InícioPais e Filhos - DiversosRelacionamento Pai e Filhos

Relacionamento Pai e Filhos

Publicado em

Quando dizemos pais, incluimos a mãe, entretanto este post é para falar sobre a relação pai e filho, e pai e filha. A presença de um pai é muito importante na educação da criança, aqui não vai nenhum preconceito em relação a mães que optaram por ter seus filhos sozinhas; muito pelo contrário, porque a maioria das mulheres que fizeram esta opção, seja por qual motivo for, são mulheres fortes e que não se deixaram abater por alguma adversidade da vida.

Mas isto não significa que a presença de um pai não seja importante para uma criança, a figura paternal pode ser transferida para um avô, um tio ou um parente próximo, mas é diferente. Quando falamos no PAI, estamos a falar do pai genético e principalmente que assume suas responsabilidades como tal para criar este filho.

Afinal um filho não se faz sozinha! Para se ter um filho é necessário a contribuição ‘biológica’ da mãe e do pai. Há muito tempo eu ouvi uma frase num comercial de televisão que dizia: ‘Não basta ser pai, tem que participar’. Desde então esta frase marcou geração e para mim traduz uma grande verdade. Um pai tem que participar de maneira ativa na vida e na educação do seu filho ou de sua filha, um pai tem de contribuir não só financeiramente para o sustento de uma criança; mas tem de contribuir essencialmente para a formação moral e psicológica desta criança.

Infelizmente alguns vão me dizer, que a teoria na prática é bem diferente; e eu terei de concordar. Que bom se assim fosse e que todos os pais tivessem exata consciencia do que é ‘por um filho no mundo’, e mais, que bom seria se um homem soubesse o quanto é difícil para uma mulher criar e educar um filho sozinha.

Que bom seria se antes de pensar em ter um filho, o ‘PAI’ soubesse a responsabilidade que o espera! E que bom será se um dia existirem pessoas mais conscientes e mais responsáveis ao lidar com a vida humana.

Afinal, digo e repito: ‘Não basta ser pai, tem que participar!’

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados