InícioEducaçãoPoesias e Adolescentes

Poesias e Adolescentes

Publicado em

Você já imaginou o seu filho ou filha adolescente escrevendo poesias ou até mesmo se interessando pelo assunto? Pois saiba que isso é até que comum entre os adolescentes, principalmente as meninas. Eles escrevem verdadeiras obras de arte e por vezes as deixam  escondidas ou divulgam em blogs da internet. E uma das inspirações deles é certamente os autores de sucesso.

Por isso, se o seu filho ou filha é sensível e demonstra gosto pela leitura e pela poesia ,  não será  raro você ve-lo(a) rodeado por livros de autores mais antigos. Essa é a base para eles soltarem a imaginação e criarem as próprias obras. Então você deve ficar atenta à isso e incentivar o seu adolescente comprando livros ou pedindo para ler o que ele escreve.

E nessa onda de literatura e poesia, Brasil e Portugal quase se fundem. Os autores brasileiros e portugueses se fundem na literatura dos dois países, trazendo-nos o encantamento de tão belas obras. Geralmente encontramos os dois países relacionados no que diz respeito ao romantismo e sensibilidade pela escrita.

Esses livros e obras de autores portugueses e brasileiros são a fonte de inspiração para qualquer escritor iniciante.  Embora muitos autores sejam de uma época considerada  antiga, felizmente  continuam sendo a base para todas as poesias de hoje e quem sabe, até de amanhã. Afinal o que foi bom ontem, continuará sendo hoje e amanhã! 🙂

Um dos autores é Machado de Assis. Ele escreveu novelas, romances, contos, crônicas, peças de teatro e poesia. É um autor completo que usou seus próprios pensamentos para criar os mais conhecidos livros, como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba”, “Esaú e Jacó”, “Memorial de Aires” e “Dom Casmurro”. Toda a técnica que ele usa de narrativa e poesia ficam implícitas no texto.

Graciliano Ramos é um autor cheio de personalidade e não pode ser comparado a nenhum outro autor; tem estilo próprio. Boa dica de leitura para quem quer ter um estilo marcante, sem ser uma “cópia” de nenhum outro autor. Ele era um autor muito preocupado com as questões sociais e políticas do país.

Manuel Bandeira teve uma importante participação na construção da poesia moderna. Ele inclusive se reuniu com Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Augusto Frederico Schmidt e Vinícius de Moraes para mudar os rumos da poesia feita.

E claro que também há poetisas. A principal é Clarice Lispector, escritora que chocou na época em que começou a publicar. Ela é até hoje indecifrável e é por isso mesmo que atrai milhares de leitores, que buscam descobrir os mistérios que há nas entrelinhas do seu texto

Partindo para Portugal, um dos principais autores é Luís Vaz de Camões que escreveu grandes poemas épicos e é considerado o criador da linguagem clássica portuguesa.  Mas a figura central da poesia em Portugal é certamente Fernando Pessoa, conhecido pelas obras que levam seu nome e dos seus heterônimos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Alias Fernando Pessoa foi um dos responsáveis pela revolução da poesia em Portugal. Um grande autor a ser estudado e ter o estilo incorporado, pela grande sensibilidade descrita em suas poesias.

É preciso reabilitar o gosto pela poesia, é preciso mostrar-mos aos nossos filhos o quão belo é o poema e o que ele nos traduz acerca de uma experiência de vida, seja ela feliz ou sofrida. Deixo-vos abaixo o meu preferido:

Fernando Pessoa
Fernando Pessoa

MAR PORTUGUÊS
de: Fernando Pessoa

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados