Gravidez Saúde da Familia

Queda de Cabelos Pós o Parto

Queda de Cabelos Pós o Parto
5 (100%) 1 voto

O bebê nasceu você já está em casa as voltas com todo o cuidado que o pequeno necessita. Tudo segue tranqüilo até você começar a perceber que o seu cabelo está caindo de uma forma que nunca caiu. Não se preocupe, pois é normal você ter alguma queda de cabelo no período pós-parto. Durante o período da gestação você passou por muitas mudanças hormonais que fazem com que o seu cabelo caia; todas as pessoas têm esse hormônio, só que na gravidez ele tem uma queda em relação a uma pessoa não gestante.

Queda de Cabelos Pós o Parto

É importante lembrar que uma alimentação saudável durante a gravidez e que lhe fornecerá os nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu bebê, também irá contribuir para a saúde dos seus cabelos, pele e unhas.

Depois que você der a luz e o seu organismo voltar ao normal, os hormonios irão gradativamente se normalizar e todo o cabelo que não caiu durante a gestação irá cair agora. Esse período de normalização demora cerca de 3 a 9 meses, e não são apenas os hormonios os responsáveis pela queda de cabelo do seu cabelo, situações como stress, cirurgias e perda de peso também causam queda de cabelo. E como a mulher que deu a luz passa por tudo isso, a queda de cabelo se acentua ainda mais.

A queda normal do seu cabelo é de até 125 fios por dia. No período pós-parto essa queda pode chegar até 500 fios diários. Mas não se assuste porque você não vai ficar careca, apesar do volume do cabelo caindo ser apavorante. A situação vai melhorar, pode ser que demore um pouco, mas ela se normaliza.

Para evitar constrangimentos caso você tenha que sair, procure escovar e lavar bem o cabelo, assim você elimina todos os fios soltos e eles não ficam caindo e voando por todo o seu trajeto.

Depois de quase seis meses do parto o seu cabelo provavelmente terá voltado ao normal, mas com algumas surpresas. Não se assuste se o cabelo liso agora virou ondulado ou se era ondulado e agora ficou liso, pode ser que ele tenha ficado mais seco ou mais oleoso. É natural essas mudanças nos fios justamente pela mudança hormonal.

Caso, depois de seis meses do parto a quantidade de cabelo que cai não diminuir, é melhor você procurar seu ginecologista, pois essa queda pode estar associada à anemia ou a problemas de tiróide. E vale lembrar que a queda é homogênea, então não se preocupe que você não ficará com falhas no couro cabeludo.

Seu ginecologista poderá lhe indicar algum tipo de suplemento alimentar e/ou vitamina que auxiliem no processo de minimizar a queda capilar.  Seu ginecologista poderá também optar por encaminha-la para um dermatologista, que poderá fazer uma análise mais profunda sobre o problema.

Algumas medidas que podem ajudar a combater a queda do cabelo no período pós parto:

1. Comer de forma variada e nutritiva, ter uma alimentação saudável e equilibrada, variando constantemente o cardápio. Invista em alimento alimentos ricos em: Proteínas, Vitamina A, Ferro e
Zinco.

2. Tomar vitaminas feitas com suco de frutas e legumes preparados na centrífuga, procure ingerir beterraba, cenoura, pepino e frutas como maçã, pêra, mamão e melão.

3. Usar produtos para tratamento dos cabelos que estejam passando por um período crítico de queda e fragilidade, invista em boas marcas.  Evite  lavar  os cabelos mais de 3 vezes por semana, aconselha-se também evitar procedimentos químicos no cabelo.

5. Tomar remédio para queda de cabelo. Seu médico poderá lhe orientar sobre qual remédio, suplementos e vitaminas que você poderá tomar na fase pós parto para cessar a queda dos cabelos. Não tome nada sem antes consultar o seu médico, ainda mais se você ainda estiver amamentando.



4 Comentários

Deixar 1 Comentário

Captcha