InícioEducaçãoO que são Crianças Hiperativas?

O que são Crianças Hiperativas?

Publicado em

A criança hiperativa ou a hiperatividade pode ser definida como um déficit de atenção (TDAH) e pode afetar tanto crianças, como adolescentes e até mesmo adultos. Os sintomas da hiperatividade são vários e podem ser brandos ou até mesmo graves. A hiperatividade pode ainda incluir outros problemas como problemas de linguagem e habilidades motoras. Mas, apesar de todos esses problemas, geralmente uma criança hiperativa tem uma inteligência maior que a média das crianças da mesma idade. É apenas preciso que os pais, os professores e pessoas com as quais a criança convive saibam como lidar com essa hiperatividade da criança. Mas é bom lembrar que somente um profissional poderá identificar se uma criança é ou não hiperativa.

Não é raro os pais das crianças receberem reclamação dos professores porque a criança tem falta de atenção nas aulas, é impulsivo, tem uma emoção muito instável e até mesmo não é possível controlar as crianças com facilidade.

Por muitas vezes os pais das crianças hiperativas podem confundir o comportamento agitado das crianças como malcriação ou até mesmo desobediência; é por isso mesmo que a hiperatividade demora muito a ser diagnosticada corretamente. Quanto mais se demorar em diagnosticar a hiperatividade, mais tarde o tratamento começará e maiores danos a criança já terá sofrido; pois a incapacidade de aprender, de se relacionar com os colegas, de prestar atenção a uma aula a deixará aflita e sem entender porque não consegue realizar determinadas tarefas que outras crianças conseguem.

Quando bem tratada e orientada, o comportamento da criança hiperativa consegue ser canalizado de forma correta e ela aprende a distribuir toda a sua energia para atividades benéficas e construtivas ao invés de usar a rebeldia para chamar a atenção.

Veja também: – Como lidar com crianças hiperativas

hiperatividade
As crianças hiperativas quando bem orientadas podem canalizar o excesso de energia para coisas positivas!

O importante é que os pais levem os seus filhos a um terapeuta quando começam a perceber que a criança está se comportando mal até mesmo para os limites estabelecidos por você. E junto a isso, sempre há a queixa dos professores que não conseguem fazer com que ele fique comportado na sala de aula.

* Abaixo temos um vídeo onde podemos ver dicas para lidar com crianças hiperativas, em relação a medicação, eu sou totalmente contra, acho que há outras formas de se lidar com esta situação, mas esta é apenas a minha opinião pessoal.

Antes mesmo do diagnostico definitivo, os pais das crianças hiperativas devem ter alguns cuidados para tentar amenizar essa situação, como por exemplo, dar uma atenção maior a criança quando ela estiver em casa; não colocar rótulos na criança como mal-criada ou sem jeito. A criança hiperativa não faz isso porque quer, e sim porque não consegue canalizar a sua energia.

E por último, tente estabelecer e fazer valer as regras de comportamento sempre que a criança está fora de casa ou até mesmo em casa e você perceber que ela vai extrapolar os limites.

Sintomas relacionados à desatenção:

– Não prestar atenção a detalhes;
– ter dificuldade para concentrar-se;
– não prestar atenção ao que lhe é dito;
– ter dificuldade em seguir regras e instruções;
– desvia a atenção com outras atividades;
– não terminar o que começa;
– ser desorganizado;
– evitar atividades que exijam um esforço mental continuado;
– distrair-se facilmente com coisas alheias ao que está fazendo;
– esquecer compromissos e tarefas;
– problemas financeiros;
– tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas;
– dificuldade em fazer planejamento de curto ou de longo prazo.

Os sintomas relacionados à hiperatividade/impulsividade:

– ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado;
– não permanecer sentado por muito tempo;
– pular, correr excessivamente em situações inadequadas;
– sensação interna de inquietude;
– ser barulhento em atividades lúdicas;
– ser muito agitado;
– falar em demasia e sem pensar no que vai dizer;
– responder às perguntas antes de concluídas;
– ter dificuldade de esperar sua vez;
– intrometer-se em conversas ou jogos dos outros;

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados