Tudo que Você Precisa Saber Sobre Batizado

Gostou deste Post?

Chegou a hora de batizar o seu bebê. Já demos aqui no Big Mãe algumas dicas sobre batizado , são itens importantes para que corra tudo bem neste dia; mas sempre é bom rever alguns pontos. Neste momento tantas dúvidas surgem como qual roupa colocar nele ou que lembrançinha dar; como escolher os padrinhos. Montamos um pequeno guia para você ter algumas ideias do que fazer neste dia tão especial.

O batismo é o ato de conceder a graça de Deus no coração e libertar de todos os pecados. É a apresentação da criança à vida cristã e religiosa! É uma celebração que comove a todos já que naquele momento o seu filho recebe o primeiro sacramento.

Para a cerimônia você e seu marido têm que pensar na escolha do padrinho e da madrinha, decidir em qual paróquia será realizado, ver se vocês irão querer uma cerimônia individual ou coletiva, verificar a data e o local onde será realizado o curso para padrinhos, comprar a roupinha que deve ser branca, fazer os convites, comprar as lembrancinhas, organizar a comemoração após o batismo e providenciar alguém para filmar e fotografar.


É uma lista grande de afazeres, por isso é bom você começar bem antes da data que tem em mente para o batizado. Os padrinhos devem estar cientes da responsabilidade deles e necessariamente serem da mesma religião que a sua. É sempre bom você visitar a igreja para ver o local e consultar os horários da cerimônia e se ainda é possível ter uma cerimônia individual ou coletiva.

Os padrinhos devem necessariamente fazer um curso onde eles serão orientados sobre a importância do batismo e o que significa ser padrinho para a vida de uma criança.

Já a roupinha usada pelo seu bebê no dia deve ser branca já que esta cor simboliza a pureza e é sinal de uma nova vida que começa. O mais convencional ainda é o mandrião, que é um longo vestido branco, e que pode ser usado por meninos e meninas. Se você não quiser necessariamente a cor branca, procure alguma peça que tenha a cor mais clara possível.

Com relação ao convite uma boa dica é que você pode fazê-lo você mesma. Use cores claras como o azul, amarela ou rosa e coloque no fundo alguma imagem como a foto do seu bebê ou algo ligado ao batismo.

As lembrancinhas podem ser desde caixinhas com a foto do seu pequeno na parte de cima e um terço dentro, quanto um pequeno porta-recado no formato de um anjinho ajoelhado com as mãos juntinhas. Nesta etapa é só você usar a imaginação.

Se você realizar a cerimônia de manhã, pode oferecer um almoço com dois tipos de carne, arroz, verdura, bebidas e sobremesas. Se for realizado a tarde, o mais recomendado é que você sirva um chá com bolachas, pães e bolos variados além de café e outras bebidas.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. cristiano do espirito santo diz:

    ola, sendo um blog mais para as mães, mas como eu tenho uma filha que fez um aninho no dia 24/09/09, atraiu a minha atenção os cuidados dos nossos filhos. O que eu não gostei foi do batizado de bebes, porque não se batiza e sim apresenta – se o bebe a DEUS. Leia nas biblias oque significa batizado, isso nada mais é motivo para tirar dinheiro dos pais.

    • admin diz:

      Ola Cristiano respeitamos a sua opiniao e agredecemos o seu comentario. Ocorre que algumas religiões veem o batismo de forma diferente, se é que podemos chamar de ‘formas diferentes’. A evangelica geralmente faz o batismo nas aguas e até mesmo quando a pessoa já é adulta, a católica prega que o batismo deva ser feito logo no inicio da vida do bebê. Como eu sempre digo, cada um tem a sua religião e respeitamos todas; e post foi atendendo a pedidos de mães que buscavam orientação sobre batismo.
      Obrigada.

    • pollyanna diz:

      ai que vc tah errado ,mais tem como obrigacao batizar nossos filhos se vc quiser q elle seja reconhecido por deus ou deixar aquela crianca inocente ser paga ,olha eu ainda nao sou mae mais quando eu tiver meu filho elle sera batizado com todo amor nois temos q mostrar q nossos filhos seja reconhecidos por deus para q elles more um dia na morada deus

  2. SOFIA diz:

    SE AGENTE FOSSE ENUMERAR TUDO QUE ESSAS IGREJAS FAZEM PARA ARRANCAR DINHEIRO DE PESSOAS INOCENTES TANTA EXTORÇÃO FICARIA AKI ATÉ JESUS VOLTAR ESCREVENDO PRA QUE PIOR QUE A UNIVERSSAL É O TORTO FALANDO DO ALEIJADO EU ACHO O BATIZADO CATÓLICO A COISA MAIS LINDA !!!!

  3. Viviane Francci diz:

    Boa tarde, eu tenho uma dúvida, sou evangélica e meu marido católico, ele é batizado na igreja católica e eu passei nas águas na igreja evangélica, ele fez todos os cursinhos quando criança na católica e eu não fiz nada por ser evangélica. Nosso filho vai nascer em 2011 e já estou lendo a respeito de batizado, já que optamos em batizá-lo na católica e ele quando crescer escolherá qual caminho seguir. Pelo fato de eu não ter sido batizada nem ter feito os cursinhos na igreja católica me impedirá de batizar o meu filho?? Os padrinhos são evangélicos também!!
    Desde já agradeço a atenção e aguardo um breve retorno.

    Viviane Francci.

    • admin diz:

      Viviane, estas informações você poderá ter na paróquia onde irá batizar seu filho.
      Pelo que sei, na igreja católica é necessario que os pais tb tenham sido batizados na igreja católica para poder batizar o bebê.
      Sei tb que os padrinhos deverão fazer um cursinho para poder batizar o seu bebê.
      Informe-se na paroquia do seu bairro, eles te darão maiores informações.

  4. Viviane Francci diz:

    Obrigada!!!

    • Luis diz:

      Para batizar seu filho na Igreja Católica, basta que um de vocês (pai ou mãe) tenham o desejo de batizá-la nesta religião.
      Os padrinhos tem que ser católicos.
      Se você é batizada em Igreja Evangélica, não há problema, para os católicos o seu batismo é tão válido quanto o ministrado na Igreja Católica. Espero que tenha sanado suas dúvidas.

  5. jeouse de oliveira diz:

    boa tarde, eu preciso saber se posso batizar minha filha com já 2 anos, e se eu não sendo batizada no catolico, somente o pai , podemos realizar o batismo . obrigada.

  6. Aline diz:

    Boa tarde, minha nenem já vai completar 6 meses e quero muito batizá-la na igreja católica. Sou católica e o pai da bebe também mas não somos casados apesar de vivermos juntos há onze anos. Os padrinhos tbm não são casados e vivem juntos há 15 anos e um deles é católico e o outro evangélico. Complicado né? Será que não poderei batizá-la? Agradeço sua atenção e aguardo seu retorno.

    • admin diz:

      Aline, antigamente a igreja era mais rígida com relação a isso, para batizar uma criança na igreja católica era necessário que os pais fossem casados no religioso. Hj não sei se está tão radical, aconselho que vc procure um padre, ou a paroquia onde vc deseja btizar sua filha e peça orientações sobre como proceder.

  7. Aline diz:

    Ok, muito obrigada.

  8. rita diz:

    vou batizar minha filha, mais como n sou catolica, praticante, confersso, estar com medo, de não saber reponder as perguntas, q o padre, vai mim fazer. então quero q vcs mim ajude, mim enviando, as pergunta , do padre, e q k devo responder. fico grata.

    mulher procupada…..

  9. kira diz:

    não qero batizar meu bb tem como o pai do bb faze-lo sem me consentimeto?

  10. tatiane r diz:

    eu e meu eposo somos catolico, e os escolhidos para o batizado são evangelicos.não quero mudar a minha religião e nem os padrinhos irão mudar a deles, o que faço? é certo batizar em que religião??? por favor me aconselhem pois estou super perdida.

    • katia diz:

      Tatiane na verdade antes de ter escolhido os padrinhos vc deveria ter ponderado acerca das diferenças de religiões, seu filho deve ser batizado na religião dos pais, ou seja se vcs sao catolicos, o bebe devera ser batizado na igreja catolica. Qto aos padrinhos nao concordarem, sinto mto, mas deve prevalecer a religiao dos pais.

    • pollyanna diz:

      bem os padrins tem q ser da mesma religia q a sua para vc poder batizar.ea religiao certa pra batizar ea catolica .

  11. juliana Alves diz:

    Bom Dia!!! preciso de uma ajuda, nem eu e meu marido somos católicos praticantes, mas queremos batizar o bebe na igreja, somos casados apenas no civil e os padrinhos são uma amiga minha e um amigo dele, porque não posso batiza-lo só por não ser casada na igreja catolica?

    • katia diz:

      Olá Juliana,
      Pelo que sei, se o casal não é casado na igreja, não recebeu a benção da igreja e portanto o casamento está em pecado. Isso já é bem
      antigo, aliás achei que já nem mais exigiam isso, pq hj em dia milhares de casais não são casados na igreja, mas ainda são católicos e até mesmo
      assíduos praticantes.
      Bem já ouvi dizer que algumas igrejas já não mais exigem isso dos pais da criança.
      Já tentou procurar uma igreja em outra cidade ou em outro bairro?
      Pode ser que em outra jurisdição essa exigência não exista.
      Boa sorte.

  12. juliana Alves diz:

    E se puder onde devo recorrer para conseguir, pois nas igrejas aqui de minha cidade disseram que eu preciso casar na igreja para depois batiza-lo, mas na vdd não quero casar na igreja, ja sou casada no civil e olha que para realizar este casamento ja me custou uma nota, imagina na igreja então… Me ajudem ele ja esta com 7 meses e quero batiza-lo logo…Obrigada.

  13. luane diz:

    estou com duvida de quantos padrinhos são necessario pro bastimo,me falaram que tem ser quatro,isso e verdade

  14. Raylma diz:

    Olá,gostaria de saber se há algum problema os padrinhos da minha bebe serem evangelicos, eu sou catolica e minha familia tbm.Mas o problema é que não encontrei mais ninguem para batizá-la e achei eles um casal perfeito para padrinhos,pois são muito religiosos,frequentam a igreja e são muito amigos nosso!E pretendo batizar minha bebe quando ela tiver com uns 8 meses,mais tenho medo de o Padre da Paróquia achar ruim ou falar algo.Não quero que eles paguem esse mico né,kkkkk.Desde já agradeço.

    • katia diz:

      Raylma, nao sei se o ideal é escolher padrinhos de religião diferente da sua.
      Se vc é católica, procure padrinhos católicos. Cada Igreja tem o seu seguimento e crê em coisas diferents, apesar de Deus e Jesus serem
      UNICOS.Porem na prática as coisas sao diferentes, pense melhor.

  15. sarah leite da silva diz:

    batismo e tudo na vida das pessoas

  16. Vania diz:

    olá,devido problemas familiar,eu demorei um cado
    pra batizar meu filho,
    e hoje ele tem 6 anos.
    e eu gostaria de batizar ele agora em agosto
    mas com roupa branca,tem problema?

    • katia diz:

      Vania que eu saiba não há problema nenhum.Sugiro que vc consulte a paróquia mais próxima de sua casa, a roupa quase sempre é branca, porém como disse é melhor confirmar com o padre.

  17. daniela diz:

    como batizar bebes em casa o que deve se fazer

  18. xxx diz:

    Olá!!Bom dia!
    Estou com um problemão… Nao sou casado, nem estou namorando, nem sou católico, na verdade, mas sempre me agradou a idéia do batismo…Porém, minha ex-namorada está grávida, e tudo indica que o filho é meu… Ela se diz católica, mas nao frequenta igreja alguma…E para piorar, durante nosso namoro, ela me traiu com um ex dela, com quem ela está namorando novamente… E agora ela disse que independente da minha vontade, vai tornar este namorado dela, padrinho do meu filho…existe algo que eu possa fazer??

    • katia diz:

      XXX,
      Que eu saiba não, mas se ela te traiu com o ex dela, não seria bom vc fazer um exame de DNA? E se ele for o pai da criança? Não dá para ser pai e padrinho ao mesmo tempo né? Já pensou nisso?

  19. natalia diz:

    eu queria saber como soa os padrinhos e como escolho os padrinhos.

  20. ELIANE VASCONCELOS diz:

    Estou com uma tremenda preocupação. Tenho uma sobrinha que está para dar a luz. Ela é uma moça que tem deficit de atenção e ele também . Tudo bem, eles se conheceram,casaram (sem a concordância dos pais dela). Hoje els residem com os pais dela(ele não tem condição financeira estável). Toda a minha família se empenhou e está ajudando com enxoval,móveis, etc. Agora o problema está na escolha dos padrinhos. Eles escolheram uma “amiga”(minha sobrinha não costuma se socializar muito bem) dela que é mãe solteira(nada contra esta condição) e um cunhado dele. Pelo que sei ,os dois convidados não possuem condições financeiras estáveis e tenhos minhas dúvidas quanto a vida pessoal deles. Fui alertá-la que padrinhos são substitutos dos pais e etc. e sugeri o irmão dela que mora no Paraná e sua noiva. Ela não gostou e me desacatou. Sempre tive esta sobrinha como uma filha querida e só estou querendo ajudar. Ela está certa nestas escolhas. Senão como fazê-la entender desta grande responsabilidade. Ela não escuta os pais.Agradeço e aguardo resposta.

    • katia diz:

      Eliane, bem não sei se ela frequenta a igreja, se for o caso dela frequentar, talvez o padre pudesse orienta-la qto a isso. Talvez se ela fosse buscar informações na igreja e participasse de alguma reunião de orientação que muitas paróquias realizam, ela cairia em si e talvez se desse conta de importância que os padrinhos tem na vida da criança.

  21. ROSEMERI BEDNAREK diz:

    QUERO SABER SE O BATISMO EM CASA TEM MESMO VALOR QUE O NA IGREJA:
    MEU FILHO FOI BATIZADO NOS DOIS ,MAS DIZEM QUE PADRINHO EM CASA NÃO É PADRINHO,MAS ANTIGAMENTE ERA MUITO COM ISSO E TODOS ERA M CONSIDERANDOS
    PADRINHOS IGUAL,MAS TEM PESSOAS QUE ACHAM QUE PADRINHO É SÓ O DA IGREJA,E NÃO A CEITÃO SER EM CASA ,POIS A CHÃO QUE NÃO VALE,SE PUDER ME ESCLAREÇA POR FAVOR ,E TIRE MINHA DUVIDA-POIS PRA MIM É TÃO IMPORTANTE COMO NA IGREJA,OBRIGADO

    • katia diz:

      Rosemeri, que eu saiba se o batizado for realizado pelo padre, o ato tem valor seja ele feito em casa, na igreja ou numa fazenda.

  22. jessica diz:

    oii vou ser madrinha de batismo gostaria de saber quais documentos levar e se no dia precisa assinar algum documento obrigada….

    • katia diz:

      Jéssica, a mãe do bebê deverá receber toda a orientação necessária na igreja onde for decorrer o batizado. Quase sempre os padrinhos deverão fazer um curso na paróquia, bem como receberão instruções se há necessidade de apresentar algum documento ou não. Tente conversar com a mãe do bebê, e ver se ela sabe informar-lhe sobre este curso e o que é preciso.

  23. leticia diz:

    olá, tenho 13 anos de idade e faço catequese a 4 anos e agora irei batizar e fazer primeira comunhão e eu queria saber o que preciso estudar para correr tudo bem?, eu estou muito nervosa e apreensiva meus padrinhos é casada na igreja católica e eu tbm frequento por favor me ajude para mim não passar vergonha na frente de todos por favor eu peço para alguém me responder .

    obrigada mesmo.

  24. jessica silva diz:

    oii gostaria muito de saber por favor… vou ser madrinha queria sabe se os padrinhos precisam assinar pois sofro de fobia social é uma doença que deixa as mãos tremer muito na frente das pessoas me mande um aresosta o mais breve possivel pois o batizado sera domingo agora dia 29/09/2013….muito obrigada…

  25. Eliane diz:

    Uma criança pode ser batizada em mais de uma religião e com padrinhos diferentes? O que pais que fazem isso estão fazendo?

    • katia diz:

      Eliane, poder, pode, já que a mãe pode ser católica e o pai de outra religião, e juntos se calhar chegam a um acordo do gênero, vamos batiza-lo nas duas religiões e ele qdo estiver maior segue o que desejar. Mas eu sinceramente não vejo muito sentido nisso. Talvez o único sentido fosse esse de contentar ambas as famílias e não haver problemas qto a isso, já que conheço por exemplo mtos católicos casados com judeus. Mas sinceramente batizar em duas religiões eu pessoalmente nunca presenciei.
      Quanto a orientação religiosa que vão dar a criança durante a sua vida isso já é uma outra história.

  26. rosa diz:

    oi vou ser madrinha de batismo fis o curso mais esquesi as perguntas q o padre. vai fazer o que tenho respodo. fis o curso a 9 meses

    • katia diz:

      Olá Rosa, quem sabe se vc procurar a paróquia em que fez o curso eles possam lhe fornecer um guia, ou até mesmo terem algo que vc possa ler ou estudar novamente as perguntas. :)

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online