Os Melhores Dicionários de Português

Gostou deste Post?

O melhor amigo de quem está aprendendo a ler e a escrever certamente é o dicionário, e  existem vários tipos de dicionários; geralmente eles são divididos por línguas, funções, objetos ou matérias. Um dos dicionários mais usados é o da língua portuguesa. Ele é um dos mais importantes a ser consultados quando se tem alguma dúvida com relação a escrita, significado ou pronuncia de uma palavra. É muito comum as pessoas não usarem o dicionário ou terem preguiça de consultá-lo e acabar cometendo algum erro ortográfico sério ou mesmo utilizar a palavra de maneira incorrecta no meio de uma conversa.

Quando for procurar um dicionário, cuidado para não ficar perdida. São diversas marcar, tamanhos, modelos e capas. O ideal mesmo é você consultar cada um para ver se está dentro das necessidades do seu filho. Um dos dicionários mais famosos e um dos melhores da língua portuguesa é o dicionário Aurélio. Esse dicionário é apontado pela Academia das Ciências de Lisboa como o melhor dicionário da língua portuguesa.

O dicionário foi criado por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira no ano de 1989. Dentre todos esses anos, ele sofreu várias atualizações e até mesmo ganhou uma versão destinada para os pequenos que ainda estão aprendendo a ler e a escrever; ele se chama Dicionário Aurelinho.

Há outro produto proveniente do dicionário Aurélio, é o Aurélio Ilustrado para crianças que cursam o ensino fundamental. Todos os dicionários do Aurélio foram adaptados e revisados para ficarem de acordo com a nova ortografia. E ele até já ganhou uma versão digital e que pode ser consultada em qualquer computador.
Além de todos esses novos e diferentes dicionários, o Aurélio também elaborou desafios e corretores fáceis e educativos; quase todos são online, mas são muito bons de serem usados.

O concorrente a altura do Aurélio é o Dicionário Houaiss, também da língua portuguesa. Ele foi lançado em 2001 pelo brasileiro Antônio Houaiss, mas sua criação na verdade começou bem antes, em 1985. A ideia era se criar o mais completo dicionário de toda a língua portuguesa. É por isso mesmo que o dicionário Houaiss foi criado por um time de 150 especialistas.

Em pouco tempo de lançado, o Houaiss, já alcançava o titulo de o mais completo dicionário brasileiro. E não é a toa que o Houaiss, ganhou esse título: ele tem quase 229 mil verbetes, 416 mil sinônimos, 27 mil antônimos e 57 mil palavras em estilo arcaico; é impossível você não encontrar o que procura nele.

Assim como é importante ter uma boa enciclopédia em casa é essencial também que se tenha bons dicionários para auxiliar o seu filho na hora em que surgir uma dúvida! :)

Abaixo temos alguns dicionários online relevantes:

- Dicionários Online – Guia com diversos dicionários de áreas como ciências, geografia, etc.

- Dicionário Priberam da Língua Portuguesa



Gostou deste Post?

Comentários

  1. F. Santos diz:

    “Esse dicionário é apontado pela Academia das Ciências de Lisboa como o melhor dicionário da língua portuguesa”.

    Discordo e julgo essa informação imprudente. Há outros dicionários mais indicados a portugueses, principalmente pelo fato de que dicionários brasileiros são mais indicados para, obviamente, brasileiros. Veja o link abaixo.
    ciberduvidas.pt/correio.php?rid=18282

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress