O que é Crosta Láctea?

Gostou deste Post?

A Crosta láctea é uma doença inflamatória da pele e é muito comum em bebês. Esta crosta se forma no couro cabeludo da criança ou até mesmo na sobrancelha, pálpebras, atrás das orelhas, dos lados do nariz ou na área da virilha.  Geralmente a crosta láctea aparece entre duas a doze semanas depois que o seu bebê nasceu e desaparece quando ele completar oito meses ou até mesmo depois dos doze meses – um ano de idade.

Você vai saber que o seu filho está com crosta láctea quando perceber que escamas espessas, amareladas e oleosas se formam no couro cabeludo dele. Elas são causadas por glândulas sebáceas que são excessivamente ativas. Quando essas glândulas entopem, liberam mais óleo ainda para desentupir, o que provoca o aparecimento das cascas secas e amarelas. Apesar de parecer que coça não se preocupe, porque ele não sente nada.

E não adianta você se preocupar demasiadamente com a higiene. A crosta láctea vai aparecer mesmo que você lave muito bem a cabeça do bebê todos os dias. Ao lavar a cabecinha dele tente utilizar um algodão e fazer leves fricções sobre as crostas, somente a  limpeza suave e superficial com as suas mãos pode não retirar todo o óleo do couro cabeludo dele.

Em casos graves, além de uma higiene mais profunda, alguns pediatras podem passar shampus específicos ou até mesmo um creme ou pomada, caso o problema persistir e a caspa amarelada não diminuir.

Normalmente as casquinhas soltam-se espontaneamente e tendem a desaparecer em pouco tempo. A crosta láctea é passado para o bebé, pela mãe durante a gestação e a amamentação, e é ocasionado por excesso de um hormonio chamado andrôgenio.

Há casos ainda em que a crosta láctea pode provocar infecção por baterias. É somente neste caso que o médico vai receitar antibióticos para ele. Os sinais de que ele está com infecção é o aparecimento de lesões abertas ou crostas de cor acastanhadas. Fique atenta.

Para evitar que a crosta láctea apareça é bom você tomar alguns cuidados. Se estiver amamentando o seu pequeno, evite alimentos com muito açúcar refinado, gorduras saturadas de origem animal. Você pode abusar do peixe ou um complexo de vitaminas que deverá ser receitado pelo seu médico. Mas o importante é que você tenha um pediatra de confiança e que siga sempre as orientações do mesmo no cuidado da saúde do seu bebê!



Gostou deste Post?

Comments

  1. Olá!o meu netinho com 6meses tbm tem crosta lactea.Pareceu-nos sempre que era normal e nunca fizemos nada para a retirar.qual o nosso espanto quando vimos a médica tbm espantada perante o caso.
    Receitou-lhe então uma pomada com cortizona,para por-mos 5 dias seguidos e depois,dia-sim-dia-não.tá a resultar.será que é mesmo preciso e ñ é prejudicial ao bébé?
    Agradecia que alguém entendido me desse uma resposta.
    Então os melhores cumprimentos.Jú

  2. ola meu bebe ta com essas crostas en toda a regiao da cabecinha e quanto mais limpo mais aparece
    ja levei pra o medico mas ele disse que era normal
    o que eu faço?

Speak Your Mind

*


+ 4 = seis