Recuperação Pós Parto – Mitos e Verdades

Gostou deste Post?

Recuperação Pós Parto – Mitos e Verdades. Depois do parto toda  mulher, ao chegar em casa, tem como 100% da preocupação cuidar do filho. Mas engana-se quem pensa que os cuidados devem ser somente com os recém-nascidos. Você e o seu bebê têm que ter os mesmos cuidados. E é claro que como sempre, nesta hora surgem mitos e crendices populares. O ideal é você estar atenta para saber o que é mito e o que é verdade nos cuidados pós-parto.

Outra questão absurda que tenho observado nos emails e comentários que são aqui deixados no Bigmãe, é que as mulheres após o parto não voltam a procurar o médico, tão pouco retornam ao consultório para ver se está tudo bem.

Dúvidas simples e que poderiam ser esclarecida na consulta alguns dias após o parto, persistem na cabeça de muitas mães. É essencial enfatizar que após o parto a mulher deve marcar uma consulta com o médico que fez o parto ou com o ginecologista que a acompanhou durante a gravidez. Somente o médico será capaz de diagnosticar, tirar dúvidas e prescrever qualquer tipo de medicamento.  Esteja atenta.

O período pós-parto é popularmente conhecido como quarentena ou resguardo. Na verdade, como esse período é popularmente  recheado com uma série de crendices, o mais aconselhável é você procurar o seu médico para tirar as dúvidas.

Esse período de resguardo pode ir até a sexta ou oitava semana pós-parto. Esse é o tempo que os seus órgãos vão precisar para voltar ao estado normal, de antes de você engravidar.

O útero da mulher cresce quase que 50 vezes durante a gestação e no local onde a placenta ficou, agora estão pequenas cicatrizes internas que precisam ser cicatrizadas, por isso mesmo esse tempo de resguardo tem que ser respeitado; caso contrário a mulher corre o risco de ter infecções. A febre pode ser um sintoma dessa infecção, então ao menor sinal de febre procure logo o médico.

É recomendado também que você procure o médico caso o sangramento normal que ocorre após o parto não cesse até o 40º dia. Outro ponto que pode te incomodar é a episiotomia, aquele corte que o médico precisa fazer entre o ânus e a vagina para que o bebê saia com facilidade; o seu médico poderá lhe indicar medicamentos tópicos que poderão amenizar a dor e facilitar a cicatrização.

A higiene nesse período é mais do que necessária, por isso mesmo não deixe de fazer todos os banhos de assento que o médico vai lhe recomendar; e também não deixe de usar os produtos indicados por ele. Tudo isso vai ajudar na cicatrização e no desaparecimento de qualquer foco de infecção.

E não se esqueça que o período de resguardo é para você descansar. Por isso mesmo durma bastante e retome as atividades diárias aos poucos. Depois de 15 dias após o parto a musculatura do abdômen volta quase que 70% da forma original. Por isso mesmo o repouso é necessário, mas não vá ficar deitada o dia todo; o esforço entre levantar e sentar ajuda a estimular a musculatura.

Outro mito antigo que foi passado de geração à geração era de que após o parto não se podia tomar banho de corpo inteiro, e tão pouco lavar os cabelos. Isto não é verdade, ao contrário você deverá  manter todos os seus hábitos de higiene diários.

Caso você tenha prisão de ventre neste período peça ao seu médico uma solução e lembre-se de não tomar remédios e receitas caseiras milagrosas, tudo que você ingere é passado para o seu bebê através do leite, por isso esteja atenta. Só tome o que seu médico prescrever.

A mesma dica é válida para as rachaduras que por ventura você possa ter nos bicos dos seios, não utilize pomadas ou outra substancia sem consultar o seu médico. O mesmo vale para tratamentos estéticos faciais e também para utilização de químicas nos cabelos. antes de realizar qualquer procedimento consulte seu médico.

Não carregue peso nos 30 primeiros dias, nem se esse peso for o filhote mais velho. Tudo isso é para que você se recupere mais rápido e possa curtir o seu bebê da melhor forma possível, sem complicações ou sustos.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. juliane diz:

    Olá, tira minha dúvida por favor meu parto foi adiantado por conta da minha filha estar morta dentro de mim eu estava com sete meses então foi induzido meu parto não levei ponto nenhum,posso ter relações sexual??

    • katia diz:

      Olá Juliane, depende de como vc se sente, de qto tempo já ocorreu o parto e do que seu médico diz. Se fizer poucos dias, não sei se o médico libera. Só seu médico pode te responder esta dúvida.

  2. Tatiana diz:

    Olá, muito legal esse site.Meu filho tem 1 ano e meio e fiz cesarea pelo fato de entrar em trabalho de parto com ele pelvico. Não queria ter feito cesarea de modo algum e por isso tive uma grave depressão pós parto e não tive ajuda de ninguem pra cuidar da casa. Por conta da depressão (eu pensava em suicidio), passei, mesmo com dor e com os pontos na barriga a afazer esforços exagerados como: carregar galões de agua, trocar o gas, empurrar guarda roupa e mesmo pular corda. Como eu disse (queria morrer e deseja romper os pontos internos, que por sorte não ocorreu). Hoje ainda me trato com anti depressivos e vou ao psiquiatra regularmente e estou bem melhor (em recuperação). Porém minha barriga até hoje dói muito e quando as regras vem passei a ter fortes colicas e hemorragias de sujar lençois e roupas mesmo com absorventes noturnos. Isso é consequencia de minha atitude na quarentena? Fiz ultrasson e não mostrou nada…será que vou pagar o preço da minha insanidade pelo resto da vida?

    • katia diz:

      Olá Tatiana, vc ja fez uma ultrasson endovaginal? As vezes apenas aquela ultrasson pélvica, feita externamente pode não detectar algum probleminha. Isso pode ser uma endometriose que é uma condição que causa dor e sangramento irregular, ou pode ser um descontrole hormonal, etc. Sugiro que vc procure um outro médico para que ele possa avaliar o problema com outros exames, pode ser que ele sugira a utilização de alguma pilula para diminuir o ciclo e as dores…enfim. Por isso eu sempre sugiro que se consulte um ginecologista, pois só um médico pode examinar e diagnosticar a situação certa. Se nenhum exame ou médico apontar nenhum problema, pode ser algo psicologico que te afeta pelo fato de vc ter feito tanto esforço, pode ser q em sua mente ainda seja uma auto punição; mas como digo….a melhor coisa a fazer é sempre conversar com profissionais capacitados!

  3. daniel diz:

    Ola queria saber se resguarda quebrado dar muitas dores de cabeca e febre, porque aminha mulher teve cesariana e ta sentindo isso tudo, por favor me ajudem tou muito preocupado

    • katia diz:

      Daniel, depende. Na verdade se a tua mulher está com febre, provavelmente seja uma reação do organismo, ela pode estar com uma infecção, por isso sugiro que vc procure um médico com urgência.
      A febre não é uma doença, é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Nas infecções, por exemplo, ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente agressor. Entre as causas da febre, é importante destacar as infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas, etc.

  4. Angélica ladeira diz:

    Boa noite! Perdi minha pequena terça-feira 22//07/2014. Estava de 5 meses e meio e ela nasceu de parto normal facilmente sem pique já morta. Como deve ser meu resguardo? Estou na casa de meus pais já que não me deixam ir embora, com medo q eu não cumpra resguardo. Posso fazer atividades nos mais como fazer comida e arrumar cozinha? Agradeço desde já.

    • katia diz:

      Angélica, se o médico disse que esta tudo bem com você, não vejo problema em retomar as suas atividades do dia a dia, desde que gradativamente. Creio que mesmo tendo sido um parto normal, convém que vc descanse e evite fazer grandes esforços. Acredito que seu médico poderá lhe orientar com maior precisão.

  5. ana karoline diz:

    Estou no resguardo de uma cesariana, e estou com 17
    dias e queria saber se posso passar roupa?

  6. Erikae diz:

    Olà,
    Estou com 20 dias de reguardo de um cesariana,estou con febre e dor de cabeça,mas no inico do resguardo eu tomeu antibiotico e inflamatorio medico que receitou.Mesmo assim pode ser infecção?
    Tambèm o meu peito ficou muito cheiro e dolorido,pode isso tambèm?
    Desde jà obrigada.

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress