InícioEducaçãoTradições da Pascoa

Tradições da Pascoa

Publicado em

A Páscoa certamente é um dos feriados e festas religiosas mais aguardadas pelas crianças. A Páscoa é cheia de tradições, lendas, símbolos e costumes que encantam os menores e até mesmo os adultos que se sentem como crianças na época da Páscoa.

E é bom que você ensine todas as tradições da data para que você e seu pequeno possam viver tudo o que há de melhor da época.

Na verdade a maioria das tradições da Páscoa remete a atos pagãos que foram aos poucos incorporados na vida cristã. As tribos pagãs da Europa celebravam o nascimento da primavera, no final de março; era o culto a deusa da primavera, Eostre.

Alguns filósofos dizem que foi daí que surgiu a palavra Easter, Páscoa em inglês.

tradicoes da pascoa

Os Judeus já celebravam a páscoa mesmo antes do nascimento de Jesus; para eles a Páscoa significa a liberdade dos anos de escravidão no Egito.

Para os cristãos, Páscoa significa o ressurreição de Jesus e a ascensão aos céus dois dias depois de sua morte, na sexta-feira santa.

ressureicao de cristo

Uma das tradições da Páscoa são os ovos de chocolate, que significam o começo do universo.

Essa tradição começou com os chineses que coloriam os ovos de pata para celebrar a vida e os davam de presente para outras pessoas.

Os ovos de chocolate propriamente ditos só começaram a aparecer no século XVII; os ovos feitos de plástico e recheados com bombons surgiram na década de 60. Na verdade a troca dos ovos de pata ou galinha pelos de chocolate se deve ao fato da descoberta e da comercialização em massa do chocolate naquela época.

Já o coelho da Páscoa significa fecundidade e renascimento, tem origem anglo-saxônica, na verdade naquela época era uma lebre que simbolizava a Páscoa. Na verdade o animal que leva os ovinhos para as crianças muda conforme a região.

As crianças tchecas esperam que a cotovia traga-lhes presentes; as alemãs têm duas opções além do coelho: galo ou cegonhas. Mas o significado de prosperidade e fartura em todas é o mesmo. No Brasil a tradição do coelho da páscoa foi trazida pelos alemães, em 1913.

As vestimentas também fazem parte das tradições da Páscoa. Antigamente, quem era batizado durante a quaresma tinha que usar roupa branca durante a semana da Páscoa.

Já os que já foram batizados usavam roupas novas na Páscoa para simbolizar a graça divina ou para se ter boa sorte no resto do ano, como acreditavam os norte-americanos.

Pode interessar-lhe também:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados