Palavras Cruzadas para Crianças

Gostou deste Post?

O jogo das palavras cruzadas é o mais antigo e mais famoso passatempo. Além de ele ser divertido, é um dos melhores jogos para as crianças e os adolescentes estimularem as diversas áreas do cérebro. As palavras cruzadas são simples, e tem regras bem definidas e fáceis, fazendo com que todas as crianças possam aprender e passar o tempo, além de estimular o cérebro, outras áreas de conhecimento e até mesmo desenvolver um raciocínio mais rápido e preciso.

As palavras cruzadas são na verdade várias linhas que formam juntas vários quadrados em branco. As possibilidades de preenchimento estão tanto na horizontal, quanto na vertical. Como as linhas se cruzam uma nas outras, elas recebem o nome de palavras cruzadas, ou seja, palavras que se cruzam.

Cada linha tem uma dica, um enunciado do que deve ser preenchido. Por várias vezes, não é preciso saber a resposta correta de todas as linhas, já que elas se intercalam então é muito provável que alguma linha se preencha sozinha. O jogo só termina quando a pessoa consegue preencher corretamente todas as linhas e não sobra mais nenhum espaço em branco. Ao se preencher uma linha corretamente, automaticamente se tem uma dica para pelo menos mais uma linha. Isso pode facilitar e muito o jogo, já que a medida que o jogador vai preenchendo as linhas, mais e mais dicas vão aparecendo.

As palavras cruzadas variam conforme o nível e a idade das crianças, para as crianças menores, existem palavras cruzadas com desenhos. O funcionamento é basicamente o mesmo, a diferença fica por conta de que não são perguntas ou dicas de enunciado que elas usam para preencher as lacunas, e sim figuras ou desenhos, onde a criança geralmente preenche conforme aquilo que ela observa. É um dos melhores métodos de alfabetização, já que cuida de assimilação da imagem com a escrita.

Exemplo de Palavras Cruzadas

Surgimento das palavras cruzadas

As palavras cruzadas surgiram no ano de 1913, e não demoraram muito a se popularizar, tudo isso graças a publicação delas no jornal New York World, por Arthur Wynne. Essa forma de jogo já existia bem antes da publicação no jornal. Acredita-se que surgiu no Antigo Egito e se espalhou para o mundo todo. Na segunda guerra mundial, os britânicos usavam os especialistas em palavras cruzadas para poder decifrar os códigos de guerra.

Existe até mesmo um profissional responsável pela criação das palavras cruzadas, ele se chama cruciverbalismo. Ele que determina o nível e a categoria de todas as palavras cruzadas criadas, tanto para os jornais, revistas, quanto para os encartes somente de palavras cruzadas.

As palavras cruzadas podem ser feitas por qualquer pessoa, especialmente pelas crianças e os idosos. As crianças se beneficiam por unirem a diversão com o aprendizado. As crianças podem começar com um esquema de palavras cruzadas que não se cruzam em mais do que 2 ou 3 pontos – isso a torna mais fácil.

Nas palavras cruzadas dos adultos, não há limites de linhas a se cruzarem; quanto mais linhas cruzadas, maior a dificuldade. Por isso mesmo que nem sempre são as perguntas que dificultam as palavras cruzadas, mas também a quantidade de linhas que se cruzam.
E as palavras cruzadas já não são apenas passatempos, há campeonatos da modalidade, ou seja, as competições prezam aqueles que conseguem preencher todas as linhas corretamente no menor tempo possível.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. priscila nogueira duarte diz:

    eu gosto deste jogo muito bem colocar muito obrigado por me colocar beijos da priscila nogueira duarte

  2. mariana diz:

    adorei amei

  3. amanda diz:

    amo varios jogos adoro aprender ler escrever etc

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress