InícioAtividades para CriançasTerapia Ocupacional para Crianças e Adolescentes

Terapia Ocupacional para Crianças e Adolescentes

Publicado em

A terapia ocupacional é muito usada em crianças e adolescentes, já que trata de problemas que vão desde os motores, psicológicos e psicossociais. Ela revela e trata a área que a criança ou o adolescente tem mais problema em desempenhar.

A Terapia Ocupacional age diferentemente em cada idade do individuo. O terapeuta ocupacional é que vai avaliar a necessidade de cada individuo e assim fazer um tratamento específico para ele. Não há como duas pessoas receberem o mesmo tratamento já que as necessidades de cada uma são diferentes.

terapia ocupacional
Pintura das alunas da 1ª Turma de Terapia Ocupacional da Uniara

Ver também: Curso Terapia Ocupacional – Uniara

Depois desse pré-diagnóstico feito, o terapeuta ocupacional, sabendo das necessidades e dos limites da criança vai desenvolver atividades que façam com que a criança ou o jovem possam com o passar do tempo desenvolver todas as atividades plenamente e assim deixar as dificuldades de lado.

A Terapia Ocupacional vai analisar fase por fase do desenvolvimento da criança ou do jovem e assim adequando o tratamento para as necessidades que ele tem ou que já superou, focando sempre na criança e em suas limitações e objetivos.

O que pode acontecer na terapia ocupacional, é que a criança ou o adolescente precisa de uma ajuda para perceber os estímulos que vem do meio onde ele vive. É muito comum as crianças e jovens terem problemas ou identificarem incorretamente os estímulos que os rodeiam. Ás vezes a criança pode ficar agressiva aos estímulos agradáveis e permissiva aos estímulos agressivos. A terapia ocupacional vai desenvolver um plano de ação para que a criança aprenda corretamente como lidar com tudo isso.

E para isso, o profissional da terapia ocupacional vai usar os mais diferentes métodos e objetos para alcançar o objetivo e moldar a criança de forma correta para que ela entenda corretamente tudo o que passa ao seu redor.

A terapia ocupacional é usada com crianças e jovens que tenham algum problema no desenvolvimento piscimotor, deficiência ou síndrome específica que impedem que elas tenham um bom desenvolvimento ocupacional.

Ler também Terapia Ocupacional – wikipédia

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados