InícioEducaçãoOrigem da Festa de Natal

Origem da Festa de Natal

Publicado em

Natal é uma das festas mais aguardadas por todos. Mas a maioria das pessoas não sabe realmente como essa celebração começou, o seu significado e porque é comemorada no dia 25 de dezembro. É importante que você saiba responder as incessantes perguntas do seu filho sobre o porquê de tudo, principalmente a parte que mais interessa para ele, ou seja  porque ele ganha presente.

A palavra natal quer dizer nascimento ou aniversário. Apesar dessa palavra não constar na Bíblia, a festa teve origem Igreja Católica Romana a partir do século IV, e a partir de então se espalhou para o mundo todo.origem da festa de natal

O que se sabe é que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, dado que a Bíblia (Lucas 2:8) cita que “… havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.”  Isso era impossível que decorresse  na Judéia, pois durante o mês de Dezembro o inverno é extremamente rigoroso e os pastores recolhiam seus rebanhos em Outubro, e é pouco provável que José e Maria, estivessem a caminho de um recenseamento na época do inverno; pois seria difícil que as pessoas que viviam em outras terras se dirigissem  à Judéia devido ao extremo frio.

Apesar de não se saber a data realmente certa de seu nascimento, crê-se que seja aproximadamente seis meses depois da Páscoa. Por isso que a festa de natal só foi incorporada mais tarde na religião católica.

O Natal na verdade surgiu como uma festa pagã que celebrava o dia mais curto do ano (25 de dezembro) e o “Novo Sol”. Como toda festividade pagã era regada a orgias e bebedeira. Com o crescente avanço do cristianismo, os líderes da época resolveram “converter” os pagãos e para não deixar a festividade morrer decretaram que dia 25 de dezembro seria dia do nascimento do deus-Sol, ou seja, dia do nascimento do filho de Deus. Assim surgia o Natal que nada mais é do que a velha festividade pagã de adoração ao Sol; a única mudança foi no nome.

Outro símbolo muito usado por todas as famílias na festa é a árvore de Natal. Ela surgiu na Babilônia e segundo a lenda um pinheiro nasceu da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta. Isso simbolizava o desabrochar da morte para uma nova vida. E todo o ano o espírito que morreu deixaria presentes nela. Foi dessa maneira que se criou o habito de enfeitar a árvore no natal e colocar os presentes embaixo dela.

Papai Noel na verdade é São Nicolau, um bispo romano que viveu no século V. Tudo começou quando o bispo ofereceu as escondidas, dotes para três filhas de um cristão empobrecido; pronto estava criado o ritual de dar presentes escondidos. Na verdade o dia de São Nicolau é comemorado dia 6 de dezembro, mas acabou-se por se fundir com o natal por causa da troca de presentes.

Abaixo um vídeo com a narrativa da origem do natal religioso que todos nós conhecemos e comemoramos: O nascimento de Jesus!

Com relação à decoração, a história mais interessante é a da guirlanda. Na antiguidade elas eram usadas para funerais, celebração aos deuses e as vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos e para celebração nos esportes. São consideradas portas de entrada dos deuses, por isso o costume de colocá-las na porta das casas como sinal de boas vindas. A tradição de se enfeitar a sala ou a mesa com velas remete a um ritual pagão ainda feito atualmente. A vela acesa faz renascer o ritual do solstício e mantém vivo o deus sol.

O presépio é um altar para o deus pagão Baal, consagrado desde a Babilônia. Alguns dos símbolos remetem ainda ao culto do deus Sol; ele estimula a veneração de imagens e a idolatria.

As músicas de natal tiveram origem na era medieval quando famílias se reuniam para celebrar o nascimento do menino Jesus e cantar músicas de louvor ao deus menino.

Veja mais em: Tradições de Natal

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados