InícioGravidezRecomendações para grávidas que pretendam viajar de avião

Recomendações para grávidas que pretendam viajar de avião

Publicado em

Você sabia que grande parte das companhias aéreas requer uma autorização médica para viajar a partir dos 7 meses? Ryanair, Vueling e EasyJet, apresentam maior rigor e restrições. A TAP proíbe o transporte de mulheres grávidas  no último mês de gravidez. Vejamos abaixo as recomendações de algumas companhias aéreas e boa viagem! 🙂

A eDreams, a maior agência online de viagens da europa, acaba de apresentar um estudo onde revela quais as exigências de cada companhia aérea para  mulheres que queiram viajar e que estejam grávidas. Grande maioria das companhias aéreas dão especial importância à declaração médica que ateste uma gravidez sem complicações, bem como ao tempo de gestação. A Air Berlin e Air France são as únicas em que é possível viajar, até às 36 semanas, sem a referida declaração. Todas as restantes companhias exigem a partir das 28 semanas, sétimo mês de gravidez, a apresentação do comprovativo.

recomendacoes-gravidas-viajar-aviao

No último mês antes do parto, a Air Berlin, a British Airways, a Lufthansa, a TAP e a Turkish Airways não permitem que mulheres grávidas viajem, mesmo que com atestado médico, enquanto nas restantes companhias aéreas, apesar de não ser recomendável, a viagem poder ser realizada, mediante a apresentação da declaração.

Quanto a viagens no pós parto, 7 dias é o período mais consensual e mínimo que a mãe e o bebé devem aguardar até voltar a voar, caso não tenha ocorrido intervenção cirúrgica, como é o caso de uma cesariana.

Infográfico viajar grávidaInfográfico da eDreams

Companhias aéreas low-cost, como a Ryanair, Vueling e EasyJet, são as que apresentam maior rigor e restrições no que toca a viajar durante a gravidez.

Em qualquer uma destas companhias, a autorização médica é obrigatória a partir da 28ª semana de gestação, sendo que a Ryanair não permite o voo a mulheres na 32ª semana de gestação, enquanto a EasyJet, apenas não o permite a partir da 32ª semana em mulheres grávidas de gémeos ou trigémeos. Ambas as companhias recusam ainda o transporte a gestantes com 36 ou mais semanas, independentemente do tipo de gravidez.

A Vueling exige uma declaração médica para gestantes entre as 28 e as 36 semanas, tanto para gravidez simples ou de gémeos.

No pós-parto, a easyJet e a Vueling permitem à mãe e ao bebé viajar duas semanas após o nascimento, enquanto a RyanAir permite à mãe viajar após 48 horas, ou 10 dias em caso de intervenção cirúrgica, e ao bebé 8 dias após a nascença.

Para uma viagem mais tranquila, a eDreams reforça ainda neste infográfico algumas recomendações para uma viagem mais confortável e segura:

1.     Consultar sempre o médico antes de viajar;
2.     Chegar ao aeroporto com algum tempo de antecedência para realizar os procedimentos de embarque de forma tranquila;
3.     Identificar-se como “grávida” junto do pessoal da companhia aérea para que possam ajudar no embarque;
4.     Utilizar meias de compressão a bordo do avião devido ao elevado risco de trombose;
5.     Evitar refeições pesadas e bebidas com gás;
6.     Beber muita água durante a viagem, já que o ambiente no avião é mais seco;
7.     Apertar o cinto de segurança na zona pélvica, por baixo do abdómen;
8.     Solicitar um lugar no corredor para poder ir à casa de banho mais facilidade;
9.     Em caso de gravidez múltipla, informar-se junto da companhia aérea quais os requisitos pois poderão variar.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados