Parto Dentro da Agua

Gostou deste Post?

Atualmente as mães tem várias opções de parto para escolher, temos a cesárea que geralmente só é indicada em último caso, ou seja quando não é possível a mãe ter um parto normal; temos o parto normal que todas nós  já conhecemos,  e temos o parto dentro da água. O Parto dentro da água caracteriza-se exatamente pelo nascimento da criança dentro da água e  pode acontecer em uma banheira de hidromassagem ou mesmo em uma banheira inflável, seja em ambiente hospitalar ou em domicílio.

No começo você pode achar a opção do parto dentro d’agua um tanto que esquisita, mas ela vem sendo muito usada por mulheres que procuram uma outra opção quando chega a grande hora do nascimento da criança. Como em toda gestação a escolha do tipo de parto dever ser feita em conjunto com o  médico que irá avaliar as condições físicas da mãe e do bebê para poder decidir pelo mais adequado.

Caso o seu médico concorde que esta é uma boa opção de parto para você o seu bebê, você poderá tranquilamente ter o seu bebê em casa.

Como dissemos acima, no parto dentro da água, a mãe  fica dentro de uma banheira ou tina de água durante o processo de nascimento do bebê. O bebê nascerá dentro da água mesmo; ou seja, no mesmo ambiente em que ele já viveu dentro do útero durante os 9 meses de gestação.

Todo o ambiente é preparado especialmente para o nascimento. No parto dentro da água, a mãe pode ter ao seu lado a companhia do pai do bebê – inclusive o homem pode ficar na banheira junto com a mãe, a água da banheira é aquecida a 36ºC e a luz é deixada bem fraca para criar um ambiente calmo e aconchegante.

Esse tipo de nascimento é considerado o mais calmo e suave, tanto para o bebê, quanto para a mãe. Os bebês sequer choram,  e saem do útero direto para o braço das mães, sem nenhum trauma ou stress.

Alguns médicos não aconselham esse tipo de parto porque dizem que o bebê pode aspirar água. Mas estudos mostram que esses casos são bem raros. Ou seja, o parto dentro da água não perde em nada em segurança para os outros partos. O fato de a mãe estar na água, vai a relaxar mais, fazendo que a episiotomia não seja sequer necessária, já que a região está totalmente relaxada. Há algumas mulheres que usam a banheira antes mesmo do processo de expulsão do feto, já que a água ajuda a aliviar as contrações e tira o peso do bebê.

Mas preste atenção se escolher esse tipo de parto. Por ser pouco difundido, não são todos os hospitais e maternidades que o oferecem; procure saber qual oferece para você realizar esse tipo de procedimento.

Você ainda pode realizar o parto em casa, para isso basta você comprar uma banheira ou piscina inflável e funda; encontrada facilmente em qualquer local. Você precisará da presença do seu médico. Caso o seu médico concorde que esta é uma boa opção de parto para você o seu bebê, você poderá tranquilamente ter o seu bebê em casa. Mas lembre-se de que tudo deve ser muito bem planejado para que tudo corra bem! :)



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress