Recuperação Pós Parto – Mitos e Verdades

Gostou deste Post?

Recuperação Pós Parto – Mitos e Verdades. Depois da hora do parto toda a mulher, ao chegar em casa, tem como 100% da preocupação cuidar do filho. Mas engana-se quem pensa que os cuidados devem ser somente com os recém-nascidos. Você e o seu bebê têm que ter os mesmos cuidados. E é claro que como sempre, nesta hora surgem mitos e crendices populares. O ideal é você estar atenta para saber o que é mito e o que é verdade nos cuidados pós-parto.

Outra questão absurda que tenho observado nos emails e comentários que são aqui deixados no Bigmãe, é que as mulheres após o parto não voltam a procurar o médico, tão pouco retornam ao consultório para ver se está tudo bem.

Dúvidas simples e que poderiam ser esclarecida na consulta alguns dias após o parto, persistem na cabeça de muitas mães. É essencial enfatizar que após o parto a mulher deve marcar uma consulta com o médico que fez o parto ou com o ginecologista que a acompanhou durante a gravidez. Somente o médico será capaz de diagnosticar, tirar dúvidas e prescrever qualquer tipo de medicamento.  Esteja atenta.

O período pós-parto é popularmente conhecido como quarentena ou resguardo. Na verdade, como esse período é popularmente  recheado com uma série de crendices, o mais aconselhável é você procurar o seu médico para tirar as dúvidas.

Esse período de resguardo pode ir até a sexta ou oitava semana pós-parto. Esse é o tempo que os seus órgãos vão precisar para voltar ao estado normal, de antes de você engravidar.

O útero da mulher cresce quase que 50 vezes durante a gestação e no local onde a placenta ficou, agora estão pequenas cicatrizes intnernas que precisam ser cicatrizadas, por isso mesmo esse tempo de resguardo tem que ser respeitado; caso contrário a mulher corre o risco de ter infecções. A febre pode ser um sintoma dessa infecção, então ao menor sinal de febre procure logo o médico.

É recomendado também que você procure o médico caso o sangramento normal que ocorre após o parto não cesse até o 40º dia. Outro ponto que pode te incomodar é a episiotomia, aquele corte que o médico precisa fazer entre o ânus e a vagina para que o bebê saia com facilidade; o seu médico poderá lhe indicar medicamentos tópicos que poderão amenizar a dor e facilitar a cicatrização.

A higiene nesse período é mais do que necessária, por isso mesmo não deixe de fazer todos os banhos de assento que o médico vai lhe recomendar; e também não deixe de usar os produtos indicados por ele. Tudo isso vai ajudar na cicatrização e no desaparecimento de qualquer foco de infecção.

E não se esqueça que o período de resguardo é para você descansar. Por isso mesmo durma bastante e retome as atividades diárias aos poucos. Depois de 15 dias após o parto a musculatura do abdômen volta quase que 70% da forma original. Por isso mesmo o repouso é necessário, mas não vá ficar deitada o dia todo; o esforço entre levantar e sentar ajuda a estimular a musculatura.

Outro mito antigo que foi passado de geração à geração era de que após o parto não se podia tomar banho de corpo inteiro, e tão pouco lavar os cabelos. Isto não é verdade, ao contrário você deverá  manter todos os seus hábitos de higiene diários.

Caso você tenha prisão de ventre neste período peça ao seu médico uma solução e lembre-se de não tomar remédios e receitas caseiras milagrosas, tudo que você ingere é passado para o seu bebê através do leite, por isso esteja atenta. Só tome o que seu médico prescrever.

A mesma dica é válida para as rachaduras que por ventura você possa ter nos bicos dos seios, não utilize pomadas ou outra substancia sem consultar o seu médico. O mesmo vale para tratamentos estéticos faciais e também para utilização de químicas nos cabelos. antes de realizar qualquer procedimento consulte seu médico.

Não carregue peso nos 30 primeiros dias, nem se esse peso for o filhote mais velho. Tudo isso é para que você se recupere mais rápido e possa curtir o seu bebê da melhor forma possível, sem complicações ou sustos.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. michele diz:

    Oi fiz cesariana e tenho uma duvida ;é verdade que nao se pode varrer a casa?
    pois eu tive uma infecçao durante a recuperaçao, o meu medico falou que foi porque perdi muito liquido aminiotico e q ocasionou a infecçao.Na cirugia saia secreçoes que tinha um odor horrivel e doia muito so de soprar passei 4 dia sofrendo pensado que era a anestesia que tinha saido mas nao, tive que colocar dreno pra que saisse toda secreçao por 3 dias pra poder retirar o dreno.Sofri com dores o dia e a noite por 7 dias ate que completei 15 dia e aos poucos fui me recuperando e hoje com 27 dias estou mais disposta faço de tudo ate pego peso de ate 5kl pois eu me basei no peso da minha filhota e na maneira que pego o peso, há me abaixo tambem so nao farri a casa pois acho que requer mais esfoço.espero que tenham entendido meu sofrimento e me retornem a resposta .
    beijos michele.

    • admin diz:

      Michele, se vc teve estes problemas pós parto é bom que realmente nao faça muitos esforços, tudo tem que ser aos poucos. Espere mais um tempo até se recuperar plenamente. O mais importante é a sua saúde, o varrer a casa fica para depois :) Bjs

  2. Fabiana diz:

    é verdade que n pós parto não podemos varrer a casa porque a mãe do corpo esta andando.

    • admin diz:

      Não Fabiana, isso não existe. Afinal e quem é a mãe do corpo? Nunca tinha ouvido falar nisso!
      a mulher depois do parto deve fazer as coisas conforme se sente em condições para faze-las, se tiver dores, ou se estiver com pontos é óbvio que deve evitar
      esforço físico, no mais pode elvar vida normal, a não ser o médico dê orientações contrárias.

  3. kleidi diz:

    olha ganhei o meu filhote há 10 dias e tanto minha mãe qto minha sogra disseram que não era para varrer a casa ou passar pano, pegar chuva pois isso pode baixar o utero , foi isso que aconteceu com minha mae. Então embora o meu parto tenha sido normal e tenha levado alguns pontos não pego em vassoura e nem minha filhote de 3 anos , o resto como lavar uma louça ate vai.
    se cuida, e cirurgia é coisa seria a minha primeira gravidez foi cesaria. curta esse momento especial na vida da mulher e cuide apenas do seu filho e de vc.

  4. aline riegler diz:

    olá, ganhei meu filho de parto normal e hj ja tem 18 dias, mais infelizmente meus pontos inflamaram mais isto ja se passou, tive e ainda tenho problema na amamentação pois me bebê me fere toda que fica em carne viva, preciso de ajuda o que é bom para sarar? e tem três dias que estou tendo febre alta e gostaria de saber o que fazer pois tomo remédio e ela volta mto rápido, queria saber se posso amamentar com febre ou se prejudica o bebê? obrigada desde já.

    • admin diz:

      Aline vc antes de qq coisa deve procurar o seu médico, se vc tem febre deve estar com alguma infecção, que pode aumentar gradativamente, procure seu médico com urgência.

    • juliana masciarelli diz:

      oi vc deve estar com infeccão vá ao médico logo e não amamenta o nene tá bj.

  5. Daniele Oliveira diz:

    oii,tive uma cesariana dia 17/08, e queria saber quando posso limpar minha casa sozinha, fazer minhas coisas sem me preocupar, depois que retirar os pontos ja posso fazer algumar coisa???

  6. Vanessa diz:

    Oiii gostaria muito de saber se posso pintar meus cabelos no na quarentena fiz cesaria e meu bb esta com 30 dias e não estou mas amamentando.
    Obrigada

    • katia diz:

      Vanessa, como vc teve bebe a pouco tempo aconselho que vc converse com o seu médico, para que ele te oriente. Apesar de vc nao estar amamentando, pode ser a tinta lhe cause alguma alergia por vc estar sensível devido ao parto, sugiro que vc fale com o médico que fez o seu parto e que tem te acompanhado na sua quarentena. :)

  7. vanieuda diz:

    gostaria de saber quando posso limpar minha casa nao tenho quem possa faser nada por mim gostaria de saber

  8. vanieuda diz:

    escrevi para vcs dia 29 de março e como nao obtive respostas tive que iniciar minhas atividades em casa pois como ja avia dito nao tenho quem faça nada por mim meu parto foi normal hoje estou com 15 dias e estou me sentindo muito bem graças a deus se vai me faser mal ou nao isso so deus e quem sabe obrigada pela atençao

    • katia diz:

      Olá Vanieuda,
      Pedimos desculpas, mas não respondemos questões médicas. Não temos uma equipe médica que possa nos auxiliar e dar orientação à todas as nossas leitoras que nos escrevem. Em se tratando de um pós parto julgamos que vc deve ter um ginecologista ou obstetra que fez o parto e que está te acompanhando neste período tão delicado. Creio que o mesmo em sendo o responsa´vel pelo parto deverá saber se vc tem ou não condições físicas para realziar as tarefas de sua casa. Somente um médico pode avaliar e te dar uma resposta. O mesmo ocorre com o seu bebe que deverá passar mensalmente por uma consulta seja no convenio médico ou seja no posto médico mais proximo da sua casa, não só para tomar todas as vacinas necessarias, mas tb para poder ter um acompanhamento do peso, do crescimento e do desenvolvimento psico-motor. Certos de sua compreensão, desejamos-lhe boa sorte.

    • juliana masciarelli diz:

      oi eu tambem tive parto normal e no começo ninguem deixava eu limpar minha casa mas eu não gosto que limpem minha casa so eucontinuando não fique preocupada pode limpar sua casa sim como varrer,passar pano ,tirar pó e cozinhar mas não lave roupa na mão não pede mt força o reso pode fazer tudo.tá espero que tenha te ajudado.

  9. natalia aparecida diz:

    oi eu ganhei meu filho de parto cesariana de comprido so que eu perdi ele com oito meses de gestaçao os medicos falaram q a causa da morte foi descolamento de placenta quero saber se tenho q ter todos os cuidados de um resguardo normal de nao poder pintar o cabelo ou fazer depilaçao ou progressiva obrigada……

    • katia diz:

      Natalia, o resguardo deve-se ter porque vc fez uma cesariana, ou seja, de qualquer forma é uma cirurgia.
      Quanto cuidar do cabelo e procedimentos quimicos, seu medico poderá lhe orientar se ha algum impedimento.

  10. Jessica diz:

    Ola, fazem 5 dias que tive meu bb atraves de parto cesaria como devo me comportar para ficar curada logo?

  11. Adriana diz:

    oiee eu estava gravida de oito messes eu tive minha filha dia 13 de junho mais ela nasceu morta
    foi parto normal mais normal mesmo eu naum levei corte e nada
    eu queria saber si eu já posso cozinhar ,arrumar a minha casa etc.. fazer as minhas coisas???

  12. glayciane diz:

    tive bebê e foi cesareo,posso viajar de aviao? ta com 4 meses que tive bebê…espero respostas

  13. Arilane Lira e Silva diz:

    Olá, assim que recebi alta no hospital que eu cheguei em casa á noite começou
    uma febre e eu sinto muito frio já tem três dias que ta acontecendo isso, é alguma infecção?? eu tenho que ir ao médico ou tem remédios que ajuda a aliviar esses sintomas podem me ajudar, caso contrário terei que ir ao hospital novamente. OBS foi parto normal.

    • katia diz:

      Arilane, sim pode ser uma infecção, procure o seu medico o + breve possivel p/ q ele possa diagnosticar o problema e lhe receitar remedios eficazes ao seu problema. Não tome nada por conta própria.

  14. graciane Rodrigues diz:

    oi tive bebe no dia 12 07 2012 eu qeria saber se posso colocar o monovim no shapoo e lavar os cabelos em dias alternados?

  15. Sumaia Cristina diz:

    Olá,
    Me tire uma dúvida por favor: meu parto foi em 16/07. Não estão me deixando passar roupas do nenê porque dizem que o leite “seca”. É verdade ou mito? Pelo menos, a noite evito friagem, me agasalho, não pego peso… Tire esse peso pra mim. Agradeço, desde já, Abraços.
    P.S.: Meu médico está marcado quando completar 40 dias!

  16. Anny diz:

    Queria saber se é verdade que não se pode pegar sereno, nem chuvisco pq não faz bem? Minha mãe diz q não é bom pegar em vassoura isso é mito?

    • katia diz:

      Anny a crença de que não se pode pegar sereno é antiga, no passado as mulheres que tinham bebê mantinham o resguardo por 40 dias certinho. Acreditava-se que pegar frio, andar descalços, deixar os pés frios, comer certos alimentos, etc…poderia influenciar na amamentação ou na produção de leite. Mtos médicos hj dizem que é mito, mas como respondi anteriormente a uma pessoa, o psicológico funciona, e se vc tem receio ou acredita nisso, é melhor precaver-se! :)

  17. simone diz:

    oi tem 17dias que fiz cesaria e meu bebe morreu tres horas depois ,comecei toma os remedios e quando parei de toma comecei a senti uma dor que não passa nem com remedio so alivia fui em dois medicos tirei ultrassonografia e tirei rx e não deu nada,o que eu faço espero noticias

    • katia diz:

      Simone, cesarea é realmente uma cirurgia mto delicada e dói mesmo, demora um pouco para se recuperar. O importante é voce nao ter febre.
      Mas caso continue a se sentir mal procure uma segunda opinião médica.

  18. carmen paz diz:

    gostaria de saber qto tempo após cesarea pode escovar os cabelos?

    • katia diz:

      Carmen, como assim escovar? Vc se refere a pentear os cabelos, escovar normalmente como fazemos diariamente?
      Se essa for a pergunta, pode escovar em qualquer tempo, que eu saiba não há nenhum problema.

  19. carla diz:

    ola,tenho 16 anos, e to com 8 meses de gestacao …queria saber como se lava os locais com pontos apos o parto,e geralmente quais produtos sao utilizados..? Desde jja muito obg pela resposta …

  20. simoni andreli diz:

    Bom dia!.Durante o resguardo posso usar roupas jeans, ou apertadas?Fiz parto normal, posso subir e descer escadas?
    Obrigada!

    • katia diz:

      Simoni, o ideal é que vc espere um tempo para usar roupas apertadas. Se vc tomou algum ponto na região genital, consulte seu médico sobre poder subir e descer escadas, e fazer esforço físico.

  21. Elliz Regina diz:

    A minha irmã ganhou nenem essa semana, e está com muita febre. Pq será, preciso de uma resposta.

    • katia diz:

      Elliz, leve sua irmã ao médico ela pode estar com uma infecção, e somente o médico dela poderá identificar o problema e receitar remédios corretamente de acordo com o problema dela.

  22. Leidiane diz:

    é normal eu não sangrar durante o resguardo? to com uma semana de resguardo e nao to sangrando, so vem um poquinho de vez em quando e o povo fala q isso é perigoso é verdade?

    • katia diz:

      Leidiane a única pessoa que poderá te orientar corretamente é o seu médico, nestas condições sugiro que você faça uma consulta pra que ele te examine.

  23. Elliz Regina diz:

    Kátia, ela foi ao médico ontem mesmo, graças a Deus não é nada grave…Obrigada pela atenção.

  24. Bianca diz:

    Ganhei bebê dia 20-09, hj ela esta com 11 dias , foi um parto cesariano posso lavar meus cabelos???
    Com agua morna ou fria???
    Posso secalos com o secador???
    Deis de já muito obrigada pela resposta!!!

    • katia diz:

      Bianca, pode sim, que eu saiba não há nenhum impedimento para que a mãe não lave a cabeça. Pode tomar um banho normal, como vc habitualmente toma. que eu saiba tb pode secar com o secador, se vc preferir vá a uma cabeleireira! Assim facilita pra vc né? :)

  25. josany serafim barreto diz:

    katia bom dia!ganhei nene a 15 dias e fui ao meu medico onte e ele nao passou ne um remedio a nao ser o anticoncepcional,mais minha prima disse que eu tinha que tomar um remedio para meu udero recuperar mais rapido ,ha e gastaria de saber se posso pitar o meu cabelo,estou amamentano.deis de ja t agradeço

    • katia diz:

      Olá Josany, td bem? :)
      Olha eu nunca ouvi falar sobre este remédio p/ o útero recuperar mais rápido, que eu saiba a amamentação ajuda já bastante ao corpo e ao útero voltar ao normal. Qto a pintar o cabelo eu não sei, alguns médicos dizem que não pode, outros dizem que não há problema. Uns dizem que os componentes químicos da tinta entram na corrente sanguínea da mãe e passam através do leite para o bebê; mas eu não sei se isso é real. Vc podem perguntar ao seu médico, creio tb que se vc for num bom cabeleireiro ele poderá te indicar alguma tintura sem tanta química, e sem amônia.

  26. josvania diz:

    oi eu gostaria de saber se apos o parto quando tempo leva para que eu possa levantar e ver a minha nenen e tambem minha nenem estava sentanda com 27 semanas eu to com 31 semanas ela vai vira ate o parto??

    • katia diz:

      Josvania, a posição do seu bebe geralmente deverá ser acompanha pelo ultrasson, pode ocorrer sim de seu bbe permanecer sentadinho e ser necessário uma cesariana, isso somente seu medico poderá dizer.

  27. Lídia diz:

    Bom dia Katia! primeiramente quero parabenizá-la pela a iniciativa de ajudar as mamães com suas dúvidas de maternidade. A minha pode ser simples mas pode responder a dúvida de muita gente. Tive minha filhinha dia 18/09/12 e foi cesárea,pois não tive dilatação para o parto normal. É normal sentir pontadas no útero? e outra dúvida será que em dezembro já posso fazer um banho de brilho nos cabelos? OBS: Estou amamentando. Desde já agradeço sua atenção. Abraço fraterno!

    • katia diz:

      Olá Lídia, parabéns pelo nascimento da sua filhinha. :)
      Em sendo parto cesarea, creio que seja normal devido a cicatrização interna e externa ainda não estarem
      completamente recuperada. O importante é vc não ter febre, que seria sinal de uma infecção, porém eu sempre sugiro uma consulta ao ginecologista, após o parto é importante um acompanhamento tanto d eum ginecologista qto de um pediatra para sua bebê, para te orientar qto a remédios, vacinas, verificação de crescimento e peso, futura introdução de alimentação sólida na dieta da sua bebê, etc
      Qto ao banho de brilho, creio que os componentes químicos são fortes.
      Alguns médicos são contra, outros liberam logo.
      Espero ter ajudado. Beijinhos

  28. telma da paz ouaresma diz:

    fiz cesariana no dia 14.10.2012 desde entao tenho febre.fui ao medico para remocao dos pontos mas me falaram que nao havia pontos a minha operacao estar avermelhada e endurecida nas laterais o medico me receitou antibioticos

    • katia diz:

      Telma, se vc tem febre vc provavelmente deve estar com uma infecção e por isso seu médico receitou antibióticos, não espere mto, se nao melhorar volte ao médico.

  29. Mariana Silva diz:

    Quebrei minha quarentena com 20 dias pós coletagem, e logo no dia seguinte comecei a sagrar e sentir cólicas … preciso procurar um médico ou aguardo alguns dias , será que pode ser uma menstruação normal ..ou algo mais sério, e agora, o que faço ???

    • katia diz:

      Olá Mariana, não entendo o que vc quer dizer com quebrar quarentena.
      Mas com certeza sugiro que vc procure seu médico, ele é a pessoa mais indicada p/ diagnosticar qual é o problema e pq está acontecendo isso!

  30. Wilimara diz:

    Boa noite,agradeço desde já pela resposta,gostaria de saber se posso comer todos os tipos de frutas,o meu parto foi cesario,e a minha barriga ficou muito grande,esticou muito e agora depois do parto,ainda estar muito pesada,quando eu levanto da cama me da muita falta de ar pois parece que com o peso,fica puxando pra baixo,não doi,mais é dificil até mesmoficar muito em pé!to centindo dores nas costas pois depois do parto eu não agoentei ficar deitada,só consigo dormir centada,pode meprejudicar em alguma coisa,posso pedir para alguem me massagiar,e usar alguma especie de produto na massagem,e ja posso fazer depilação,nas pernas e nas aquicilas?

    • katia diz:

      Wilmara, se vc não tem se sentido bem aconselho que vc procure o seu médico que acompanhou a sua gestação.
      Porém logo após o parto em especial se for cesária, é natural que a mulher tenha muitas dores devido a cirurgia.
      Existe alguns alimentos que não se deve comer após o parto, evite frutas cítricas (limão, laranja, mexerica,etc), e a maçã pode prender o intestino.

  31. wilimara diz:

    quantas vezes posso tomar banho por dia, faz cinco dia depois do parto?e a minha bebê ta dormindo muito pode ter algum problema com ela?obrigada desde já pela sua resposta!

    • katia diz:

      Wilmara, normalmente tomamos 2 banhos por dia, acho que pode continuar a fazer isso sem problemas.
      Qto a sua bebê dormir é normal, os bebês dormem muitas horas seguidas!
      O pediatra da sua bebê poderá te dar toda a orientação sobre o sono, intervalo de amamentação, etc.

  32. wilimara diz:

    a minha bebê tem 9 dias quando ela pode beber água?eu posso sair de casa para passear,tô um pouco extressada,hoje senti agonia na minha cabeça,pensei que eu ia ficar doente,minha medica passou amitril para eu tomar pois ja tive depreção,sera se pode fazer mal para a minha bebê?

    • katia diz:

      Wilimara, todo e qualquer medicamento que a mãe toma qdo está amamentando pode afetar o bebe.
      Sua bebê não precisa tomar água, se vc amamenta ela no peito.
      Um pediatra do centro de saúde do seu bairro poderá lhe orientar sobre como alimentar corretamente
      sua bebe.

  33. wilimara diz:

    o umbigo da minha filha caiu com 6 dias,estava seco mais agora saiu um pouco de sangue,isso é normal?o que posso fazer!

    • katia diz:

      Wilimara, sim é normal, mas creio que vc deva estar fazendo com sua bebê um acompanhamento com o pediatra, correto? Neste caso ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar como cuidar do umbigo e tb acompanha a evolução de sua filha em relação ao peso, crescimento e tb alimentação.

  34. isac diz:

    ola minha esposa está com febre eu queria saber se ela pode tomar algum tipo de remédio ?

    • katia diz:

      Isac, quase sempre febre é sinal de alguma infecção, sugiro que sua esposa procure o médico para saber o que se passa e assim poder ser diagnosticada e medicada por ele.

  35. vanessa diz:

    Olá,tive meu primeiro filho normal com períneo e estou grávida de 5 meses. dúvida cruel,normal ou cesárea,meu filho tem 3 anos,com a cesárea tenho medo de ñ conseguir cuidar dos dois nas primeiras semanas,mas ñ queria passar por todo sofrimento do parto normal novamente. Qual parto seria melhor p mim

  36. mamãe de primeira viagem diz:

    Olá tive. Parto normal a 9dias e foi feito episiotomia estou com ardência no local olhei no espelho e parece que está aberto e assim mesmo? O que devo fazer pois não gostaria de ao hospital de minha cidade.

    • katia diz:

      Mamãe de primeira vigem, se vc olhou achou que tem algo que não está bem,
      aconselho vc procurar um médico para que ele examine e veja se
      rompeu algum ponto (creio que deva ter sido dado ponto);
      é importante que o médico veja para evitar que inflame ou infeccione e a situação se complique.

  37. cintia diz:

    oi, tenho 2 meses e 20 dias de resguarde fiz um parto normal e eu mestruei esses tempo todo indo e voltando é normal ?

    • katia diz:

      Cintia, pelo que sei é natural que se tenha um tipo de menstruação no pós parto, mas a minha sugestão é sempre que a mamãe procure um médico para que ele inclusive possa avaliar como está a correr a sua saúde e se está tudo cicatrizando certinho!

  38. izabela diz:

    tem 17 dias que minha irmã fez uma cesária ela ja tirou os pontos,agora faz três dias que ela está com febre o que pode ser? e outra coisa no lugar da cirurgia esta dando mal cheiro, ela ta preocupada o que devemos fazer?

    • katia diz:

      Izabela, sua irmã tem que procurar um médico urgente, ela provavelmente está com uma infecção já que tem febre e mal cheiro no lugar da cirurgia.

  39. pammela diz:

    Olá! Quebrei meu resguardo com 31 dias , o sangramento já havia acabado mas depois que tive relaçao começo a sangrar muito já se passaram 5 dias e até hoje esta sangrando isso é normal ou pode ser infecção?

    • katia diz:

      Pammela, sugiro que vc consulte o médico que fez o seu parto para verificar o que aconteceu. Por vezes
      a relação pode ter forçado o que ainda estava por cicatrizar.

  40. robin wood diz:

    ola katia entrei no seu blog parabens pela iniciativa mais suas respostas nao sao concretas apesar de eu nao ser medico e nem mae sei muito bem que devo procurar um medico sempre que algo esta errado mais pra que vc fez o blog pra dizer sempre a mesma coisa procure o medico se fosse pra ir ao medico ninguem teria entrado aqui e muitas das soluçoes vcs nao dao resposta concretas aprofunde mais seus estudos sobre a area espero que minha critica tenha sido construtiva desculpa e obrigado pela atençao

    • katia diz:

      Olá Robin Wood, como vc mesmo deve ter lido nos comentários, muitas das dúvidas aqui apresentadas são questões delicadas onde algumas mães (neste e em outros posts) inclusive, citam que acabaram de ter o bebê e apresentam sintomas de febre e infecção; e portanto como deve ser mais do que óbvio, somente um médico pode diagnosticar o problema e prescrever uma medicação, concorda? Eu posso, não sendo médica apenas supor o que pode ser, e dar uma pequena dica, mas somente um médico pode dizer qual é o problema e medicar a mãe ou a criança, mediante uma consulta e exames complementares. Até porque mesmo que eu fosse médica eu JAMAIS poderia prestar qualquer tipo de orientação, ou prescrição médica via emails, comentários, etc. Para isso um médico estuda, e atende em consultório, posto de saúde, e hospital.

      Algumas pessoas deveriam aprender que “dicas caseiras”, “simpatias do tempo da vovó”, “remédinho que a vizinha dá para o filho dela”, podem trazer consequências graves para a mãe ou para a criança, e até a mesmo a morte.

      Algo que acho o cúmulo do absurdo é uma mãe ter o bebê e não ter um acompanhamento médico do ginecologista no pós parto, para saber se teve boa cicatrização, se está tudo bem, tudo certo, e tão pouco ter um acompanhamento pediátrico do bebê nos primeiros anos de vida, para avaliar o crescimento, peso, altura, vacinas, doenças, febres, etc……isso é inconcebível. A NET pode apenas te dar um “rumo” agora não é a salvação da pátria. Na Europa, os remédios só são vendidos mediante a apresentação de receita médica, aqui não é Brasil, onde o povo se entope de tudo quanto é remédio pq a vizinha indicou.

      Agora vc vai responder que as mães não tem condição para isso ($$$), me perdoe, se tem internet e sabem fazer pesquisa destes termos no Google, supõe-se que tenha o mínimo de noção e que saiba que com saúde não se brinca. Não adianta ficar na net fazendo pesquisa sobre corrimento, sangramento, infecção, febre, etc, etc,etc…há situações que necessitam de médico. Sinto muito, mas o máximo que posso fazer é isso. E eu respondo por educação, para que a pessoa não se sinta “ignorada”, eu não tenho que orientar e tão pouco resolver este tipo de problema, os artigos e posts que nossa equipe escreve, são meramente breves elucidações sobre alguns temas de saúde.

      Desculpe se fui ríspida, e agradeço a sua dica-

  41. André Fernandes diz:

    Por gentileza, gostaria de saber se porventura uma pessoa que teve parto cesáreo, após o prazo de um mês e uma semana pode realizar tarefas como cozinhar, lavar pratos e passar roupas de bebê? Uma segunda pergunta seria: é normal que ela sinta algumas pequenas dores e desconfortos na cirurgia nesse período? Muito obrigado e aguardo resposta.

    • katia diz:

      Olá André, tarefas leves pode fazer sim, não há problema nenhum, desde que ela não pegue peso, arraste móveis, carregue malas, etc. Sim é normal sentir desconforto, já que no parto cesárea são cortadas várias camadas de pele até chegar no útero e retirar o bebê. Já ouvi mulheres dizerem que mesmo passado 3 meses ainda sentem dores. Mas sempre sugiro que a mãe procure o medico que fez o parto para saber como está a cicatrização e para tirar as dúvidas que tiver. O mesmo digo em realção ao pediatra, o bebê tem que ter um acompanhamento médico apra verificar crescimento, peso, vacinas, e introdução de cházinhos e sopinhas na alimentação do mesmo.

  42. André Fernandes diz:

    Quis dizer: no lugar da cirurgia.

  43. cynthia dias diz:

    Bom dia ! Fiz uma cesaria há 45 dias e tenho duas duvidas, 1 º gostaria de saber se posso fazer relaxamento no cabelo e pintar? e 2º se ja posso fazer exercicios fisicos como musculacão?
    desde ja agrdeço!

    • katia diz:

      Cynthia, se vc amamenta penso que não pode utilizar estes produtos.
      Quanto a musculação creio que tb não pode, porque uma cesaria é uma cirurgia como outra qualquer, e que “corta” várias camadas da barriga, e creio que em 45 dias ainda não houve uma cicatrização completa. Penso que exercícios físicos moderados só são liberados após 3 meses do parto.

  44. Lany abrahão diz:

    Oi!!! Bem minha irma teve filho ontem dia 22/10 foi uma cesariana ai hoje a noite eu liguei p falar com ela sobre um assunto mas pareci q ela entendeu errado e acabo se assustando penssando que era uma coisa grave mas não era eu espliquei a ela ela me pareceu calma depois mas sera q ela pode ter quebrado o resguardo ela não teve nada ate agora mas sera que ela futaramente pode ter estou mt preocupada ajuda pfvr obrigada.

  45. Gabriela diz:

    Oi td bem , tive um porto normal a 5 meses atraiz mais meu ponto abriu e tô sem mestruar a 5 meses , mais nao foi ou medico com medo deles me da ponto com sangue frio , queria sabe se isso pode afetas a minha saude e se eu posso da de mamar normalmente . ? POR FAVOR ME AJUDEM .I

  46. Andreia diz:

    Oi,meu bebe ja tem 4 meses e no resguardo dele tive um susto muito grande.
    Agora,qualquer susto pequeno meu coração ja acelera.
    Oque posso fazer?

    • katia diz:

      Andreia, a fase de resguardo é um período delicado para a mulher, tanto pode ser que vc esteja muito sensivel, qto pode ser alguma alteração física, por isso a sugestão é que vc consulte o médico que lhe fez o parto ou o que acompanhou a sua gravidez durante todo o pré-natal. Caso seja alguma alteração física, ele poderá comprova-la através de exames do coração como Holter, Ecocardiograma e eletrocardiograma.

  47. Luciane diz:

    Olá, minha irmã teve um bb por parto cesárea a dois dias, tudo que vai comer e beber minha mãe fica atrás dizendo que não pode, não pode sorvete, agua gelada, andar descalço. Isso realmente pode prejudicar a recuperação?

    • katia diz:

      Luciane, na verdade, antigamente as mulheres que ficavam de “resguardo” não podiam fazer muitas coisas como por exemplo tomar banho e lavar a cabeça, bem como comer certas comidas, etc. Isso era para evitar que pegassem uma gripe durante este período de recuperação, alguns alimentos por exemplo o feijao ocasiona gases e faz o abdomen ficar mais inchado, o sorvete pode ocasionar uma dor de garganta, alguns alimentos influenciam na produção do leite, etc. Na verdade antigamente os cuidados eram bem maiores do que hj, mas nada que o ginecologista de sua irma nao possa esclarecer. :)

  48. sandra diz:

    ola tive uma cesariana ha 21 dias e tive ontem e hoje diga mos k tive um dia e meio de febre dores nas costas e palpitacao no coracao, mas os pontos sao colados e ta tudo bem por dentro n me doi perda de sangue é kuase nada dou de mamar bem , gostaria de saber se pode ser grave ou nao? brigada

    • katia diz:

      Sandra, qdo se tem febre o ideal é procurar um médico, pq a febre geralmente é sinal de que o organismo está a se “defender” de algo, alguma bactéria, ou infecção. Pode não ser dos pontos, mas pode ser infecção na garganta, ou uma gripe(constipação); enfim minha sugestão é que vc procure um atendimento médico.

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress