InícioBebêsO que é Crosta Láctea?

O que é Crosta Láctea?

Publicado em

A Crosta láctea é uma doença inflamatória da pele e é muito comum em bebês. Esta crosta se forma no couro cabeludo da criança ou até mesmo na sobrancelha, pálpebras, atrás das orelhas, dos lados do nariz ou na área da virilha.  Geralmente a crosta láctea aparece entre duas a doze semanas depois que o seu bebê nasceu e desaparece quando ele completar oito meses ou até mesmo depois dos doze meses – um ano de idade.

crosta lactea

Você vai saber que o seu filho está com crosta láctea quando perceber que escamas espessas, amareladas e oleosas se formam no couro cabeludo dele. Elas são causadas por glândulas sebáceas que são excessivamente ativas. Quando essas glândulas entopem, liberam mais óleo ainda para desentupir, o que provoca o aparecimento das cascas secas e amarelas. Apesar de parecer que coça não se preocupe, porque ele não sente nada.

E não adianta você se preocupar demasiadamente com a higiene. A crosta láctea vai aparecer mesmo que você lave muito bem a cabeça do bebê todos os dias. Ao lavar a cabecinha dele tente utilizar um algodão e fazer leves fricções sobre as crostas, somente a  limpeza suave e superficial com as suas mãos pode não retirar todo o óleo do couro cabeludo dele.

Em casos graves, além de uma higiene mais profunda, alguns pediatras podem passar shampus específicos ou até mesmo um creme ou pomada, caso o problema persistir e a caspa amarelada não diminuir.

Normalmente as casquinhas soltam-se espontaneamente e tendem a desaparecer em pouco tempo. A crosta láctea é passado para o bebé, pela mãe durante a gestação e a amamentação, e é ocasionado por excesso de um hormonio chamado andrôgenio.

Há casos ainda em que a crosta láctea pode provocar infecção por baterias. É somente neste caso que o médico vai receitar antibióticos para ele. Os sinais de que ele está com infecção é o aparecimento de lesões abertas ou crostas de cor acastanhadas. Fique atenta.

Para evitar que a crosta láctea apareça é bom você tomar alguns cuidados. Se estiver amamentando o seu pequeno, evite alimentos com muito açúcar refinado, gorduras saturadas de origem animal. Você pode abusar do peixe ou um complexo de vitaminas que deverá ser receitado pelo seu médico. Mas o importante é que você tenha um pediatra de confiança e que siga sempre as orientações do mesmo no cuidado da saúde do seu bebê!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados