InícioEducaçãoTudo sobre Dislexia

Tudo sobre Dislexia

Publicado em

A dislexia nada mais é do que uma deficiência no aprendizado. Acredita-se que mais de 20% das crianças sofram desse déficit. A dislexia faz com que o seu filho tenha dificuldade em aprender o básico, como ler, escrever e fazer contas. Mas calma que isto não quer dizer que ele é menos inteligente, na verdade muitos disléxicos apresentam um grau de inteligência superior ao da maioria da população.

É preciso que os professores do seu filho e você estejam sempre atentos a ele para que percebam desde cedo se ele tem ou não dislexia. Caso contrário é bem comum você ou o professor confundir a dislexia com preguiça ou falta de vontade de estudar.

É natural que as crianças disléxicas apresentem mal-comportamento dentro e fora da escola como forma de extravasar as suas frustrações. Por isso todo o cuidado é pouco na hora de tachar alguma criança de preguiçosa.

A dislexia quando tratada desde cedo pode fazer com que o seu filho alcance o sucesso no futuro. Serão criadas técnicas e didáticas de aprendizagem para que ele consiga aprender sem danos e estimule ainda mais o alto grau de inteligência que ele tem. Alguns dos maiores gênios, inventores e escritores eram disléxicos, como Thomas Edison, Walt Disney e até mesmo Agatha Christie.

Tem pesquisas que apontam que as crianças disléxicas inclusive têm maior chance de ser mais bem sucedida, já que eles criam um método próprio de aprendizagem que estimula a criatividade e desenvolve habilidades para evitar o stress.

A origem da dislexia é neurológica e genética. Se o seu filho nascer disléxico é sinal de que algum parente ou alguém na família também tem ou teve dislexia. Os tratamentos para a doença incluem técnicas para que o cérebro relacione letras aos sons e o significado das palavras que elas formam.

Quanto mais cedo você tratar a dislexia do seu filho, maiores as chances dessas conexões falhas no cérebro se atenuarem e serem corrigidas. A boa notícia é que se tratada nos primeiros anos de vida a dislexia é totalmente curável.

O primeiro fator que você deve ficar atenta para perceber a dislexia é que se mesmo o seu filho estudando em uma boa escola, as notas não refletem o ensino dele e ele tem dificuldade nas tarefas; o segundo passo é ver se ele não confunde letras do alfabeto ou sons das palavras – isto você pode observar desde cedo, mesmo antes de ele entrar na escola, veja se ele tem dificuldade na fala ou em rimar as palavras.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados