Tradições da Pascoa

Gostou deste Post?

A Páscoa certamente é um dos feriados e festas religiosas mais aguardadas pelas crianças. A Páscoa é cheia de tradições, lendas, símbolos e costumes que encantam os menores e até mesmo os adultos que se sentem como crianças na época da Páscoa. E é bom que você ensine todas as tradições da data para que você e seu pequeno possam viver tudo o que há de melhor da época.

Na verdade a maioria das tradições da Páscoa remete a atos pagãos que foram aos poucos incorporados na vida cristã. As tribos pagãs da Europa celebravam o nascimento da primavera, no final de março; era o culto a deusa da primavera, Eostre. Alguns filósofos dizem que foi daí que surgiu a palavra Easter, Páscoa em inglês.

Os Judeus já celebravam a páscoa mesmo antes do nascimento de Jesus; para eles a Páscoa significa a liberdade dos anos de escravidão no Egito. Para os cristãos, Páscoa significa o ressurreição de Jesus e a ascensão aos céus dois dias depois de sua morte, na sexta-feira santa.

Uma das tradições da Páscoa são os ovos de chocolate, que significam o começo do universo. Essa tradição começou com os chineses que coloriam os ovos de pata para celebrar a vida e os davam de presente para outras pessoas. Os ovos de chocolate propriamente ditos só começaram a aparecer no século XVII; os ovos feitos de plástico e recheados com bombons surgiram na década de 60. Na verdade a troca dos ovos de pata ou galinha pelos de chocolate se deve ao fato da descoberta e da comercialização em massa do chocolate naquela época.

Já o coelho da Páscoa significa fecundidade e renascimento, tem origem anglo-saxônica, na verdade naquela época era uma lebre que simbolizava a Páscoa. Na verdade o animal que leva os ovinhos para as crianças muda conforme a região. As crianças tchecas esperam que a cotovia traga-lhes presentes; as alemãs têm duas opções além do coelho: galo ou cegonhas. Mas o significado de prosperidade e fartura em todas é o mesmo. No Brasil a tradição do coelho da páscoa foi trazida pelos alemães, em 1913.

As vestimentas também fazem parte das tradições da Páscoa. Antigamente, quem era batizado durante a quaresma tinha que usar roupa branca durante a semana da Páscoa. Já os que já foram batizados usavam roupas novas na Páscoa para simbolizar a graça divina ou para se ter boa sorte no resto do ano, como acreditavam os norte-americanos.

Saiba mais em: Curiosidades sobre a Páscoa

A Páscoa em outros países: Manual do Mundo



Gostou deste Post?

Comentários

  1. bianca diz:

    muito legal saber sobre pascoa

  2. moniky diz:

    gostei mto …..Adorei este site

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online