Bigmãe
Qual a Função da Psicopedagoga?

Qual a Função da Psicopedagoga?

Você já pode ter ouvido e lido muitos artigos que mencionam a psicopedagoga, mas provavelmente não deva saber o que realmente uma psicopedagoga faz. Ela é uma profissional que atua em diversas áreas da educação, do trabalho e até mesmo da saúde de uma pessoa. Em cada um desses setores a psicopedagoga tem uma função distinta, como na escola atuando na parte de coordenação pedagógica ou orientadora dos estudantes e até mesmo dos professores.

A psicopedagoga tem o papel fundamental de analisar as causas que fazem com que os alunos tenham problemas na aprendizagem. A psicopedagoga vai analisar essas causas e propor soluções para que as crianças possam superar os obstáculos e aprender normalmente.

A psicopedagoga vai analisar individualmente a criança e identificar qual é o problema de aprendizagem dela. A partir daí ela vai desenvolver atividades e soluções para poder sanar essa dificuldade. Cada criança tem uma atenção especial.

A psicopedagoga também tem o poder e a função de interferir nos métodos de ensino dos professores. Caso a psicopedagoga veja que o problema não é o aluno, mas a metodologia aplicada, a psicopedagoga vai atuar com a professora para identificar os problemas e assim encontrar soluções.

A psicopedagoga também pode atuar na área da saúde, diagnosticando, orientando e fornecendo atendimento e tratamento para as dificuldades de aprendizagem. Não é preciso recorrer apenas a escola na hora de sanar as dificuldades de aprendizagem, as mães podem lançar mão de outros artifícios como contratar o serviço de uma psicopedagoga para auxiliar a criança.

As dificuldades maiores que as crianças podem ter e que podem ser sanadas com a ajuda de uma psicopedagoga podem ser problemas como por exemplo tentar se expressar com a palavra escrita já que a velocidade das informações é muito alta ou até mesmo problemas para escrever sentenças que façam sentido.

Os métodos de diagnósticos da psicopedagoga são variados e vão de encontro a levantar todos os problemas da criança. Geralmente é feito o uso de técnicas lúdicas para que a criança se sinta mais a vontade e assim possa se expressar melhor.

Saiba mais em:

Psicopedagogia Online

Associação Brasileira de Psicopedagogia