O que é Intercâmbio Cultural?

Gostou deste Post?

Um dos intercâmbios mais procurados é o intercâmbio cultural. Neste caso, a pessoa ou o estudante realiza a viagem para outro país com o intuito de conhecer os costumes, tradições, tecnologia e o idioma do país. Assim ela se torna fluente naquela língua e aprende tudo sobre o país vivendo diariamente como se fosse morador do local.

Geralmente neste tipo de intercâmbio a pessoa (Intercambista) fica hospedada na casa de alguém que não se conhece e não fala o mesmo idioma que você. Existem vários tipos de intercâmbio cultural feito para atender as necessidades e desejos de cada tipo de intercambista.

O meio mais fácil de ingressar em um intercâmbio cultural é fazendo um curso de idiomas no exterior. A maior procura é pelo inglês e você pode ingressar com pedido de intercâmbio em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, África do Sul, Malta, Irlanda, Inglaterra. É só escolher aquele que lhe agrada mais ou lhe trará mais possibilidades de cultura.

O intercâmbio dura em média de 1 a 6 meses, dependendo da sua necessidade e do quanto  você quer vivenciar no exterior. Quanto mais tempo você passar no local, mais aprenderá sobre a língua e a cultura. Por isso escolha bem o país no qual fará o intercâmbio já que você irá morar nele por um bom tempo.

Ao escolher o tipo do intercâmbio esteja atento a empresa que vai te orientar e fazer a transição entre os países. Procure sempre informações para ver se ela é uma empresa idônea e que vai proporcionar uma boa experiência e te dar o suporte necessário em todos os momentos.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer um intercâmbio cultural, basta ter disposição e vontade de aprender. Inclusive quem não fala nenhum outro idioma pode optar por essa saída e aprender em uma escola nativa.

Há vários tipos de intercâmbios. Um deles é o High School, ou seja, o colegial no exterior. Esse tipo de intercâmbio é recomendado para jovens de 15 a 18 anos que podem viver dentro da cultura de outro país durante um semestre ou um ano acadêmico. Assim ele pode fazer amizades e participar ativamente da vida local, sempre é claro com o auxilio da agência de intercâmbio.

Se puder, opte por essa maneira de o seu filho aprender uma nova cultura e aperfeiçoar um novo idioma, isso será muito importante para o currículo profissional, já que muitas empresas consideram o intercâmbio como um diferencial.



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*


cinco − = 2