O Que São Desenhos Animados?

Gostou deste Post?

Os desenhos animados são o fascínio das crianças e até mesmo dos adultos. O desenho animado ou a animação é o processo pelo qual os desenhos ‘manuais’ ganham vida, ou seja, ganham movimentos e assim pode formar histórias animadas. Grandes desenhistas como Walt Disney utilizaram este processo para dar ‘vida’ aos seus desenhos até então nascidos apenas numa simples folha de papel. A animação é feita por fotogramas. Cada um deles é feito separadamente e assim podem ser fotografados através de um programa de computação gráfica que cria os movimentos e dá vida ao desenho, fazendo-o andar, sorrir, falar e etc.

E para fazer essa animação, além de muita técnica e imaginação a pessoa precisa de tempo, já que cada movimento do desenho precisa ser preciso para que pareça ser real. Nenhuma falha pode existir só assim a criança vai ter a ilusão de que o desenho animado é realmente de verdade.

O primeiro desenho animado que foi criado foi idealizado pelo francês Émile Reynaud em 1892. Ele fez um sistema de animação em 12 imagens (hoje é usado 16 imagens). A primeira projeção desse desenho foi no Musée Grévin em Paris, no moderno projetor do próprio desenhista. Era uma das coisas mais avançadas para a época.

desenhos-animados-hanna-barberaDepois dessa primeira exibição, o desenho animado ganhou grande repercussão e foi sendo aprimorado até que em 1917 foi lançado o primeiro longa-metragem animado chamado de El Apóstol, feito por um argentino e divulgado na Argentina.

Os desenhos animados vieram para somar no mundo do faz de conta das crianças e dos adultos. Com a animação fadas, princesas, ratos e outros animais ganharam vida e ficaram ainda mais perto do imaginário popular e tornando-se assim  muito mais fácil de soltar a imaginação vendo a animação na tela e se colocando no lugar dela.

E claro que falar de desenho animado e não citar nenhum personagem da Disney é praticamente impossível. São tantos desenhos famosos, como o clássico A Branca de Neve, o primeiro filme feito totalmente em formato de animação e que tinha mais de uma hora de duração; ele foi lançado em 1937 e a produção durou mais de três anos.

Grandes desenhos animados marcaram a infância das crianças nas décadas de 1950 a 1990, podemos citar alguns famosos e que até hoje continuam a nos encantar como: Flintstones, Manda-Chuva, Pica-Pau, Scooby-Doo, Tom & Jerry, Piu-Piu & Frajola, Zé Colméia, etc.

Com o avanço da tecnologia, a animação ficou mais fácil de ser produzida, e muito mais desenhos e filmes foram lançados. Hoje em dia já é possível juntar atores de verdade com desenhos animados no mesmo filme, sendo que eles interagem entre si como se fossem realmente uma coisa só.

Atualmente as animações são todas produzidas no computador, sem uso de rascunhos ou fotografias. A animação gráfica tornou muito mais fácil o processo de animação dos desenhos, e eles já são usados inclusive em comerciais.

Os desenhos animados são um mercado muito promissor, são faculdades e cursos técnicos que fazem o profissional capacitado para trabalhar em grandes produtoras de animação. Por isso as crianças e adolescentes fascinados pelo mundo mágico dos desenhos animados, pode agora também começar a sonhar um dia trabalhar na produção e execução de um deles. ;)

- Desenhos de Hanna Barbera

- Lista de Desenhos Animados

- Os 10 Melhores Desenhos Animados



Gostou deste Post?

Comments

  1. eu achei uma graça e eu gosdtei muito e vcs tambem vao gostar

  2. Valdinei Machado says:

    Ola, Sou de Barretos /SP
    Estou realizando uma pesquisa pessoal para detectar a viloencia e o erotismo contido em alguns desenhos animados atuais, e ver a influencia destes nos relacionamentos e COMPORTAMENTOS de algumas crianças.
    Se for possivel enviem algum comentário o site aqui encontrado esta sendo muito explorado. Obriaado.
    Valdinei

  3. Feliciano Santana says:

    Sou de João Pessoa – PB
    Quando os desenhos, ajudam na criatividade, educativos e imaginação das crianças, isso é muito bom, afinal até os adultos gostam, mas alguns desenhos não são assim, em sua aparência inofenciva, ensinam a ser trapaceiros, violentos, usam de mal carater na formação das crianças e até plantam indiretamente certas ideologias onde no futuro delas (as crianças), são prejudicadas e muito.

    Feliciano

Speak Your Mind

*


− um = 7