Bigmãe
Projeto Rede Cegonha lançado por Dilma Roussef

Projeto Rede Cegonha lançado por Dilma Roussef

A presidente do Brasil, Dilma Roussef, lançou recentemente o Projeto Rede Cegonha, cumprindo assim, mais uma de suas promessas feitas durante o período da campanha presidencial em 2010. Durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”,  Dilma Roussef enfatizou que “Vamos tratar daquele que é um dos momentos mais marcantes da vida de toda mulher: a maternidade. Vamos anunciar o Rede Cegonha, um programa na área da saúde, voltado para o atendimento integral das mães e das crianças desde a gravidez. Nós queremos atendimento completo, integral”.

Imagem criada por Romero Brito

“No momento em que uma mulher chegar a uma unidade de saúde informando que está grávida ou suspeitando de gravidez, ela entrará imediatamente em uma corrente de cuidados especiais. A gestação será confirmada ali mesmo, com um teste rápido, sem perda de tempo, para começar o pré-natal no primeiro contato com a gestante”, afirmou Dilma.

O Projeto Rede Cegonha irá funcionar como uma “corrente de cuidados especiais” a gestantes. Segundo a presidente, R$ 9 bilhões serão investidos, até 2014, para o atendimento integral à gestante. O dinheiro será aplicado na construção de uma rede ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho será feito em parceria com os estados e municípios do país.

“Para a gestante comparecer a todas as consultas previstas, vamos dar a ela um vale-transporte. Ao final do pré-natal, se ela tiver cumprido todas as consultas recomendadas, irá receber um vale-táxi para ir para a maternidade”

Parabéns presidenta Dilma, por mais esta iniciativa! 🙂