O que são Crianças Hiperativas?

Gostou deste Post?

A criança hiperativa ou a hiperatividade pode ser definida como um déficit de atenção (TDAH) e pode afetar tanto crianças, como adolescentes e até mesmo adultos. Os sintomas da hiperatividade são vários e podem ser brandos ou até mesmo graves. A hiperatividade pode ainda incluir outros problemas como problemas de linguagem e habilidades motoras. Mas, apesar de todos esses problemas, geralmente uma criança hiperativa tem uma inteligência maior que a média das crianças da mesma idade. É apenas preciso que os pais, os professores e pessoas com as quais a criança convive saibam como lidar com essa hiperatividade da criança.

Não é raro os pais das crianças receberem reclamação dos professores porque a criança tem falta de atenção nas aulas, é impulsivo, tem uma emoção muito instável e até mesmo não é possível controlar as crianças com facilidade.

Por muitas vezes os pais das crianças hiperativas podem confundir o comportamento agitado das crianças como malcriação ou até mesmo desobediência; é por isso mesmo que a hiperatividade demora muito a ser diagnosticada corretamente. Quanto mais se demorar em diagnosticar a hiperatividade, mais tarde o tratamento começará e maiores danos a criança já terá sofrido; pois a incapacidade de aprender, de se relacionar com os colegas, de prestar atenção a uma aula a deixará aflita e sem entender porque não consegue realizar determinadas tarefas que outras crianças conseguem.

Quando bem tratada e orientada, o comportamento da criança hiperativa consegue ser canalizada de forma correta e ela aprende a distribuir toda a sua energia para atividades benéficas e construtivas ao invés de usar a rebeldia para chamar a atenção.

Veja também: – Como lidar com crianças hiperativas

As crianças hiperativas quando bem orientadas podem canalizar o excesso de energia para coisas positivas!

O importante é que os pais levem os seus filhos a um terapeuta quando começam a perceber que a criança está se comportando mal até mesmo para os limites estabelecidos por você. E junto a isso, sempre há a queixa dos professores que não conseguem fazer com que ele fique comportado na sala de aula.

* Abaixo temos um vídeo onde podemos ver dicas para lidar com crianças hiperativas, em relação a medicação, eu sou totalmente contra, acho que há outras formas de se lidar com esta situação, mas esta é apenas a minha opinião pessoal.

Antes mesmo do diagnostico definitivo, os pais das crianças hiperativas devem ter alguns cuidados para tentar amenizar essa situação, como por exemplo, dar uma atenção maior a criança quando ela estiver em casa; não colocar rótulos na criança como mal-criada ou sem jeito. A criança hiperativa não faz isso porque quer, e sim porque não consegue canalizar a sua energia.

E por último, tente estabelecer e fazer valer as regras de comportamento sempre que a criança está fora de casa ou até mesmo em casa e você perceber que ela vai extrapolar os limites.

Sintomas relacionados à desatenção:

- Não prestar atenção a detalhes;
- ter dificuldade para concentrar-se;
- não prestar atenção ao que lhe é dito;
- ter dificuldade em seguir regras e instruções;
- desvia a atenção com outras atividades;
- não terminar o que começa;
- ser desorganizado;
- evitar atividades que exijam um esforço mental continuado;
- distrair-se facilmente com coisas alheias ao que está fazendo;
- esquecer compromissos e tarefas;
- problemas financeiros;
- tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas;
- dificuldade em fazer planejamento de curto ou de longo prazo.

Os sintomas relacionados à hiperatividade/impulsividade:

- ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado;
- não permanecer sentado por muito tempo;
- pular, correr excessivamente em situações inadequadas;
- sensação interna de inquietude;
- ser barulhento em atividades lúdicas;
- ser muito agitado;
- falar em demasia e sem pensar no que vai dizer;
- responder às perguntas antes de concluídas;
- ter dificuldade de esperar sua vez;
- intrometer-se em conversas ou jogos dos outros;



Gostou deste Post?

Comentários

  1. orlando oliveira barbosa diz:

    muito bom

    • jesuina alves diz:

      gostaria que me ajudassem a entender se o meu filho tem sintomas de hiperatividade e que ja nao sebemos o que fazer a professora acha que sim porque ele nao consegue estar sentado no mesa e desconsentrado perde com facilidade o matrial .numca esta calado nao consegue estar quieto e quase sempre o poe de castigo e agora disse que nao consegue fazer nada dele que ele e muito intelegente obrigada

  2. Graziela Tonelli Gomes diz:

    Jóia….

  3. Rosemary Aparecida Feliciano diz:

    Adorei, tirou muitas duvidas que eu tinha eajudou-me a entender melhor pelo o que meu filho esta passando.
    Parabéns.

  4. marinalva paula diz:

    oi tenho um filho de 4 anos e 4 meses ele e muito imperativo como e que eu faço para lhe-da com isso as veses acho que estou acertando mas nao estou gostaria que vcs me ajutasce
    att nalva

  5. carla diz:

    meu filho tem 10 anos e desde 3 anos o comportamento dele é diferente,, briga o tempo todo com os amigos, ñ consegue ter um bom desenvolvimento na escola e é muito ignorante querendo quebrar tudo qdo ta com raiva. será que ele é uma criança hiperativa? falam até que dei muito mimo a ele e isso nunca aconteceu. preciso saber o que devo fazer

  6. Lutz diz:

    Gostaria de saber, como é uma criança normal????? Por que pelo que li a criança que é curiosa tem TDA, uma criança de 4 anos,realmente não tem noção do perigo, por que não nasceu sabendo que atravessar a rua é perigoso. Por isso não sei como é uma criança normal me tirem esta duvida por favor, tenho gêmeos eles tem 2 ou 3 dos sintomas mecionado, mas foi constatado que eles não são hiperativo..por que tudo é normal para uma criança que esta conheçendo tudo que é novo pra eles..por isso não entendo…. me ajudem a entender a diferença de uma criança normal pra uma criança que tem T D A H…
    Obrigado…

    • admin diz:

      Olá Lutz, geralmente uma criança hiperativa tem sintomas evidentes no comportamento, isso pode ser percebido logo
      qdo são bebês. Geralmente são bebês irritadiços, inquietos, que dormem pouco, que não apram quietos p/ se distrairr com um brinquedo, que qdo dormem
      tem movimentos involuntários com os braços ou pernas em sinal de agitação, etc.
      As crianças que nao sao hiperativas, obviamente tem curiosidade em brincar, mexer, e até fazer arte. Um bom profissional poderá ajuda-la ou orienta-la melhor em suas duvidas.

  7. marcos antonio diz:

    ola meu filho vai completar nove anos e ele esta sempre mexendo em coisas não para quieto agora que ele mudou de escola estamos tendo dificuldades com ele porque ele é inteligente mais não para quieto o que faço?mim ajude

  8. Ny diz:

    Olá,
    Chamo-me Ny, tenho 26 anos, e uma filha de 2, e sou de Angola. após ter lido o vosso blog descobri que sou hiperativa e que a minha filha também. preciso de saber varias forma de lidar com esta hiperatividade dupla? tenho tido muita dificuldade em ajuda-la, não tenho paciência em compreende-la, penso primeiramente em mim e depois nela, aborreço-me facilmente com as patetices que ela faz, ja cheguei até a dar palmadinhas pelo mal comportamento que ela teve. após ter lido os sintomas de hiperatividade, vi que era o meu retrato falado. e como nunca ninguém deu conta quando mas nova, só apartir deste momento tentarei reverter esta situação. gostaria de contar com a vossa ajuda. no sentido de conseguir mas dicas para auto-ajuda e eu conseguir ajudar a minha filha.

  9. Aline Souza diz:

    meu filho tem cinco anos , e é hiperativo, eu acho lindo porque é muito inteligente, mas é inquieto, porem carinhoso e não é de brigar faz amizades facil, comunicativo, mas sempre tem alguem que acha que seu filho não é normal, porque ele não para quieto…mas ele é o meu presente.

    • Valdelice diz:

      Oi Aline. Tambem tenho passado por isso, e acho q meu filho tbm e normal. Mas as pesoas vivem me falando q ele pode ser hiperativo. Tbm acho ele muito inteligente, e penso q essa vase e da idade, e q vai passar.

  10. ketdiane fernanda diz:

    Oi,a minha filha tem 3 anos quando nasceu era bem quietinha. Mas os meses foi passando e esse comportamento foi mudando muito.Agora estava lendo os sintomas e estou vendo que ela é muito parecida com iperatividade/impulsividade. Não sei em qual médico levo ela tem como vcs me ajudarem obrigada!

    • lilian diz:

      ola eu tbm tenho uma filha de 2 anos e tbm tem um pouco desses sintomas, levei ela num neropediatra, ele disse q/ tem ficar sempre atento,e qdo ela começar ir p/ escolinha ver se ela vai prestar atenção na prof ou se vai querer ficar só brincando,ai deve começar a fazer tratamento,por isso q/ devemos ter muita calma p/ compreender tdo isso q/ está acontecendo bjo!

  11. Elita Medeiros Carvalho diz:

    Adorei saber tudo sobre criança hiperativa,meu bisneto tem esse problema e até agora nada foi feito em vista ninguem saber do problema,tem 3,e 4 meses e fala muito embrulhado, nada se entende, não fica quieto nem quando está dormindo, se mexe muito, vendo a materia vou leva-lo ao pediatra e dizer como e seu comportamento,só atravez da materia fiquei certa que ele tem algum problema.muito obrigada por essa alerta

  12. sandra diz:

    oi,me chamo sandra tenho uma filha de 10 anos
    ela desde pequena quando a coloquei no jardim de infancia aos 4 anos,até a data de hoje todas as professoras que teve se queixam da mesma coisa,que ela é desatenta as aulas,fica conversando o tempo todo,não sei o que fazer,ela é muito inteligente,mas não consegue se concentrar,ensino algo para ela e percebo que a atenção dela foi deviada,pegunto a ela o que acabei de falar e ela não sabe me dizer ela é ansiosa,no início pensei que fosse por causa da idade,mas depois de ler esta matéria entendo que não,não sei mais o que fazer,eu converso com ela sempre,coloco de castigo mas nada adianta,o que devo fazer?onde procuro ajuda?será que minha filha tem problemas?

    • Dayana diz:

      Boas ;
      Tambem tenho um filho com 10 anos e so hoje descobri que ele e hiperativo,porem fui indicada pela escola dele a procurar uma pisquiatra ,digo de passagem achei um exagero pq nao uma pisicologa ,porem so mesmo me chamou a atençao aos 10 anos ,antes disso nao via diferença ,meu marido foi o primeiro a falar que ele era hiperativo ,depois a professora pronto eu nao via nd de anormal apenas ele era mais agitado do k outras crianças ,mais enfim levei ele ao psiquiatra no dia que a professora marcou ,so para provar que nao tinha nada de anormal com ele ,pronto deparei com a situaçao que nao queria (Nos maes )por mts vezes nao percebemos o k nao queremos ,(ele e hiperativo ).
      Aconcelho a vc procurar uma boa psiquiatra ela vai te ajudar a vc e sua filha ,á medicando e aconselhando a sua menina e vc .
      Boa sorte para nós bj .

      • katia diz:

        Dayana, infelizmente a indicação quase sempre realmente é de que se leve a criança num psiquiatra, eu sou totalmente contra; porém cada pai e mãe deve saber o que é melhor para o seu filho. Sou contra a dar este tipo de medicação aos adultos, que dirá então a uma criança. Acho que há muitas outras soluções que podem ser tentadas antes de se partir para um psiquiatra.

  13. mola diz:

    tenho uma filha com 14 anos que nunca para quieta e está sempre a falar mas nunca a pensei que ela possa ser hiperativa. Como eide fazer para saber?

  14. meire diz:

    tenho 2 filhos 18 e 13 anos inteligentissimos sempre elogiados na escola omais velho sempre agitado fez textes de hiperatividade qdo nevoso batia nas portas chutada etc…
    agora o mais novo é muito carinhoso mas qdo fica com raiva sempre quebra alguma coisa por favorme da uma luz obrigada.

    • admin diz:

      Meire, vc ja procurou ajuda de um psicologo?
      Quem sabe um profissional desta área possa te ajudar.
      Não acho q hj em dia tudo deva ser justificado pela hiperatividade da criança. Quer dizer q pq é hiperativo pode quebrar tudo, bater porta, chutar parede, bater nos pais? O q é isso?
      Onde é q nos estamos?
      Procure ajuda de um profissional p/ q ele possa te aorientar em como proceder. Boa sorte.

  15. valdines dos santos oliveira diz:

    Meu filho tem 6 anos e descobri que algumas dificuldades dele são minhas.Tudo indica ter TDAH, inclusive meus pensamentos sao descontrolados e samuel meu filho desatento, fala igual piriquito, pergunta tudo,inpaciente ele e uma criança evitada pelos colegas recebo muita reclamação da professora ele me cansa piorou com a chegada do Kaleb de um mes. SOCORRO

  16. admin diz:

    Olá Danila, pode começar por não deixar sua filha participar de conversas de adultos, criança não tem que se intrometer em covnersa de gente grande.
    Criança tem que viver a própria vida, estudar, brincar, e ter limites. Se ela age assim é pq vc permite e não impõe limites à ela. Lembre-se que a educação começa em casa e quem é responsavel por isso são os pais, eduque agora p/ vc nao ter problemas no futuro.

  17. ANA CLAUDIA HERNANDES DE SOUSA diz:

    GOSTARIA DE SABER COMO POSSO OBTER LIVRO, APOSTILAS, REPORTAGEINS,DOBRE, TDAH POI MEI FILHO TEM E GOSTARIA DE SABER MAS SOBRE ISSO,POIS ELE ESTA TENDO UMA GRANDE DIFICULDADE DE FICAR NA ESCOLA.

  18. Fabiana diz:

    Olá, estou apreensiva pois acho que minha filha é hiperativa. Ela tem 05 anos, é uma criança, muito agitada, inquieta , não consegue fazer suas refeirções como o almoço sem levantar da cadeira, ela levanta depois retorna e termina o almoço. Se eu e o pai dela estivermos conversando e ela quiser dizer algo , eu falo para ela esperar eu cloncluir a minha conversa e depois ela pode fala, ela fica nervosa , irritada e as vezes até chora, ai ela sai de perto toda nervosa, eu a chamo ela não quer ouvir mas me obedece e retorna, mesmo irritada eu faço ela esperar eu concluir a conversa com o pai dela e depois falo para ela falar o que queria, ai ela fica nervosa diz que não vai mais falar, mas insisto e ela fala. Por outro lado, é uma criança inteligentissima, com raciocinio muito rápido, ótima memória, se passar uma vez por um lugar ela recorda e fala. Com 1 ano e 1 mês ela sabia os numerais de 1 a 10, com 2 anos ela sabia o alfabeto inteiro, acontece que agora ela começou a esquecer algumas letras do alfabeto e não esta tendo concentração do colégio o qual ela estuda. Tudo que ensina quando ela tem paciência para aprender ela aprende muito rápido e não esquece, ela faz balé e é a aluna em destaque na turma dela. Estou sem saber o que fazer, pois sinto que isso possa prejudicá-la, pois é muito inteligente mas não tem paciência nem com os coleguinhas de sala , pois a professora dela me disse que o raciocinio dela é alem dos colegas de sala e que ela perdi a paciencia com eles rápido e fica irritadissima , o que eu faço?

  19. Avelina Maria Meneses diz:

    Obrigada pelo esclarecimento que foi dado pela Dr. pois tenho um neto que desconfio que tem hiperactividade e hoje ao ler os comentários sobre este assunto não tenho dúvidas de que ele tem , pois os sintomas que são aqui mensionados se aplicam a ele.
    Agora entendo o porquê de muitas atitudes do meu neto, não sei bem é como resolver e a quem me dirigir para ele ser acompanhado, ele tem 4 anos vai fazer em breve 5.
    Muito obrigada por nos poder-mos manifestar aqui

  20. miriam diz:

    oi, gostaria de tirar uma duvida pois estou preocupada com as atitudes do meu menino.
    ele tem 3 anos é muito esperto e inteligente as vezes conversa coisas surpreendentes e tem resposta pra tudo é muito disinqueto, as vezes agressivo, não tem paciência pra nada na mesma hora que esta assistindo um desenho ja levanta e vai brincar, mais quer que ficamos imendando brinquedo um no outro em fim nunca esta satisfeito com nada e ruim pra dormir dorme tarde e acorda cedo.
    quando chamo sua atençao ele nao se intimida e tem sempre uma resposta, gosta de se sentir util quer me ajudar quando estou fazendo alguma coisa em casa, e se eu falr pra ele que ele ainda nao consegue ele vai para o quarto fica la no escuro sentado no chão e chora parecendo que eu te desprezei
    ele na maioria das vezes é agressivo com as pessoas com os seus amigos da sua mesma idade
    e muito medroso
    gostaria de uma orientaçao obrigada

  21. simone vitello diz:

    ola tenho un filho de 5anos da 3anos faz tratamentos neuropsiquiatrico,psicologa fonodiologa i a professora so para ele na escola tenhos isto tudo porque moramos na europa,mais minha batalha e muito grande, as vezes proprio desesperador, hiperativissimo e uma doenca ou uma patalogia… tem cura,como todo este trabalho profiscional meu flho sera normal un dia.ogrigado

  22. Eliane Frederico diz:

    Nao sei mais o que faço,minha filha esra completando 7 anos e eu estou esgotada,nada cansa ela,ta muito complicado,nao quer ir a escola de jeito nenhum,nao faz tarefa de casa,é muito desgastante….preciso de ajuda….

  23. Jussara Batista diz:

    Amei a matéria, tenho uma filha de 7 anos e a alguns meses atrás descobri q ele tem uma aceleração mental, sempre achei q fosse pirraça. Gostaria de entender pq ela é tão calminha com os outros mas comigo e com o irmão de 14 anos ela é agressiva. Só batemos qd ela nos bate e já não aguentamos mais os tapas dela. Dizemos sempre q a amamos, faço carinho procuro fazer um pouco a vontade dela mas ela ouve melhor os outros q a mim. Se alguém puder me dizer pq isso, espero uma resposta.

  24. daniele diz:

    eu identifiquei que meu filho tem todos os sintomas
    de hiperatividade impulsivo eu so tenho reclamaçao na escola eu ja cansei de avisa que ele hiperatividade mas a professora nao tem paciência eu to perdida as escolas nao tem preparaçao para isso

  25. fabiane costa silveira diz:

    Boa tarde!meu filho tem 2 anos3 meses,ele e muito agitado,nao dorme direito a noite fica se batendo o tempo todo,mexendo os braços as pernas,as vezes na hora das refeiçoes nao para sentado,nao consegue ficar brincando sentado com seus brinquedos muitas vezes deixamos de sair por causa do comportamento dele,nao sei mais o que fazer.

  26. Luciana Cerqueira diz:

    Boa noite, minha filha tem 7 anos está no 2º ano, é inteligentíssima, interage com programas de TV, desenhos, domina a Net, mas na hora da escola não produz, é desatenta, falo com ela uma coisa agora na mesma hora ela já esquece, não zela dos materiais escolares, não faz lição, esquece até a série que ela está…percebo que ela tem sintomas de hiperatividade, o q devo fazer??? a que profissional devo recorrer?? Não quero que ela fique pra trás, ah! sem contar q na escola não tem uma dúzia de amigos…Ajudem-me !!!!

  27. Crystiane de Oliveira diz:

    OI tenho uma filha de 1 ano e 2 meses essa crian;a e muita agitada soube em tudo mexer em tudo e muito bagunceira adorar puxar os cabelos dos outros.Eu reclamo com o pediatra e ele diz que isso e normal mas fico em duvida pois acho ela muito agitada.Oque devo fazer qual medico devo proucurar parar mim pode resolver se ela uma crian;a peralta ou nao.Deus abencoe todos vcs desde ja.estou agardando uma resposta

    • katia diz:

      Crystiane, para que vc fique mais tranquile a sugestão é consultar outro pediatra para saber uma segunda opinião, mas saiba que disciplina dentro de casa, com horarios apra comer, tomar banho, dormri ajudam bastante a crianças a aprender a se portar melhor, com mais calma e mais tranquilidade. Observe se o ambiente em sua casa nao é mto agitado, e procure estabelecer horarios apra que ela possa dormir no quartinho dela, na caminha dela e sempre todos os dias no mesmo horário. Pode ser que isso ajude que ela fique mais calma. :)

  28. Luzia diz:

    Oi,a minha NETA tem 2 anos 10 meses quando nasceu era bem quietinha. Mas os meses foi passando e esse comportamento foi mudando muito, e muito agitada ate pra dormir.Agora estava lendo os sintomas e estou vendo que ela é muito parecida com imperativa,tem como vcs me ajudarem obrigada!

    • katia diz:

      Luzia, o comportamento de uma criança tem mto a ver com a casa em que ela vive. O bebe desde novinho, desde recem nascido tem que ter regras, horários para comer, tomar banho, brincar, descansar, etc. Muitas vezes uma criança é rotulada como hiperativa, mas as pessoas esquecem de observar o ambiente em que ela vive. Se o pai ou a mãe forem agitados, inseguros, nervosos, ou viverem uma relação conturbada, se a casa tiver muitas crianças, se houver muito barulho, se não tiver horários fixos, tudo isso pode influenciar para que a criança fique inquieta e recuse-se a fazer coisas básicas como sentar-se a mesa para almoçar, tomar o banho na hora certa, etc.

  29. tamiris diz:

    Olá meu filho tem 3 anos e 15 dias, e as vezes acho q ele é hiperativo, ele em casa ele me obedece, passa muito tempo assistindo, fica no castisgo, realiza o dv na mesa, mais na rua eu n consigo controlar fica muito agitado, nao escuta qndo eu falo n fixa o olhar qndo falo com ele, e fala pouco, as professoras falam q é bem danado!me ajude p saber se ele é ou nao hiperativo.por favor me ajude

    • katia diz:

      Tamiris, somente um profissional qualificado pode analisar e identificar se o seu filho é hiperativo. Na minha opinião (pessoal) acho que a maioria das crianças que são identificadas como hiperativas, não o são. Acho que talvez falte um controle maior dos pais, no sentido de fazer desde cedo que a criança perceba que tem suas responsabildades e que tem de as cumprir seja em casa ou seja na rua. Vc pode por começar a ensina-lo a arrumar os brinquedos, a cama, etc.
      Como é que antigamente nós crianças sabiamos mto bem o que deviamos ou nao fazer? e entendiamos nossos pais somente pelo olhar?
      Naquela época não haviam hiperativos? Por isso acho q nao se pode rotular todas as crianças em hiperativas :)
      Por vezes uma boa conversa ajuda mto ;)

  30. tainara telles braga vieira diz:

    por favor gostaria de saber se já é possivel diaguinosticar se minha filha de um ano tem hiperatividade, já percebo que ela tem varios sintomas e já temos casos na familia de crianças hiperativas, por favor me tirem essa duvida obrigada.

  31. ADRIANA diz:

    MEU É HIPERATIVO,NÃO GOSTA DE MISTURAR AS COMIDAS E GERANTE COME SÓ FEIJÁO OU GALINHA,OUQUANDO COME,ISSO É NORMAL.

  32. Viviane diz:

    Olá meu filho tem 1 ano e nao consigo controlar ele falo nao e ele nao me da atençao mexe no que nao pode e muito agitado mas ao mesmo tempo é muito inteligente gostaria de saber se ele e hiperativo?

  33. lucia carvalho diz:

    ola
    minha filha tem 08 anos
    fui alertada pela professora que ela pode ser hiperativa
    ela não para é agitada o tempo inteiro ´,sobe nas coisas
    fala sem parar o tempo todo
    eu achava que esse comportamento era só em casa
    na escola é do mesmo jeito e isso esta atrapalhando nos estudos
    as notas dela cairam bastante
    o que devo fazer ?

    • katia diz:

      Lucia,
      Na minha opinião, somente um profissional qualificado como um psicólogo poderá avaliar se sua filha é ou não hiperativa. Muitas crianças “rotuladas” de hiperativas, não são, e fazer um diagnóstico assim sem
      bases e sem a opinião de um profissional julgo não ser correto. Sugiro que vc procure um psicólogo, e narre a ele o comportamento da sua filha, pode ser que haja outro motivo qualquer para ela ser assim, que não seja a hiperatividade.

  34. Elaine diz:

    meu filho de 4 anos tem todo quadro de hiperatividade, mais estou tendo muita dificuldade no tratamento e na escola as coisas só tem piorado , a professora coloca ele de castigo todos os dias e agora deu para coloca lo de castigo em uma outra turma, as vezes ele fica em pé as vezes sentado, acho que estão isolando ele… não sei o que faço

    • katia diz:

      Olá Elaine, bem eu creio que coloca-lo de castigo não vai adiantar nada, na minha opinião só tende a piorar o
      que já não está bem. Não sei se seu filho estuda numa escola particular, se for o caso, verifique se há uma psicopedagoga, ou fale com a diretora da escola. Talvez se vc levasse seu filho num psicólogo, este profissional poderia te orientar em como proceder. No mais, a única coisa q vc pode fazer é exigir que não tenham esta atitude com o seu filho, o castigo nao resolve, é necessrio compreender pq ele se comporta assim, se pq é hiperativo ou se pq enfrenta algum tipo de dificuldade em casa e na escola e age assim p/ chamar a atneção, e isso só um profissional como um psicologo poderá avaliar.

Trackbacks

  1. [...] muito comum as mães definirem qualquer criança que é ativa demais como sendo umacriança hiperativa. Mas as crianças que são hiperativas são caracterizadas pela atividade ininterrupta, ou seja, a [...]

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress