeas é aconselhável fazer uma verificação periódica na cabeça do seu filho para ver se o parasita não voltou a atacar.

Saiba mais em: Piolhos e Lêndeas